Recusa e Seletividade Alimentar Pediátrico nos Casos de DT/TMF/TEA


  • Modalidade

On- Line Ao Vivo

  • Área de Conhecimento

Motricidade Orofacial

  • Datas
06/13/20/27 MARÇO Duração 4 encontros Horários 19:00h às 22:00h
  • Carga Horária
12 H - Acesso às gravações por 45 dias
  • Público-Alvo

Fonoaudiólogos

Ministrantes:

Célia Torres de Oliveira

Célia Torres de Oliveira

Mestre em Motricidade-Aprendizagem Motora.

Ver mais detalhes
  • Promover o raciocínio clínico para intervenção fonoaudiológica nos casos de recusa, seletividade ou dificuldade alimentar nas crianças de Desenvolvimento Típico, Transtorno Motor de Fala e Transtorno do Espectro do Autista.
  • Compreender a aprendizagem alimentar para avaliar.
  • Intervir com domínio nos atributos dos alimentos associado a características alimentares das crianças, com ferramentas e estratégias específicas aos desafios encontrados.

O atendimento das crianças com seletividade alimentar envolve uma abordagem multidisciplinar, com a participação de fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas, psicólogos e outros profissionais de saúde.

É importante identificar as causas da seletividade alimentar, que podem estar relacionadas a questões sensoriais, emocionais, comportamentais ou médicas.

  •  Os 4 Cs na Recusa, Seletividade ou dificuldade alimentar
    o Etiologia e os fatores envolvidos no comportamento alimentar associando e
    diferenciando os quadros de DI/TMF/TEA
  • Aprendizagem e comportamento alimentar
    o Seus marcos e sua integração com as entradas sensoriais e emocional e
    execução motora,
    o Características de perfil comportamental sensorial e cognitivo-linguístico da
    criança
    o Princípio da Responsividade e hábitos alimentares.
  • Avaliação é o padrão ouro para intervenção
    o Anamnese específica / Protocolos /vídeos solicitados / análise e as hipóteses
    levantadas/
    o Avaliação dinâmica,/Checklist/Relatório/Devolutiva aos pais/encaminhamento
  •  Intervenção pensando nas fases da deglutição e 4Cs objetivando desejo a e
    competência para novos hábitos alimentares.
    o Conhecer os atributos dos alimentos e as características alimentares da criança
    para expansão do cardápio.
    o Orientação parental e escolar
    o Organização do setting terapêutico e as ferramentas disponíveis e raciocínio
    de possíveis estratégias para cada eixo – sensorial/ discriminação/ práxis de
    alimentação nos casos de DT/ TMF/ TEA dependendo da individualidade do
    paciente.

Meio de Acesso à Aula Online

As aulas online serão disponibilizadas via internet através da Plataforma Zoom.

. Caso ainda não tenha uma conta registrada acesse zoom.us/signup;

. Para acessar a aula via computador, o aplicativo Zoom deve ser baixado e instalado através do endereço  https://zoom.us/download ;

. Para acessar a aula via smartphone, o aplicativo Zoom deve obtido através da App Store da Apple (IOS) ou Play Story (Android).

Com a conta criada e o aplicativo instalado, o aluno poderá acessar a aula no dia agendado. Para isso, receberá o ID e senha de cada aula assim como o material a ser disponibilizado pelo professor.

 

Acesso às Gravações da Aula

Caso o aluno tenha tido alguma dificuldade de acesso no dia da aula ou queira revê-la, para esse curso, oferecemos a possibilidade que a gravação das aulas sejam assistidas por até 60 (dias), contados do dia de sua realização.

Após esse período, o curso não estará mais disponível na plataforma e não poderá ser estendido.

Para isso, as gravações são disponibilizadas em até 24 horas da realização da aula na plataforma Fonotrade Academy cujo endereço de acesso é https://cursos.fonotrade.com.br..

Certificado de Participação 

O certificado, a Apostila e o Material Didático serão disponibilizados na Plataforma Fonotrade Academy, e poderão ser baixados pelo aluno.