Back
Aprimoramento

Curso On-Line – Avaliação do Sistema Vestibular – Rita Mor – Aprimoramento em Audiologia Clínica e Ocupacional – MODULO

  • Localização: FONOTRADE |
  • Coordenação Cientifica: LETICIA REIS BORGES IFANGER

  • Vagas: Limitadas |
  • Carga Horária: 130 h/a

Descrição

Aprimoramento em Audiologia Clínica e Ocupacional

Público-Alvo: Fonoaudiólogos e estudantes de fonoaudiologia.

13 módulos

 

Coordenação Científica

 

LETICIA REIS BORGES IFANGER – Mestre e Doutora em Ciências Médicas pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente / FCM-Unicamp. Doutorado sanduíche realizado no Departamento de Audiology e Speech Pathology na Universidade de Melbourne/Austrália. Professora de Audiologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Professora do Aprimoramento em Processamento Auditivo Central / CEFAC. Sócia-fundadora da Clínica Braincare – Campinas. Experiência em Audiologia Clínica com ênfase em Avaliação do Processamento Auditivo Central, Treinamento Auditivo, Avaliação Eletrofisiológica e Avaliação Vestibular.

 

Módulo I – 29/05/2021 – Anatomia e Fisiologia do Sistema Auditivo e Vestibular – Patologias da Audição

ALEXANDRE CESAR SANTOS DE REZENDE

Biólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestre e doutor em Morfofisiologia do Sistema Nervoso pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. De 2002 a 2009 desenvolveu projeto de pesquisa na área de Neurobiologia enfatizando o estudo da neuroregeneração em doenças neurodegenerativas e neurotraumas pelo Departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. De 1998 a 2018, atuou como professor de ciências e biologia no ensino fundamental, médio, pré-vestibular e técnico. Atualmente, é docente na área de Neurociência aplicada a Educação pela PUC-Campinas e pelo Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE) e Neuromarketing pela INOVA Business School. É coordenador da Faculdade de Pedagogia da Unità Faculdade coordena a Pós-Graduação em Metodologias Ativas em São Paulo e região pelo IBFE. Atua também como professor de Fisiologia, Biofísica, Histologia, Biologia Celular e Processo Ensino-Aprendizagem na Vida Universitária junto a Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Desde 2013 desenvolve na PUC-Campinas, Prática de Formação visando o estudo do cérebro na aprendizagem e memória, intitulada Neurociência e Educação. Realiza anualmente palestras, conferencias e oficinas sobre Neurociência e Educação em Escolas, Universidades e Congressos. É professor de Neurofisiologia no curso de Pós-Graduação em Neuropsicologia da Infância junto a Universidade Estadual de Campinas ? UNICAMP, desde 2014. Além disso, é o professor responsável do curso de extensão Mente, Cérebro e Envelhecimento e Neurociência e Qualidade de Vida junto a Universidade da Terceira Idade da PUC-Campinas e do curso de extensão em Neurobiologia da Aprendizagem pela PUC-Campinas, desde 2014.

Módulo II – 26/06/2021 – Avaliação Audiológica Onfantil: EOA, Audiometria Condicionada, PEATE e AASI

ELAINE SOARES

possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1995), mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2000) e doutorado em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Atualmente pós-doutoranda em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em AUDIOLOGIA INFANTIL, atuando principalmente nos seguintes temas: emissões otoacústicas, eletrofisiologia da audição, emissões otoacústicas, próteses auditivas e implante coclear.

