Cursos Especialização | Inscrições 2017
 
Audiologia Clínica e Ocupacional
Especialização em Linguagem com Enfoque nos Distúrbios de Linguagem, Aprendizagem e na Atuação em Âmbito Educacional
Fonoaudiologia do Trabalho 
Neuroeducação: A Ciência do Cérebro e do Comportamento Aplicada ao Ensino e à Aprendizagem
Cursos Especialização | Em Andamento
Cursos Aprimoramento | Inscrições 2017
 
Aprimoramento em Disfagia e Assistência Hospitalar
Aprimoramento em Processamento Auditivo e Clinica Fonoaudiológica
Aprimoramento em Voz 
Aprimoramento em Neuroaprendizagem
Fonoaudiologia e Gerontologia - enfoque adultos e idosos
Aprimoramento em Motricidade Orofacial: Funções Orofaciais - Terapia e Discussão de Casos 
Diversidade Escolar – Reenquadramento a Sala de Aula em Diferentes Níveis de Aprendizagem, com Adaptações Curriculares e Adaptações das Provas Escolares
Transtornos Neurofuncionais do Desenvolvimento: Dislexia, Discalculia, Transtornos de Aprendizagem E TDAH
Grupo de Estudos em Avaliação Vestibular e Eletrofisiologia 
Transtorno do Espectro do Autismo (TEA): Um enfoque interdisciplinar
Cursos Aprimoramento | Em Andamento
Cursos Atualização
 
Cursos Atualização
Cursos Aprimoramento
Grupos de Estudos
 
Cursos de Especialização - Inscrições Abertas

Neuroeducação: A Ciência do Cérebro e do Comportamento
aplicada ao Ensino e à Aprendizagem - FAMOSP/ CEFAC


COORDENAÇÃO CIENTÍFICA:

Dra. Telma Pantano - Possui graduação em Curso de Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (1997), Especialista em Linguagem pelo CRFA, Especialista em Psicopedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em Ciências (Fisiopatologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2001), doutorado em Ciências (Fisiopatologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2005), Master em Neurociências pela Universidade de Barcelona - Espanha, Pós doutora em Psiquiatria pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Fonoaudióloga e Psicopedagoga do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP.

Início:
Maio de 2017
Duração: 460H/aula
Módulos: 21 módulos de 20 horas/aula + 40H de aulas práticas
Dias:
Uma Sexta e um Sábado ao Mês
Horários: 6ª feira: de 8:30H às 19:00 H
Sábado: De 8:00H às 16:00H
Inscrição: R$ 120,00 (Desconto de 50% - R$ 60,00)
Mensalidade: R$ 580,00 - vencimento até 07 de cada mês
R$ 638,00 - vencimento até o dia 20 de cada mês

JUSTIFICATIVA:
Embora   seja   uma   ciência   relativamente   nova,   a   Neuroeducação   tem  experimentado  grande  crescimento  mundial  na  medida  em  que,  tendo  como objetivo criar melhores condições de ensino e aprendizagem procura levar, para a prática diárias dos educadores descobertas importantes sobre os processos de  aprendizagem, memória, atenção, processamento de informações, aquisição da linguagem  oral  e  escrita  e  outros  conhecimentos  acerca  do  desenvolvimento humano.

A escola deve ser, por excelência, o espaço ideal para a aprendizagem. Porém, quem  ensina  deve  ser  capaz  de  dominar,  além  do  conteúdo  que  professa, conhecimentos a respeito de como as informações que estão sendo passadas são processadas  pelo  cérebro  do  aprendiz,  a  ponto  de  garantir  a  assimilação,  a manutenção na memória, a recuperação e o uso de tais informações. Dificilmente uma aprendizagem sólida, duradoura e de qualidade pode ser alcançada sem tal base de conhecimentos.

Este curso pretende preencher essa lacuna fornecendo conhecimentos aos profissionais de saúde e educação sobre o processamento cerebral e a aprendizagem em especial no contexto educacional.

OBJETIVOS GERAIS:
Conduzir, de forma prática e aplicada, profissionais ligados à área da educação, ao conjunto de conhecimentos que compõem a Neuroeducação. no sentido de formá-los para que possam identificar, compreender e criar estratégias que desenvolvam e  estimulem processos neurocognitivos fundamentais envolvidos no ato de aprender, criando métodos eficazes de ensino-aprendizagem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Compreender  as  bases  neurocientíficas  dos  processos  envolvidos  na aprendizagem;
• Identificar  perfis  neuropsicológicos  na  normalidade  e  nos  principais transtornos do desenvolvimento que podem prejudicar a aprendizagem;
• Desenvolver  e  aplicar,  nas  práticas  diárias  de  ensino,  conhecimentos  e estratégias neurocientíficas que garantam um melhor processo de ensino-aprendizagem;
• Desenvolver estratégias de ensino que possam ser aplicadas na educação especial visando a inclusão escolar e social.

