Cursos de Aprimoramento - Inscrições Abertas
Neuroaprendizagem no contexto clínico educacional - como entender e promover aprendizagens - 2018
COORDENAÇÃO CIENTÍFICA:
Prof. Dr Jaime Luiz Zorzi
Fonoaudiólogo pela PUC-SP, Especialista em Linguagem pelo CFFa, Mestre em Transtornos da Comunicação (PUC-SP) e Doutor em Educação (UNICAMP). Tem trabalhado em programas de formação de professores de ensino fundamental e em assessoria educacional, com enfoque principalmente no desenvolvimento de propostas para facilitar o aprendizado da linguagem escrita por parte de alunos com problemas de aprendizagem. Tem experiência na área de Fonoaudiologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: fonoaudiologia, linguagem e aprendizagem. Suas pesquisas mais atuais estão voltadas para a área da aprendizagem e dos transtornos da leitura e da escrita. Recebeu da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, o prêmio "Mérito Fonoaudiológico" em 2010.
Início: |
27 de outubro de 2018 |
Duração: |
Mensal - Sábado das 8h30 às 17h |
Carga Horária: |
110h/a |
Inscrição: |
R$ 60,00 |
Mensalidade: |
R$ 395,00 - vencimento dia 10 de cada mês -Ex aluno: R$ 370,00 |
OBJETIVO:
Esta formação tem por objetivo aprofundar e levar o aluno a aplicar, de forma prática e eficaz, conhecimentos ligados às neurociências e à psicolinguística, com ênfase nos processos mentais do aprendiz e no objeto de conhecimento, em especial a linguagem escrita.
PROGRAMA:
1. Função executiva, memória e atenção: aplicação em programas educacionais e clínicos
2. A avaliação dos processos de leitura e escrita e a caracterização dos problemas de aprendizagem: dislexia, transtornos de aprendizagem e dificuldades escolares
3. Como classificar os problemas em sala de aula e como preparar avaliações adaptadas para cada perfil de dificuldade
4. Processamento cognitivo linguístico na aprendizagem da escrita: como ensinar ortografia
5. Transtorno do espectro do autismo (TEA) e deficiência intelectual: desafios para a aprendizagem e educação
6. Distúrbios neuropsiquiátricos e seus impactos na aprendizagem
7. Como trabalhar a compreensão e a produção de textos
8. Compreendendo o bilinguismo na perspectiva da neuroaprendizagem
9. Compreendendo o processamento auditivo no contexto do ensino e da aprendizagem
10. Letramento e métodos de alfabetização
11. Alfabetização matemática
PÚBLICO ALVO:
Psicopedagogos, psicólogos, professores e educadores de modo geral. Também é aberto a estudantes de graduação dos cursos apontados.
CORPO DOCENTE PREVISTO:
• Prof. Dr Jaime Zorzi
• Profa Dra Telma Pantano
• Prof. Dr Rubens Wajnstejn
• Prof. Dra Adriana Kida
• Profa Me. Maura Sanchez
• Profa Dra Flávia Benevidez Foz
• Profa Me. Mara Daher
• Profa Me. Marcela Stilpen
• Profa Especialista Rosana Mendes
• Profa Dra Roberta Barabás
• Profa Especialista Marlene Lopes Scarpa
• Profa Especialista Divani Albuquerque
|