Aprimoramento em Trissomia do 21 – 3a Edição – Profa Dra Isabelle Cahino Delgado


  • Modalidade

On- Line Ao Vivo

  • Área de Conhecimento

Linguagem

  • Datas
Março 2025 - Abril 2025- Maio 2025 - Junho 2025 - Julho 2025 - Agosto 2025 - Setembro 2025 - Outubro 2025 - Novembro 2025 - Dezembro 2025 - Janeiro 2026 - Fevereiro 2026 Duração 12 meses 1 sábado por mês das 9:00h às 16:00h
  • Carga Horária
72 h
  • Público-Alvo

Fonoaudiólogos

Ministrantes:

Giorvan Anderson dos Santos Alves

Giorvan Anderson dos Santos Alves

Atual Diretor-Científico da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia-SBFa (gestão 2020-2023); Sócio Fundador da Associação Brasileira de Motricidade Orofacial (ABRAMO).

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Ana Vogeley

Ana Vogeley

Certificação em Educação Parental pela Positive Discipline Association (PDA). Doutorado em Linguística

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Isabelle Cahino Delgado

Isabelle Cahino Delgado

Possui graduação em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ (2002).

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Manuela Leitão de Vasconcelos

Manuela Leitão de Vasconcelos

Doutoranda do Programa de Modelos de Decisão em Saúde da UFPB; Mestre em Linguística pelo Programa de Pós Graduação em Linguística da UFPB - PROLING (2012).

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Marine Raquel Diniz da Rosa

Marine Raquel Diniz da Rosa

Graduação em Fonoaudiologia pelo Centro Universitário de João Pessoa-UNIPÊ (2002).

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Favorecer um aprofundamento técnico-científico quanto às habilidades sensoriomotoras orais, auditivas, de fala, linguagem oral e escrita e em Comunicação Aumentativa e Alternativa de pessoas com Trissomia do Cromossomo 21 (T21).

endo em vista as múltiplas abordagens de intervenção contemplando a pessoa com T21, faz-se necessário um olhar especializado, considerando-se as demandas comunicacionais, fonológicas, linguísticas, auditivas e sensoriomotoras orais. Sendo assim, a intervenção clínica fonoaudiológica precisa contemplar uma interface entre todos esses contextos de tal maneira a, de forma assertiva, promover uma melhoria comunicativa e de qualidade de vida da pessoa com T21 e seus familiares.

 

 

Mod. 01: Data : 22 de Março 2025 

Desenvolvimento, avaliação e reabilitação auditiva na primeira infância

Ministrado pelo(a) Prof(a). Dr(a).: Marine Raquel Diniz da Rosa CRFa 4 7955-3

Ementa: Desenvolvimento do sistema auditivo periférico e central, destacando os principais marcos na primeira infância. Características audiológicas específicas de crianças com T21 e a prevalência de diferentes tipos de perda auditiva neste grupo. Procedimentos de avaliação audiológica, incluindo triagem neonatal, avaliações comportamentais e exames objetivos, com foco em sua aplicação clínica. Princípios de estimulação e reabilitação auditiva na primeira infância, considerando estratégias de intervenção precoce para promover o desenvolvimento auditivo e linguístico.

 

Mod. 02: Data: abril/2025

Desenvolvimento, avaliação e intervenção fonoaudiológica na alimentação na primeira infância

Ministrado pelo(a) Prof(a). Dr(a).: Manuela Leitão

Ementa: 

 

Mod. 03: Data: 24 de maio/2025

Desenvolvimento, avaliação e intervenção em linguagem na primeira infância

Ministrado pelo(a) Prof(a). Dr(a).: Ivonaldo Leidson Barbosa Lima – CRFa 8-11682-4

Ementa: Desenvolvimento da linguagem na T21: características e diferenças em relação ao desenvolvimento típico da linguagem; Instrumentos de avaliação e monitoramento do desenvolvimento linguístico; Planejamento terapêutico fonoaudiológico para intervenção em linguagem na T21: objetivos e estratégias terapêuticas voltadas à primeira infância.

 

Mod. 04: Data: junho/2025

Ministrado pelo(a) Prof(a). Dr(a).: Giorvan Ânderson dos Santos Alves

Ementa:

 

Mod. 05:Data: julho/2025

Ministrado pelo(a) Prof(a). Dr(a).: Ana Carla Vogeley

Ementa:

Mod. 06:Data: agosto/2025

Ministrado pelo(a) Prof(a). Dr(a).: Ana Carla Vogeley

Ementa:

 

Mod. 07:Data: 13 de setembro/2025

A Comunicação Aumentativa e Alternativa no plano de intervenção fonoaudiológica em linguagem

Ministrado pelo(a) Prof(a). Dr(a).: Grace Cristina Ferreira-Donati (CRF.ª 2 – 10311)

Ementa: Conceituação de Comunicação Aumentativa e Alternativa. Definições teóricas e tipologias de símbolos, recursos e sistemas. Classificações de tecnologia, diagramação e acesso, recursos de baixa e alta tecnologia – aplicativos e softwares de CAA. Abordagens teóricas de implementação da CAA. Princípios técnicos de avaliação e intervenção.

