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Especialização em Linguagem com Enfoque nos Distúrbios de Linguagem,
Aprendizagem e na Atuação em Âmbito Educacional - FAMOSP/ CEFAC


COORDENAÇÃO CIENTÍFICA:

Prof. Dr. Jaime Luiz Zorzi: Especialização na área da Linguagem, formado em fonoaudiologia pela PUCSP, em 1976. Mestre em Distúrbios da Comunicação pela PUCSP, em 1988. Doutor em Educação pela UNICAMP, área da Metodologia do Ensino, em 1997. Ex-docente dos cursos de Fonoaudiologia da PUCSP e da Faculdade de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Coordenador e professor dos Cursos de Especialização em Linguagem e Educação do CEFAC – Centro de Pós-Graduação em Saúde e Educação, São Paulo. Pesquisador nas áreas de desenvolvimento da linguagem oral infantil e de aprendizagem da leitura e da escrita.

Duração: 500H/aula
Módulos: 25 módulos de 20 horas/aula + 40H de aulas práticas
Dias:
Uma Sexta e um Sábado ao Mês
Horários: 6ª feira: de 8:30H às 19:00 H
Sábado: De 8:00H às 16:00H
Inscrição: R$ 120,00 (Desconto de 50% - R$ 60,00)
Mensalidade: R$ 630,00 - vencimento até 07 de cada mês
R$ 690,00 - vencimento até o dia 20 de cada mês

OBJETIVOS:
O objetivo deste curso é o de preparar o fonoaudiólogo, em termos teórico-práticos, para poder realizar avaliação, diagnóstico e terapia nos casos de alterações da linguagem oral e escrita, dos distúrbios de aprendizagem, assim como torna-lo apto a integrar equipes educacionais ou multiprofissionais para atuação conjunta ou para prestar trabalho de assessoria/orientação.

Grande demanda na fonoaudiologia concentra-se nas alterações encontradas na oralidade, principalmente na infância ou idade pré-escolar, como no caso dos distúrbios específicos da linguagem e nos transtornos globais do desenvolvimento. As alterações de linguagem também estão presentes nas dislexias e outros distúrbios de aprendizagem, os quais requerem grande atenção uma vez que nestes casos a alfabetização e o domínio da linguagem escrita em geral também estarão comprometidos. Complementarmente, encontramos as alterações de linguagem decorrentes de quadros neurológicos, principalmente na idade adulta, como é o caso das afasias/ apraxias adquiridas e outros transtornos neurológicos evolutivos.

Os distúrbios da linguagem oral, da linguagem escrita e da aprendizagem, em todas as suas manifestações, representam um grande campo de trabalho, nem sempre bem explorado. De modo especial tais distúrbios aproximam o fonoaudiólogo das áreas do desenvolvimento infantil e da aprendizagem escolar. Dessa forma, faz-se necessário que ele se prepare para um trabalho que também vá além da abordagem clínica e tenha uma conotação educacional e desenvolvimentista.

PÚBLICO ALVO:
O fonoaudiólogo que busca aprimorar suas habilidades como clínico e consultor e quer desenvolver habilidades para realizar pesquisas científicas.

PROGRAMA:
- Alterações de Linguagem na infância: fatores de risco, diagnóstico diferencial, repercussões sobre as dificuldades e transtornos de aprendizagem
- Procedimentos de avaliação de linguagem na infância: aspectos comunicativos, linguísticos e psicolinguísticos
- Intervenção fonoaudiológica nas Alterações de Linguagem na Infância
- Atividades práticas: Apresentação de resultados da aplicação de provas de avaliação de linguagem oral e competências comunicativas 
- Atividades práticas: Abordagens terapêuticas nos transtornos de linguagem na infância
- Metodologia Científica I
- Avaliação diagnóstico e terapia das alterações de fala de origem fonológica
- Abordagem fonoaudiológica da gagueira
- Avaliação e terapia de linguagem na deficiência auditiva
- Abordagem fonoaudiológica no TEA – Transtorno do espectro do autismo
- Abordagem fonoaudiológica na deficiência intelectual
- Comunicação suplementar e alternativa
- Leitura-escrita e os transtornos de aprendizagem: dislexia, distúrbios de aprendizagem, discalculia e TDAH
- Metodologia Científica II
- Políticas públicas de educação, acessibilidade e a atuação fonoaudiológica nos programas e propostas educacionais de inclusão e educação especial
- Atividades Práticas: Procedimentos de avaliação nas alterações da linguagem escrita
- Atividades Práticas: Apresentação e discussão de resultados de aplicações de provas nas alterações de leitura e escrita
- Atuação fonoaudiológica na educação e aprendizagem I: desenvolvimento do letramento
- Atuação fonoaudiológica na educação e aprendizagem II: infantil e etapas iniciais do fundamental, com foco na alfabetização
- Atuação da fonoaudiologia na educação e aprendizagem III: atividades para consolidação de competências em leitura e escrita
- Atuação do fonoaudiólogo na educação e aprendizagem IV: Adaptações curriculares para alunos com diferentes tipos de transtornos de aprendizagem
- Estratégias para a estimulação da linguagem e as funções executivas
- Processamento Auditivo no contexto clínico e educacional: impactos sobre a linguagem e a aprendizagem; estudos de caso
- Metodologia Científica III
- Ética e bioética
- Supervisão, discussão e apresentação de atividades extra-classe

CORPO DOCENTE PREVISTO:

Profa. Dra. Amália Rodrigues
Prof. Dr. Vicente Assencio
Profa. Dra. Noemi Takiuchi
Profa. Dra. Adriana Gurgueira
Profa. Mestre Ignês Maia
Profa. Dra. Ana Carina Tamanaha
Profa. Mestre Márcia Onora
Profa. Dra. Renata Figueiredo
Profa. Dra. Sandra Pires
Profa. Dra. Flávia Benevidez
Profa. Dra. Giseli Germano
Profa. Dra. Simone Capellini
Profa. Mestre Patricia Calheta
Profa. Mestre Mara Daher
Profa. Especialista Rosana Mendes
Prof. Dr. Jaime Zorzi
Profa. Dra. Luciana Mendonça
Profa. Mestre Rita Leite
Profa. Especialista Adriana Vanisia


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