Módulo III – 31/07/2021 – Avaliação Audiológica: Audiometria, Mascaramento Clínico, Imaitanciometria e Diagnóstico

LETICIA REIS BORGES IFANGER

Módulo IV- 28/08/2021 – Eletrofisiologia: Potenciais Evocados Auditivos de Curta, Média e Longa Latência 

CARLA GENTILE

possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1988), mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1993) e doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1998). É bolsista de produtividade em pesquisa pelo CNPq (nível 2) desde 2007, passando para nível 1D em 2013 e para nível 1B em 2017, e professor da Universidade de São Paulo desde 1998, atuando também como membro da Comissão de Graduação do Curso de Fonoaudiologia da FMUSP desde a mesma data. Obteve seu título de Livre-Docente pela Universidade de São Paulo em 2011. Tem experiência na área de Audiologia, com ênfase em Potenciais Evocados Auditivos, atuando principalmente nos seguintes temas: audição, avaliação audiológica e eletrofisiológica da audição, potenciais evocados auditivos de curta latência (potencial evocado auditivo de tronco encefálico), potenciais evocados auditivos de média latência, potenciais evocados auditivos de longa latência (potencial cognitivo).

 

Módulo V- 25/09/2021 – Perda Auditiva em Adultos e Idosos: AASI, Zumbido e Envelhecimento

CRHISTIANE COUTO

possui graduação em Fonoaudiologia pela Escola Paulista de Medicina – UNIFESP (1989), mestrado em Ciências pelo curso de Física da Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Ciências (Fisiopatologia Experimental) pelo curso de Medicina da Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor doutor da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Audiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico audiológico, prótese auditiva, mensuração com microfone sonda, acústica do sistema auditivo.

Módulo VI – 30/10/2021 – Implante Coclear e Próteses Ancoradas

VALERIA GOFFI

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1983), mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1992) e doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1997). Finalizou pós doutorado pelo Departamento de Oftalmologia e Otorrinolaringologia da Faculdade de Medicina da USP em 2014. Atualmente é fonoaudiólogo do Cancer Center. Hospital do Câncer e celestista do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Fonoaudiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: implante coclear, paralisia facial, paralisia facial periférica, reabilitação e deficiente auditivo. http://www.researcherid.com/rid/K-9530-2014

Módulo VII – 27/11/2021 – Avaliação do Processamento Auditivo Central

MAURA LIGIA SANCHES

CONTEÚDO GERAL:

Funcionamento das Vias Auditivas Centrais

Avaliação das Vias Auditivas Centrais

Testes Auditivos Centrais

Composição do Protocolo de Avaliação

Interpretação dos Achados:

Análise Quantitativa  e Qualitativa

Fechamento Diagnóstico

Possui mestrado em Ciências Otorrinolaringológicas pela Universidade Federal de São Paulo (2002). É graduada em Fonoaudiologia e atua, principalmente, na Avaliação do Processamento Auditivo e na Habilitação/Reabilitação de Comprometimentos de Funções Auditivas Centrais. Principais áreas de interesse: processamento auditivo, linguagem, dislexia, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtorno de aprendizagem verbal e não-verbal, adaptação de prótese auditiva em crianças, adultos e idosos com comprometimento de funções auditivas centrais.

Módulo VIII – 11/12/2021 – Avaliação do Sistema Vestibular

Módulo IX – 22/01/2022 – Reabilitação do Sistema Vestibular

RITA MOR

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1973) e Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2003). Fonoaudióloga clínica e Supervisora de estágios na área de Audiologia e Otoneurologia para Fonoaudiólogos e residentes em Otorrinolaringologia do Hospital do Servidor Público Municipal, entre 1974 até 2001. Desde 2000 coordenadora do Ambulatório de Audiologia Clínica e Otoneurologia do Cefac Pós Graduação em Saúde e Educação. Este Ambulatório oferece cursos de atualização para graduados em Fonoaudiologia e Médicos Otorrinolaringologistas e do Trabalho durante todo o ano desde a sua implantação. Atende em média 1000 pacientes/ano e colabora na atualização de cerca de 300 profissionais/ano distribuídos entre os diversos formatos de cursos oferecidos (extensão, observação e especialização). Coordenadora do curso de Aprimoramento em Diagnóstico Auiológico desde 2006 e do curso de Capacitação em Avaliação e Reabilitação Vestibular no ano de 2009. Professora titular do Cefac Pós Graduação em Saúde e Educação das matérias de Avaliação Auditiva Básica e Avançada; Avaliação e Reabilitação dos distúrbios do Equilíbrio. Ex-vice-coordenadora do Comitê de Equilíbrio da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. Ex-coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa do Cefac Pós Graduação em Saúde e Educação até 2011. Colaboradora com o parecer a respeito da competência do Fonoaudiólogoa na Atuação Fonoaudiológica na Avaliação e Reabilitação Vestibular de acordo com o Parecer CRFa. 2ª Região/SP Nº 01/2009. Experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Audiologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: audição, tontura, epidemiologia, zumbido, ruído e berçários hospitalares.

