On- Line Ao Vivo
On- Line Ao Vivo
Linguagem
Fonoaudiólogos
Ministrantes:
Favorecer um aprofundamento técnico-científico quanto às habilidades sensoriomotoras orais, auditivas, de fala, linguagem oral e escrita e em Comunicação Aumentativa e Alternativa de pessoas com Trissomia do Cromossomo 21 (T21).
endo em vista as múltiplas abordagens de intervenção contemplando a pessoa com T21, faz-se necessário um olhar especializado, considerando-se as demandas comunicacionais, fonológicas, linguísticas, auditivas e sensoriomotoras orais. Sendo assim, a intervenção clínica fonoaudiológica precisa contemplar uma interface entre todos esses contextos de tal maneira a, de forma assertiva, promover uma melhoria comunicativa e de qualidade de vida da pessoa com T21 e seus familiares.
Mod. 01: Data : 22 de Março 2025
Desenvolvimento, avaliação e reabilitação auditiva na primeira infância
Ministrado pelo(a) Prof(a). Dr(a).: Marine Raquel Diniz da Rosa CRFa 4 7955-3
Ementa: Desenvolvimento do sistema auditivo periférico e central, destacando os principais marcos na primeira infância. Características audiológicas específicas de crianças com T21 e a prevalência de diferentes tipos de perda auditiva neste grupo. Procedimentos de avaliação audiológica, incluindo triagem neonatal, avaliações comportamentais e exames objetivos, com foco em sua aplicação clínica. Princípios de estimulação e reabilitação auditiva na primeira infância, considerando estratégias de intervenção precoce para promover o desenvolvimento auditivo e linguístico.
Mod. 02: Data: abril/2025
Desenvolvimento, avaliação e intervenção fonoaudiológica na alimentação na primeira infância
Ministrado pelo(a) Prof(a). Dr(a).: Manuela Leitão
Ementa:
Mod. 03: Data: 24 de maio/2025
Desenvolvimento, avaliação e intervenção em linguagem na primeira infância
Ministrado pelo(a) Prof(a). Dr(a).: Ivonaldo Leidson Barbosa Lima – CRFa 8-11682-4
Ementa: Desenvolvimento da linguagem na T21: características e diferenças em relação ao desenvolvimento típico da linguagem; Instrumentos de avaliação e monitoramento do desenvolvimento linguístico; Planejamento terapêutico fonoaudiológico para intervenção em linguagem na T21: objetivos e estratégias terapêuticas voltadas à primeira infância.
Mod. 04: Data: junho/2025
Ministrado pelo(a) Prof(a). Dr(a).: Giorvan Ânderson dos Santos Alves
Ementa:
Mod. 05:Data: julho/2025
Ministrado pelo(a) Prof(a). Dr(a).: Ana Carla Vogeley
Ementa:
Mod. 06:Data: agosto/2025
Ministrado pelo(a) Prof(a). Dr(a).: Ana Carla Vogeley
Ementa:
Mod. 07:Data: 13 de setembro/2025
A Comunicação Aumentativa e Alternativa no plano de intervenção fonoaudiológica em linguagem
Ministrado pelo(a) Prof(a). Dr(a).: Grace Cristina Ferreira-Donati (CRF.ª 2 – 10311)
Ementa: Conceituação de Comunicação Aumentativa e Alternativa. Definições teóricas e tipologias de símbolos, recursos e sistemas. Classificações de tecnologia, diagramação e acesso, recursos de baixa e alta tecnologia – aplicativos e softwares de CAA. Abordagens teóricas de implementação da CAA. Princípios técnicos de avaliação e intervenção.
Mod. 08:Data: 18 de outubro/2025
Implementando recursos de CAA na família, na escola e nos espaços de lazer
Ministrado pelo(a) Prof(a). Dr(a).: Grace Cristina Ferreira-Donati (CRF.ª 2 – 10311)
Ementa: Criação de recursos de CAA ajustada aos contextos naturais. CAA na abordagem do Ensino Incidental. Recursos de CAA de suporte às atividades pedagógicas, interação e para fazer amigos na escola. Recursos de CAA como auxílio no desenvolvimento de habilidades discursivo-narrativas, conectando escola e família. Recursos de CAA nos espaços de lazer.
