Cursos Especialização | Inscrições 2017
 
Audiologia Clínica e Ocupacional
Especialização em Linguagem com Enfoque nos Distúrbios de Linguagem, Aprendizagem e na Atuação em Âmbito Educacional
Fonoaudiologia do Trabalho 
Neuroeducação: A Ciência do Cérebro e do Comportamento Aplicada ao Ensino e à Aprendizagem
Cursos Especialização | Em Andamento
Cursos Aprimoramento | Inscrições 2017
 
Aprimoramento em Disfagia e Assistência Hospitalar
Aprimoramento em Processamento Auditivo e Clinica Fonoaudiológica
Aprimoramento em Voz 
Aprimoramento em Neuroaprendizagem
Fonoaudiologia e Gerontologia - enfoque adultos e idosos
Aprimoramento em Motricidade Orofacial: Funções Orofaciais - Terapia e Discussão de Casos 
Diversidade Escolar – Reenquadramento a Sala de Aula em Diferentes Níveis de Aprendizagem, com Adaptações Curriculares e Adaptações das Provas Escolares
Transtornos Neurofuncionais do Desenvolvimento: Dislexia, Discalculia, Transtornos de Aprendizagem E TDAH
Grupo de Estudos em Avaliação Vestibular e Eletrofisiologia 
Transtorno do Espectro do Autismo (TEA): Um enfoque interdisciplinar
Cursos Aprimoramento | Em Andamento
Cursos Atualização
 
Cursos Atualização
Cursos Aprimoramento
Grupos de Estudos
 
Cursos de Aprimoramento - Inscrições Abertas

Transtorno do Espectro do Autismo (TEA): Um enfoque interdisciplinar

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA:

Profª Dra Noemi Takiuchi: Fonoaudióloga: Professora Adjunta da FCM Santa Casa de SP; Doutorado em Semiótica e Linguística Geral USP.
Profª Dra Rosane Lowenthal: Coordenadora da Unidade de Referência em TEA – CAISM-ISCMSP; Pós-Doutorado em Psiquiatria – UNIFESP.

Início:
Outubro de 2017
Duração: 120 horas/aula. Aulas mensais de 10horas/aula aos sábados.
Módulos: 12 módulos de 10h cada
Inscrição: R$ 120,00 (com 50% de desconto)
Mensalidade: R$ 390,00 - vencimento dia 10 de cada mês
Ex aluno: R$ 360,00

OBJETIVO:
Apresentar conhecimentos interdisciplinares atualizados, assim como a experiência de profissionais de variadas formações, visando aprofundar a compreensão do que é o TEA e as possibilidades de atuação no campo clínico, educacional e na orientação familiar para promover o desenvolvimento integral das pessoas com autismo.

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é considerado atualmente um dos principais transtornos do neurodesenvolvimento, com uma prevalência estimada em 1% da população. Essa prevalência significativa lança novos desafios no que diz respeito a procedimentos de identificação, diagnóstico, intervenção e abordagens pedagógicas, a fim de se promover o desenvolvimento de todo o potencial dos sujeitos com TEA. A compreensão sobre o TEA envolve conhecimentos de diversas áreas e, dessa forma, a abordagem sobre o quadro requer uma visão integrada e interdisciplinar. Uma atuação profissional compromissada e responsável requer embasamento científico, com práticas baseadas em evidências e a constante atualização em função dos avanços na construção de conhecimento na área do TEA.

Destaca-se ainda a importância de uma compreensão mais abrangente sobre o TEA para promover um pleno desenvolvimento e a inclusão, não apenas no ambiente educacional, mas também no lazer, na saúde, no trabalho e na cidadania. Todo esse processo se torna ainda mais relevante considerando-se que o Brasil é signatário da Convenção Internacional da Pessoa com Deficiência, com status constitucional, e recém aprovou a Lei Brasileira de Inclusão, documentos que se aplicam às pessoas com TEA para garantir o acesso a todos os seus direitos.

PÚBLICO-ALVO:
Fonoaudiólogos, Terapeutas ocupacionais, Psicólogos, Médicos, Pedagogos, Psicopedagogos e outros profissionais interessados.

PROGRAMA:
1-Introdução aos Transtornos do Espectro do Autismo: histórico, conceitos, políticas públicas
2-Desenvolvimento típico e desenvolvimento atípico. A importância do diagnóstico precoce
3-Desenvolvimento da comunicação e linguagem nos TEA
4-Casos clínicos / Escalas de avaliação em TEA
5-Avaliação Neuropsicológica nos TEA
6-Modelos de intervenção nos TEA
7-Intervenção da TO nos TEA / Integração sensorial
8-Intervenção fonoaudiológica nos TEA
9-Comunicação alternativa – PECS
10-Intervenção psicológica nos TEA
11-Trabalhando com a família
12-Inclusão educacional nos TEA

CORPO DOCENTE PREVISTO:
·Profª Dra. Rosane Lowenthal
·Profª Gabriela Stump
·Profª Dra. Noemi Takiuchi
·Profª Ms. Karina Kelly Borges
·Profª Esp. Gabriela de Oliveira Cassimiro
·Profª Dra. Ana Carina Tamanaha
·Profª Ms. Monica Bevilacqua
·Profª Ms. Sabrina Helena Bandini Ribeiro
·Profª Ms. Deborah Rolim
·Profª Sheila Pinheiros
.Profª Ms. Ana Luiza Morrone Gebara
.Profª Ms. Lígia, Tunes Ribas
.Profª Esp. Carolina Finatti
.Profª Esp. Eliane Toyokaw

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO

< voltar