PÚBLICO-ALVO

Graduados em pedagogia, fonoaudiologia, psicopedagogia, psicologia e demais profissionais envolvidos com a educação e aprendizagem.

PROGRAMA:

Cada módulo preenche 20 horas de aulas teóricas e cada aluno deverá realizar uma avaliação específica e possuir frequência presencial mínima para que seja considerado aprovado.

· Módulo 1 -  Como concebemos o cérebro hoje? - Fundamentos neurológicos em anatomia, fisiologia, desenvolvimento e envelhecimento cerebral para os profissionais de educação.

· Módulo 2 – O que os profissionais de saúde e educação precisam saber sobre os Processamentos cerebrais? – conhecendo os mecanismos de sensação,  percepção,  atenção, memórias, linguagem, aprendizagem e funções executivas.

· Módulo 3 – Existe o normal? Quando podemos considerar perfis normais de aquisições cerebrais - Perfil neuropsicológico 

· Módulo 4 – Conhecendo as principais formas de adquirir informação no contexto educacional - Processamento auditivo e visual.

· Módulo 5 – Como (re)conhecer um estudo e/ou artigo confiável na área do cérebro? -  Metodologia Científica I

· Módulo 6 – Relações entre a linguagem oral e o desenvolvimento da escrita – Reconhecendo padrões de normalidade e alterações. Letramento infantil, consciência fonológica e alfabetização.

· Módulo 7 – Inclusões temporárias e permanentes – Como reconhecer e lidar com patologias neuropsiquiátricas

· Módulo 8 - Inclusões temporárias e permanentes II – como reconhecer e lidar com as deficiências auditiva, visual, motora e mental.

· Módulo 9 - Distúrbios específicos de aprendizagem: Como é o funcionamento cerebral na Dislexia, Discalculia e Disgrafia e o que fazer com essas crianças.

· Módulo 10 – Como estimular uma criança com relação a atenção e as memórias – práticas clínicas e educacionais.

· Módulo 11 – Como estimular a linguagem oral, leitura e escrita – Porque as crianças erram quando escrevem? Práticas clínicas e educacionais para a criança, pais e escolas.

· Módulo 12 – Como estimular as funções executivos em crianças, adolescentes e adultos: planejamento, organização, flexibilidade mental, atenção voluntária e memória operacional.

· Módulo 13 – O que posso fazer pelo meu paciente e aluno? Desafios da inclusão e legislação específica.

· Módulo 14 – E as emoções? Como relacioná-las com o funcionamento do cérebro – aspectos psicológicos e familiares de crianças e adolescentes com problemas de aprendizagem.

· Módulo 15 – Como reconhecer a inteligência? Somos todos inteligentes? Adquirindo conhecimentos sobre inteligência e consciência.

· Módulo 16 - Supervisão de estágio I.

· Módulo 17 – Como elaborar um artigo que envolva conceitos de Neuroeducação – Metodologia Científica II

· Módulo 18 - Supervisão de estágio II

· Módulo 19 – Manejo de transtornos internalizantes e externalizantes para o consultório e a sala de aula

· Módulo 20 – Psicomotricidade e Aprendizagem – Como o cérebro pode aprender motoramente? Qual a relação entre Psicomotricidade e os distúrbios de aprendizagem numa visão do funcionamento cerebral?

· Módulo 21 – Diversidade Escolar – Reenquadrando a sala de aula em diferentes níveis de aprendizagem e adaptando provas escolares específicas para esses grupos I.

· Módulo 22 – Diversidade Escolar – Reenquadrando a sala de aula em diferentes níveis de aprendizagem e adaptando provas escolares específicas para esses grupos II.

Atividades práticas externas (40 horas): os alunos deverão realizar atividades práticas externas, aproveitando pacientes ou alunos de seu local de trabalho (clínica, instituição ou escola), para desenvolver ações como avaliação e intervenção, visando aplicar conhecimentos apresentados em sala de aula, durante os módulos presenciais. As avaliações, assim como as intervenções, devem gerar relatórios que serão apresentados para discussão nos módulos presenciais destinados à supervisão.

CORPO DOCENTE PREVISTO:

Profa. Ms. Adriana Leico Oda
Profa. Dra. Cíntia Alves Salgado Azoni
Profa. Dra. Flávia Benevides Foz
Profa. Ligia Votta
Prof. Dr. Jaime Luiz Zorzi
Profa. Dra. Márcia Maria Toledo
Profa. Me Maura Lígia Sanchez
Prof. Me. Rogerio Shigueo
Profa. Dra. Lucienne Stivanin
Prof. Me. Rubens Wajnsztejn
Profa. Dra. Simone Aparecida Capellini
Profa. Dra. Telma Pantano
Profa. Ms. Roberta de Carvalho Barabás


CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO

< voltar