Mod. 09:Ministrado pelo(a) Prof(a). Dr(a).: Marine Raquel Diniz da Rosa
Data: 08 de novembro/2025
Avaliação e reabilitação audiológica e vestibular: enfoque na segunda infância, adultos e idosos.
Ementa: Transformações no sistema auditivo ao longo do ciclo de vida, com ênfase nas mudanças relacionadas ao envelhecimento. Características audiológicas e vestibulares desde a segunda infância até a senescência, considerando aspectos clínicos e funcionais. Avaliação audiológica: triagem escolar, audiometria, imitanciometria, potenciais evocados auditivos e avaliação do processamento auditivo central. Princípios de avaliação e reabilitação vestibular, enfatizando sua importância na qualidade de vida do idoso. Fundamentos e práticas da estimulação e reabilitação auditiva, incluindo o uso de aparelhos auditivos e estimulação das habilidades do processamento auditivo central.
Mod. 10:Data: 13/12/2025
Procedimentos de avaliação fonoaudiológica em leitura e escrita junto a pessoas com T21.
Ministrado pelo(a) Prof(a). Dr(a).: Isabelle Cahino Delgado – CRFa 4-7825
Ementa: Avaliação ecológica da aprendizagem no contexto da T21. Instrumentos de avaliação em fluência e compreensão leitora na T21. Instrumentos de avaliação da ortografia e da escrita espontânea junto ao público-alvo. Planejamento terapêutico fonoaudiológico considerando as dificuldades de leitura e escrita na T21.
Mod. 11:Data: 31/01/2026
Procedimentos de intervenção fonoaudiológica em leitura e escrita junto a pessoas com T21.
Ministrado pelo(a) Prof(a). Dr(a).: Isabelle Cahino Delgado – CRFa 4-7825
Ementa: Diretrizes de intervenção clínica fonoaudiológica no contexto da aprendizagem na T21. Discussão de programas de intervenção em crianças e adultos com T21. Casos clínicos contemplando intervenção fonoaudiológica junto ao público-alvo.
Mod. 12:Data: 28 de fevereiro/2026
Avaliação e intervenção em linguagem no adulto e idoso com T21.
Ministrado pelo(a) Prof(a). Dr(a).: Ivonaldo Leidson Barbosa Lima – CRFa 8-11682-4
Ementa: Características de linguagem na vida adulta e senescência na T21. Instrumentos de avaliação da linguagem no adulto e no idoso. Planejamento terapêutico fonoaudiológico para intervenção em linguagem na T21: objetivos e estratégias terapêuticas voltadas ao adulto e idoso.
As aulas online serão disponibilizadas via internet através da Plataforma Zoom.
. Caso ainda não tenha uma conta registrada acesse zoom.us/signup;
. Para acessar a aula via computador, o aplicativo Zoom deve ser baixado e instalado através do endereço https://zoom.us/download ;
. Para acessar a aula via smartphone, o aplicativo Zoom deve obtido através da App Store da Apple (IOS) ou Play Story (Android).
Com a conta criada e o aplicativo instalado, o aluno poderá acessar a aula no dia agendado. Para isso, receberá o ID e senha de cada aula assim como o material a ser disponibilizado pelo professor.
Caso o aluno tenha tido alguma dificuldade de acesso no dia da aula ou queira revê-la, oferecemos neste curso de Aprimoramento a revisão das gravações de todas as aulas na Plataforma Exclusiva da Fonotrade Academy durante todo o período do curso e mais dois meses. As aulas estarão disponíveis por 14 meses a partir da data de início.
Após esse período, o curso não estará mais disponível na plataforma e não poderá ser estendido.
Para isso, as gravações são disponibilizadas em até 24 horas da realização da aula na plataforma Fonotrade Academy cujo endereço de acesso é https://cursos.fonotrade.com.br..
O certificado, a Apostila e o Material Didático serão disponibilizados na Plataforma Fonotrade Academy, e poderão ser baixados pelo aluno.