Back

Curso Híbrido – Aprofundamento em Autismo – Katia Badin – Turma IX


  • Modalidade

Híbrido

  • Área de Conhecimento

Fonoaudiologia Neurofuncional, Linguagem

  • Datas
22 e 26/01/2024 - 19, 21 e 28/02/2024 - 25/03 e 08/04/2024 - 27/04/2024 - 27/05 e 05/06/2024 - 24 e 26/06/2024 - 13/07/2024 Duração 7 Meses Sábado das 9:00h às 16:00h modulo presencial, e 2ª e 4ª feira, das 19:00H às 22:00H modulo on-line.
  • Carga Horária
42 h - Acesso às gravações por 10 meses
  • Público-Alvo

Fonoaudiólogos

Ministrantes:

Katia Badin Braz Campo

Katia Badin Braz Campo

Graduada em Fonoaudiologia

Ver mais detalhes

 

 

 

 

 

Módulo I – 22 e 26 de janeiro de 2024 – On-line ao vivo

Transtorno do Espectro do Autismo: do conceito às especificidades clínicas no diagnóstico diferencial

 

Módulo II – 19 e 21 de Fevereiro 2024 – On-line ao vivo – 28/02 aula extra

Avaliação fonoaudiológica no Tea e como que a Integração Sensorial de Aires pode contribuir para os desenvolvimentos da comunicação, da fala e da linguagem.
( Será avaliado um paciente durante a aula)

 

Módulo III – 25/03 e 08/04/ 2024 On-line ao vivo 
Desenvolvendo a Reciprocidade socioafetiva: Modelo de Denver – Avaliação e construção de objetivo

 

Módulo IV – 27 de Abril 2024 – Módulo Presencial e On-line ao vivo
‌Avaliação da Comunicação Social, da Linguagem e da Fala: como faço?
( Será avaliado um paciente durante a aula )

 

 

Módulo V – 27/05 e 05/06/2024 On-line ao vivo 
Alterações comportamentais e intervenção baseada na ABA

 

Módulo VI – 24 e 26 de Junho 2024 On-line ao vivo
Alterações alimentares no TEA: avaliação, intervenção e orientação aos pais

 

Teresa Ruas

A Alimentação é uma das atividades mais complexas do ser humano que envolve muitas habilidades e a integração dos 8 sentidos sensoriais. Está relacionado aos determinantes culturais e  sociais e por isso, requer uma ação interdisciplinar e totalmente contextualizada diante das necessidades, demandas e características da criança e da sua família.

Vamos imaginar aqui quantas sensações são “ativadas”, recebidas pelo cérebro do bebê e da criança durante a alimentação?

Vocês conseguem perceber o quanto o momento da oferta do alimento é caracterizado por uma grande integração de sensações sensoriais?

A visão, o tato, o cheiro, o gosto (paladar)…são muitas sensações ao mesmo tempo.

Crianças podem apresentar comportamentos hiperresponsivos e aversivos aos alimentos e suas diferentes consistências e texturas.

O tato é importante para que a criança consiga processar de forma confortável e saudável diferentes texturas no corpo e na boca.

Somado a isso, é fundamental que os nossos pequenos consigam manter o alimento dentro da boca, localizar o alimento na boca e formar o bolo alimentar adequado a partir da mastigação (discriminação tátil e propriocepção).

E onde entra o famoso Paladar?

Nos sabores!

O paladar diz respeito às preferências alimentares de cada um de nós e, somado às sensações de texturas (mole, pastoso, líquido, duro, crocante, etc) e consciência do corpo (se a boca está aberta, fechada, quanto de força colocar na mastigação…) resulta numa alimentação prazerosa.

Texto para Leitura:

https://prematuros.com.br/alimentacao-momento-de-grande-integracao-de-sensacoes/

 

 

Atuação do Nutricionista no TEA:

Fga Alana Melo

– Desenvolvimento Infantil, Nutricional, Parentalidade e as Recusas Alimentares: Aquisição de habilidades alimentares e o impacto na escolha e ingestão de alimentos
– Comorbidades do TEA e efeitos na alimentação: Patologias gastrointestinais, alergias e intolerâncias, síndromes, alterações sensoriais, motoras orais e neuropsiquiátricas
– Intervenções nutricionais e alimentares no TEA: Avaliações, Intervenções Dietéticas e Comportamentais, Personalização do Tratamento e Terapia Alimentar.

Fga Katia Badin

-Desenvolvimento das funções do sistema estomatognatico.
-Como podemos avaliar as reações fisiológicas, os comportamentos problemas, o nível de restrição e evitação alimentar e os aspectos oromiofuncionais?
-Quais protocolos de avaliação atendem estes quesitos?
-Apresentação de um caso clinico.

 

Módulo VII –   13 de Julho 2024 – Módulo Presencial e On-line ao vivo
Neuromodulação e TEA: atualidades na prática clínica 

Meio de Acesso à Aula Online

As aulas online serão disponibilizadas via internet através da Plataforma Zoom.

. Caso ainda não tenha uma conta registrada acesse zoom.us/signup;

. Para acessar a aula via computador, o aplicativo Zoom deve ser baixado e instalado através do endereço  https://zoom.us/download ;

. Para acessar a aula via smartphone, o aplicativo Zoom deve obtido através da App Store da Apple (IOS) ou Play Story (Android).

Com a conta criada e o aplicativo instalado, o aluno poderá acessar a aula no dia agendado. Para isso, receberá o ID e senha de cada aula assim como o material a ser disponibilizado pelo professor.

 

Acesso às Gravações da Aula

Caso o aluno tenha tido alguma dificuldade de acesso no dia da aula ou queira revê-la,  oferecemos neste curso de Aprimoramento a revisão das  gravações de todas as aulas na Plataforma Exclusiva da Fonotrade Academy  durante todo o período do curso e mais dois meses. As aulas estarão disponíveis por 9 meses a partir da data de início.

Após esse período, o curso não estará mais disponível na plataforma e não poderá ser estendido.

Para isso, as gravações são disponibilizadas em até 24 horas da realização da aula na plataforma Fonotrade Academy cujo endereço de acesso é https://cursos.fonotrade.com.br..

 

Certificado de Participação 

O certificado, a Apostila e o Material Didático serão disponibilizados na Plataforma Fonotrade Academy, e poderão ser baixados pelo aluno.