 

Mod. 08:Data: 18 de outubro/2025

Implementando recursos de CAA na família, na escola e nos espaços de lazer

Ministrado pelo(a) Prof(a). Dr(a).: Grace Cristina Ferreira-Donati (CRF.ª 2 – 10311)

Ementa: Criação de recursos de CAA ajustada aos contextos naturais. CAA na abordagem do Ensino Incidental. Recursos de CAA de suporte às atividades pedagógicas, interação e para fazer amigos na escola. Recursos de CAA como auxílio no desenvolvimento de habilidades discursivo-narrativas, conectando escola e família. Recursos de CAA nos espaços de lazer.

 

Mod. 09:Ministrado pelo(a) Prof(a). Dr(a).: Marine Raquel Diniz da Rosa

Data: 08 de novembro/2025

Avaliação e reabilitação audiológica e vestibular: enfoque na segunda infância, adultos e idosos.

Ementa:  Transformações no sistema auditivo ao longo do ciclo de vida, com ênfase nas mudanças relacionadas ao envelhecimento. Características audiológicas e vestibulares desde a segunda infância até a senescência, considerando aspectos clínicos e funcionais. Avaliação audiológica: triagem escolar, audiometria, imitanciometria, potenciais evocados auditivos e avaliação do processamento auditivo central. Princípios de avaliação e reabilitação vestibular, enfatizando sua importância na qualidade de vida do idoso. Fundamentos e práticas da estimulação e reabilitação auditiva, incluindo o uso de aparelhos auditivos e estimulação das habilidades do processamento auditivo central.

 

Mod. 10:Data: 13/12/2025

Procedimentos de avaliação fonoaudiológica em leitura e escrita junto a pessoas com T21.

Ministrado pelo(a) Prof(a). Dr(a).: Isabelle Cahino Delgado – CRFa 4-7825

Ementa: Avaliação ecológica da aprendizagem no contexto da T21. Instrumentos de avaliação em fluência e compreensão leitora na T21. Instrumentos de avaliação da ortografia e da escrita espontânea junto ao público-alvo. Planejamento terapêutico fonoaudiológico considerando as dificuldades de leitura e escrita na T21.

 

Mod. 11:Data: 31/01/2026

Procedimentos de intervenção fonoaudiológica em leitura e escrita junto a pessoas com T21.

Ministrado pelo(a) Prof(a). Dr(a).: Isabelle Cahino Delgado – CRFa 4-7825

Ementa: Diretrizes de intervenção clínica fonoaudiológica no contexto da aprendizagem na T21. Discussão de programas de intervenção em crianças e adultos com T21. Casos clínicos contemplando intervenção fonoaudiológica junto ao público-alvo.

 

Mod. 12:Data: 28 de fevereiro/2026

Avaliação e intervenção em linguagem no adulto e idoso com T21.

Ministrado pelo(a) Prof(a). Dr(a).: Ivonaldo Leidson Barbosa Lima – CRFa 8-11682-4

Ementa: Características de linguagem na vida adulta e senescência na T21. Instrumentos de avaliação da linguagem no adulto e no idoso. Planejamento terapêutico fonoaudiológico para intervenção em linguagem na T21: objetivos e estratégias terapêuticas voltadas ao adulto e idoso.

 

 

Meio de Acesso à Aula Online

As aulas online serão disponibilizadas via internet através da Plataforma Zoom.

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Acesso às Gravações da Aula

Caso o aluno tenha tido alguma dificuldade de acesso no dia da aula ou queira revê-la,  oferecemos neste curso de Aprimoramento a revisão das  gravações de todas as aulas na Plataforma Exclusiva da Fonotrade Academy  durante todo o período do curso e mais dois meses. As aulas estarão disponíveis por 14 meses a partir da data de início.

Após esse período, o curso não estará mais disponível na plataforma e não poderá ser estendido.

Para isso, as gravações são disponibilizadas em até 24 horas da realização da aula na plataforma Fonotrade Academy cujo endereço de acesso é https://cursos.fonotrade.com.br..

 

Certificado de Participação 

O certificado, a Apostila e o Material Didático serão disponibilizados na Plataforma Fonotrade Academy, e poderão ser baixados pelo aluno.