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Fala, Fonoaudiologia Neurofuncional, Linguagem
Fonoaudiólogos
Ministrantes:
O PROGRAMA PODERÁ SER ALTERADO SEM AVISO PRÉVIO
• PROTEA-R
Instrumento interdisciplinar que sistematiza as entrevistas com os responsáveis e a observação clínica do desenvolvimento infantil, através de situações semiestruturadas de brincadeira, com o objetivo de rastreamento da presença de comportamentos inerentes à sintomatologia do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Crianças em torno de 24 a 60 meses de idade, especialmente àquelas não verbais, com suspeita de TEA e outros transtornos da comunicação.
• VB-MAPP – Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program (Sundberg, 2008)
Instrumento baseado na Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e nos princípios do comportamento verbal propostos por B. F. Skinner. O VB-MAPP avalia o repertório de linguagem e aprendizagem de crianças com desenvolvimento típico ou com atraso no desenvolvimento, especialmente aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O protocolo é composto por cinco componentes principais:
1. Avaliação dos Marcos do Comportamento Verbal (Milestones Assessment): mede 170 marcos distribuídos em três níveis de desenvolvimento (0-18 meses, 18-30 meses e 30-48 meses).
2. Barreiras ao Aprendizado e à Linguagem (Barriers Assessment): identifica obstáculos que podem interferir na aquisição de novas habilidades, como comportamentos inadequados, dependência de prompts, ou dificuldades de generalização.
3. Avaliação de Transição (Transition Assessment): analisa a prontidão da criança para contextos menos estruturados ou inclusivos.
4. Análise de Tarefas e Habilidades de Apoio (Task Analysis and Supporting Skills): detalha objetivos complementares e micro-habilidades necessárias para o ensino individualizado.
5. Currículo e Sistema de Rastreamento (Placement and IEP Goals): fornece diretrizes para elaboração de programas de ensino e acompanhamento do progresso.
O VB-MAPP é indicado para crianças com suspeita ou diagnóstico de TEA, entre aproximadamente 18 meses e 6 anos, auxiliando na identificação de níveis de desempenho, definição de metas de intervenção e monitoramento do desenvolvimento comunicativo e cognitivo.
• PFC – Perfil Funcional de Comunicação (Neubauer e Fernandes, 2013)
O Perfil Funcional de Comunicação é um checklist de 20 funções comunicativas realizadas pelas crianças. O protocolo deve ser respondido pelo cuidador da criança. Esse checklist representa o modo que a criança utiliza a comunicação na relação interpessoal. Apresenta 13 funções que expressam relações mais interpessoais e 7 funções que expressam as menos interpessoais.
As aulas online serão disponibilizadas via internet através da Plataforma Zoom.
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Com a conta criada e o aplicativo instalado, o aluno poderá acessar a aula no dia agendado. Para isso, receberá o ID e senha de cada aula assim como o material a ser disponibilizado pelo professor.
Caso o aluno tenha tido alguma dificuldade de acesso no dia da aula ou queira revê-la, para esse curso, oferecemos a possibilidade que a gravação das aulas sejam assistidas por até 60 (dias), contados do dia de sua realização.
Após esse período, o curso não estará mais disponível na plataforma e não poderá ser estendido.
Para isso, as gravações são disponibilizadas em até 24 horas da realização da aula na plataforma Fonotrade Academy cujo endereço de acesso é https://cursos.fonotrade.com.br..
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