 

 

Módulo X – 19 de Fevereiro 2022 – Audiologia Ocupacional – Implantação do Programa de Conservação Auditiva em Empresas I 

Módulo XI – 19 de Março 2022 – Audiologia Ocupacional – Implantação do Programa de Conservação Auditiva em Empresas I e II

Módulo XII –  30 de Abril 2022 – Audiologia Ocupacional – Gerenciamento Audiológico e Perícia I 

Módulo XIII – 21 de Maio 2022 – Audiologia Ocupacional – Gerenciamento Audiológico e Perícia II 

ALICE PENNA

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987), mestrado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública – USP (2000) e doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública – USP (2007). É fonoaudióloga do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST/SP), órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo subordinado ao Centro de Controle de Doenças (CCD), onde participa de atividades relacionadas à vigilância e notificação dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, bem, como participa das atividades de implantação e acompanhamento da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador. É coordenadora e supervisora do Programa de Aprimoramento Profissional em Saúde do Trabalhador Multiprofissional orientando trabalhos técnicos e científicos aos bolsistas que ingressam anualmente neste Programa no CEREST/SP com bolsa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo administrada pela Fundação do Desenvolvimento e Aprimoramento Profissional (FUNDAP).É coordenadora e docente dos cursos de especialização em audiologia e saúde do trabalhador do CEFAC Saúde e Educação, onde desenvolve pesquisas na área de audiologia clínica e ocupacional, distúrbios da voz relacionados ao trabalho, Saúde Coletiva e epidemiologia dos Distúrbios da Comunicação. Ministra as seguintes disciplinas em cursos de pós-graduação: audiologia clínica e ocupacional, gestão de programas de conservação auditiva, epidemiologia dos agravos à saúde do trabalhador e dos distúrbios da comunicação, metodologia científica. Fonoaudióloga da equipe do check-up clínico do Hospital do Coração.

 

 

 

 

 

Meio de Acesso à Aula Online

As aulas online serão disponibilizadas via internet através da Plataforma Zoom.

. Caso ainda não tenha uma conta registrada acesse zoom.us/signup;

. Para acessar a aula via computador, o aplicativo Zoom deve ser baixado e instalado através do endereço  https://zoom.us/download ;

. Para acessar a aula via smartphone, o aplicativo Zoom deve obtido através da App Store da Apple (IOS) ou Play Story (Android).

Com a conta criada e o aplicativo instalado, o aluno poderá acessar a aula no dia agendado. Para isso, receberá o ID e senha de cada aula assim como o material a ser disponibilizado pelo professor.

 

Possibilidade de Acesso as Gravações da Aula

Caso o aluno tenha tido alguma dificuldade de acesso no dia da aula ou queira revê-la, para esse curso, oferecemos a possibilidade que a gravação das aulas sejam assistidas por até 45 (dias), contados do dia de sua realização.

Para isso, as gravações são disponibilizadas em até 72 horas da realização da aula na plataforma Fonotrade Academy cujo endereço de acesso é fonotrade.eadbox.com/login.

 

Certificado de Participação

O certificado de participação será emitido para os alunos que assistirem no mínimo 75% das aulas on-line – Ao vivo no zoom ou através das gravações em nossa plataforma Fonotrade Academy.

O certificado, a Apostila e o Material Didático serão disponibilizados na Plataforma Fonotrade Academy, e poderão ser baixados pelo aluno.