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Transtornos Neurofuncionais do Desenvolvimento: Dislexia, Discalculia, Transtornos de Aprendizagem E TDAH

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA:

Prof. Dr. Jaime Luiz Zorzi, fonoaudiólogo pela PUC-SP, Especialista em Linguagem pelo CFFa, Mestre em Transtornos da Comunicação (PUC-SP) e Doutor em Educação (UNICAMP). Tem trabalhado em programas de formação de professores de ensino fundamental e em assessoria educacional, com enfoque principalmente no desenvolvimento de propostas para facilitar o aprendizado da linguagem escrita por parte de alunos com problemas de aprendizagem. Tem experiência na área de Fonoaudiologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: fonoaudiologia, linguagem e aprendizagem. Suas pesquisas mais atuais estão voltadas para a área da aprendizagem e dos transtornos da leitura e da escrita. Recebeu da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, o prêmio "Mérito Fonoaudiológico" em 2010.

Início:
Janeiro 2018
Duração: 170 horas/aula. Aulas mensais de 10horas/aula aos sábados.
Módulos: 17 módulos de 10h cada
Inscrição: R$ 120,00 (com 50% de desconto)
Mensalidade: R$ 390,00 - vencimento dia 10 de cada mês
Ex aluno: R$ 360,00

PROPOSTA E OBJETIVO GERAL:
Os problemas que atingem o desempenho escolar, como os transtornos de aprendizagem e as dislexias, estão tendo um grande destaque no meio clínico e educacional. Atingir tal evidência tem suas razões porque, mais do que uma questão escolar, o não aprender é, acima de tudo, uma questão de adaptação sócio emocional, com forte impacto em toda a vida do aprendiz.

Compreender o processo de aprendizagem, as limitações que podem prejudicá-la, assim como diferenciar os verdadeiros dos falsos transtornos de aprendizagem, apresentam-se como elementos fundamentais. A consideração destes aspectos cria condições para ações que visem intervenções eficazes no sentido de identificar e tratar, tanto do ponto de vista clínico quanto escolar, problemas que não se limitam a notas baixas no boletim e sim às possibilidades do verdadeiro aprender.

Considerando que a aprendizagem e seus transtornos implicam aspectos de ordem neurológica, psicológica, fonoaudiológica, neuropsicológica, pedagógica e psicopedagógica, o enfoque em termos diagnósticos e de intervenção deve envolver uma abordagem multidisciplinar.

O objetivo deste curso é abordar o tema dislexia e transtornos de aprendizagem a partir da visão de especialistas experientes, referências em suas áreas de atuação, de formações variadas, com enfoques múltiplos e interdependentes que permitam uma compreensão ampla, e ao mesmo tempo aprofundada, dos fatores determinantes de tais alterações e dos caminhos possíveis para intervenções mais precisas. Visa preparar os participantes para uma atuação tanto em nível clínico quanto escolar, com ênfase no trabalho multiprofissional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Apresentar protocolos utilizados pelas diversas áreas de especialidades visando avaliação e diagnóstico clínicos e pedagógicos integrados.
• Apresentar e analisar práticas baseadas em evidência para orientação e intervenção no plano clínico e educacional.
• Apresentar conhecimentos interdisciplinares atualizados que facilitem a compreensão e a condução dos problemas.
• Preparar os profissionais para atuação em equipes multidisciplinares, visando integração de informações e condutas diferenciadas, próprias de cada formação.

PÚBLICO ALVO:
Fonoaudiólogos, psicólogos, médicos, pedagogos, coordenadores pedagógicos, psicopedagogos, estudantes de graduação e outros profissionais envolvidos com o desenvolvimento e com a aprendizagem encontrarão, neste curso, uma possibilidade para aprofundar e integrar conhecimentos atuais sobre um tema tão desafiador.

PROGRAMA:
1. Dislexia, Transtornos de aprendizagem e dificuldades escolares: diagnostico diferencial, questões clínicas e educacionais
2. Aspectos neurológicos, maturação cerebral e os achados em neuroimagens na dislexia/transtornos de aprendizagem
3. Avaliação neuropsicológica na dislexia/transtornos de aprendizagem
4. Avaliação psicopedagógica na dislexia/transtornos de aprendizagem
5. Avaliação dos processos de leitura e escrita na dislexia/transtornos de aprendizagem
6. Discalculia e conhecimento matemático
7. Autismo e aprendizagem: aspectos clínicos e educacionais
8. Deficiência intelectual e aprendizagem: aspectos clínicos e educacionais
9. Aspectos neurobiológicos e comportamentais do TDAH: o que o clínico e o educador precisam compreender
10. Intervenção: “As Letras Falam: metodologia para alfabetização” e sua aplicação em crianças com dislexia/transtornos de aprendizagem
11. Intervenção: Letramento nas etapas iniciais do ensino fundamental: passo a passo para o trabalho com os gêneros textuais
12. Intervenção: Adequação curricular e adaptação de provas de acordo com os perfis de dificuldades dos alunos
13. Intervenção: Atividades em leitura e escrita - compreensão e produção de textos
14. Intervenção: Tratamento das disortografias
15. Desenvolvimento da linguagem na infância e na educação infantil: como potencializar capacidades comunicativas
16. Memória, atenção e funções executivas: como estimular funções cognitivas na clínica e na escola
17. Processamento auditivo e suas implicações nos transtornos de aprendizagemDesenvolvimento da linguagem na infância e na educação infantil: como potencializar capacidades comunicativas
Memória, atençãoe funções executivas: como estimular funções cognitivas na clínica e na escola

CORPO DOCENTE PREVISTO:
• Profa. Dra. Telma Pantano: Psicopedagoga, Fonoaudióloga, Doutora em Neurociências
• Prof. Dr. Rubens Wajnsztejn: Médico neurologista, Mestre em Neurologia
• Prof. Ivania Pantaroto: Psicóloga Especialista em Neuropsicologia
• Profa. Flávia Benevidez: Fonoaudióloga, Doutora em Neurofisiologia
• Prof. Dr. Jaime Zorzi: Fonoaudiólogo, Doutor em Educação
• Profa. Maura Sanchez: Fonoaudióloga, Mestre em Transtornos da Comunicação Humana
• Profa. Mara Daher: Fonoaudióloga, Mestre em Transtornos da Comunicação
• Profa. Rosana Mendes: Fonoaudióloga, Especialista em Neuroeducação
• Profa. Nelma Barros: Pedagoga, Mestre em Psicologia da Educação
• Profa. Dra. Simone Hage



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