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Diversidade Escolar – Reenquadramento a Sala de Aula em Diferentes Níveis de Aprendizagem, com Adaptações Curriculares e Adaptações das Provas Escolares

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA:

Rosana Mendes Ribeiro, graduada em Fonoaudiologia, pós graduada em Neuroeducação. Atualmente é mestranda em ciências da saúde pela Faculdade de Medicina do ABC. No campo profissional, é professora da sala do educador SENAC-SP, diretora do Núcleo Aprende. Professora do CEFAC. Por meio de sua pesquisa, tornou-se precursora do projeto “Ação Educacional voltada à Diversidade Escolar”, com assessoria em avaliativas do ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio na rede pública do estado de SP. Autora do protocolo CRA - Classificação para Reenquadramento de Aprendizagem e dos livros Manuais de Modelos de Avaliativas Adaptadas do ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Início:
Outubro de 2017
Duração: 120 horas/aula. Aulas mensais de 10horas/aula aos sábados.
Módulos: 12 módulos de 10h cada
Inscrição: R$ 120,00 (com 50% de desconto)
Mensalidade: R$ 390,00 - vencimento dia 10 de cada mês
Ex aluno: R$ 360,00

INTRODUÇÃO:
Apresentar um novo campo de atuação no mercado. Explorar a diversidade escolar de forma prática. Compreender e aplicar estratégias práticas de adaptação curricular e de provas escolares para alunos com dificuldades escolares, transtornos funcionais e deficiência intelectual.

PÚBLICO ALVO:
Destina-se a todos os profissionais interessados em aprofundar-se no tema, como: fonoaudiólogos, psicólogos, pedagogos, psicopedagogos, coordenadores pedagógicos e supervisores.

PROGRAMA:
Módulo 1
Aula 1: Avaliação Interdisciplinar e Laudos para casos com defasagens de aprendizagem.
Aula 2: Conceito de Diversidade Escolar e heterogeneidade. Aprendizagem como processo contínuo, ativo e dinâmico. Como reenquadrar uma sala de aula em diferentes níveis de aprendizagem e elaborar um planejamento sistemático, a partir do marco fundamental que é o currículo escolar. O papel do professor frente à dificuldade escolar, ao transtorno funcional e à deficiência intelectual
Aula 3: Dificuldades escolares, transtornos funcionais e deficiências intelectuais, no que diferem?  (Apresentação do Protocolo)
Aula 4: Prática do Protocolo CRA – Classificação para Reenquadramento de Aprendizagem Aprendizagem.
Aula 5: Montagem das salas reenquadradas.
Aula 6: Provas Escolares, qual seu papel?

Módulo 2
Aula 7: Refletindo sobre o funcionamento cerebral de um estudante com Dificuldades Escolares/ Estratégias básicas para elaboração de provas.
Aula 8: Refletindo sobre o funcionamento cerebral de um estudante com Transtornos Funcionais (módulo abordará transtornos de forma isolada). Estratégias básicas para elaboração de provas para o TDAH.
Aula 9: Estratégias básicas para elaboração de provas para a DISLEXIA. Estratégias básicas para elaboração de provas para outros transtornos funcionais.
Aula 10: Protocolo (CRA), provas e os TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA.
Aula 11: Refletindo sobre o funcionamento cerebral de um estudante com Deficiência Intelectual/ Estratégias básicas para elaboração de provas.
Aula 12: Apresentação de casos e conclusão do curso.

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