Aprimoramento

Curso On-Line – Aprimoramento em Gerontologia com enfoque na Clínica Fonoaudiológica – Mensalidade

  • Localização: FONOTRADE |
  • Coordenação Cientifica: Dra Karin Zazo e Dra Maria Angelica Sanchez

  • Vagas: Limitadas |
  • Carga Horária: 65 H

Descrição

Curso On-Line – Aprimoramento em

Gerontologia com enfoque na Clínica Fonoaudiológica.

Curso cadastrado e pontua para prova de Títulos

              Coordenação Científica :

Karin Zazo Ortiz e Maria Angélica dos Santos Sanchez

 

Público-Alvo: Fonoaudiólogos e estudantes de fonoaudiologia.

 

Karin Zazo Ortiz – ( CRFª 2- 5663)

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Fede
ral de São Paulo (1990), especialização (1991), mestrado (1995) e doutorado (2000) em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo. Realizou pós-doutorado em neurociências no setor de neurologia do comportamento da UNIFESP-EPM (2005). Fellow junto à University of Pittsburgh desde 2013. Atualmente é professor associado do departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de São Paulo e Coordenadora do Curso de Graduação em Fonoaudiologia . Coordena o grupo de pesquisa de estudos em Neuropsicolingüística do CNPq. Tem experiência na área de transtornos neurológicos adquiridos da fala e da linguagem, com ênfase em Neurociências, atuando principalmente nos seguintes temas: afasias,agrafias e dislexias adquiridas, apraxia, disartria, transtornos da memória e do cálculo, bem como estudo e padronização de procedimentos para avaliação de fala e de linguagem no adulto. Fundadora e Coordenadora do Laboratório de Neuropsicolingüística da UNIFESP. Recebeu o 1o prêmio Nacional de destaque em Linguagem conferido pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

Maria Angélica dos Santos Sanchez

Assistente Social. Especialização em planejamento e saúde do idoso – ENSP / FIOCRUZ. Mestre e Doutora em Ciências pela FCM-UERJ. Mestre em Psicopedagogía de La Educación – Universidad de La Habana. Titulada como Especialista em gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Professora visitante da Faculdade de Ciências Médicas (2014
– 2016). Presidente do departamento de gerontologia da SBGG-RJ (2012-2014). Presidente do departamento nacional de gerontologia da SBGG (2014-2016). Docente e coordenadora do módulo de metodologia científica do curso de Especialização em Geriatria e Gerontologia – UERJ. Pesquisadora colaboradora do laboratório de pesquisa em envelhecimento humano – GeronLab / UERJ. Coordenadora do curso de especialização em gestão geriátrica e gerontológica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Tem experiência na área de Saúde coletiva e epidemiologia, com ênfase em Saúde do idoso, atuando principalmente nos seguintes temas: envelhecimento humano.

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Você sabe como atua ou tem interesse na área de gerontologia?

As pessoas costumam confundir gerontologia com geriatria, mas existe uma grande diferença. Os geriatras são os médicos titulados pela SBGG/AMB ou os médicos que fizerem residência em Geriatria.

O gerontólogo é o egresso do curso de graduação em Gerontologia. E, os Especialistas em Gerontologia são todos aqueles profissionais das diversas áreas do conhecimento habilitados, através de cursos de especialização no campo do envelhecimento humano. E, são formados para gerir a atenção ao envelhecimento e estudar aspectos biológicos, psicológicos e sociais da velhice. Porém, interagem entre si e com os geriatras.

Esses profissionais como: Fonoaudiólogos, Psicólogos, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Assistentes Sociais, Terapeutas Ocupacionais, entre outros, visam à prevenção e a intervenção para garantir a melhor qualidade de vida possível dos idosos até o momento final da sua vida:

-Na prevenção: propõe intervenções que se antecipem aos problemas mais comuns e orienta condições adequadas para um envelhecimento com qualidade.

-Na ambientação: orienta a criação de condições ambientais para uma vida com qualidade.

– Na reabilitação: propõe intervenções quando ocorreram perdas que são resgatáveis e, quando irreversíveis, orienta a criação de condições individuais e ambientais para uma vida digna.

Nos cuidados paliativos: propõe intervenções quando ocorrem doenças progressivas e irreversíveis, com atenção estendida aos familiares, visando o maior bem-estar possível.

São especialistas em Gerontologia pela SBGG, aqueles que participam do concurso para a obtenção do título, realizado anualmente pela SBGG. O Conselho Federal de Fonoaudiologia e a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia emitem o título de especialista em parceria com a SBGG.

Para obter esse título é necessário construir uma trajetória e juntar pontos em atividades de aprimoramento profissional. Nosso curso está cadastrado na SBGG e pontua para a prova de títulos.

Então, se você se preocupa com um envelhecimento saudável dos seus pacientes, está na área correta. Estudos mostram crescimento da população idosa no país, buscando novas conquistas, prazeres, satisfação e realização pessoal, fazendo da gerontologia objeto em crescimento e sucesso.

Conteúdo Programático

Corpo docente confirmado:

Carolina Rebellato – ( CREFITO 3-7157 TO )

Professora adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Terapia Ocupacional pelo Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos (2012). Especialista em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Especialista em Saúde Pública e Envelhecimento pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (2003). Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Experiência em gerontologia no âmbito ambulatorial, domiciliar, centro-dia e em instituições de longa permanência. Prática em gestão de cuidadores de idosos em instituições de longa permanência. Experiência em ministrar aulas e treinamentos e em sistemas de qualidade na área da saúde (ISO 9000, ISO 14000 e Joint Commission Interrnational). Principais áreas de atuação: Terapia Ocupacional, Gerontologia, Participação Social, Tecnologia Assistiva e Cuidados Paliativos.

Cláuber Laham – ( CRM 97215 SP )

Especialista em Geriatriae Clínica Médica ; Formado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina ; (1994-1999) Residências Médicas: Clínica Médica no Hospital São Paulo da Unifesp (2001-2002); Geriatria e Gerontologia no Hospital São Paulo da Unifesp ;(2002-2004) ;Médico Colaborador da UNIFESP e Preceptor de Residentes no Ambulatório de Cardiogeriatria e no Residencial Israelita Albert Einstein pela Disciplina de Geriatria e Gerontologia da Universidade Federal de São Paulo (2004-2007); Títulos de Especialista pela AMB: Clínica Médica (Sociedade Brasileira de Clínica Médica) e Geriatria (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia)

Glaucia Cristina de Campos

Possui graduação em Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1996), mestrado em Ciências pela Fundação Oswaldo Cruz (2009) e Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é pesquisadora colaboradora do Laboratório de Envelhecimento Humano Mario Sayeg e do grupo de pesquisa PENSA-UFES. Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Nutrição e Saúde Pública e Gerontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: gerontologia,epidemiologia nutricional, saúde coletiva e nutrição clínica.

Igor de Matos Pinheiro- ( CREFITO 114.018-F )

Graduado em Fisioterapia pela Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, Especialista em Reabilitação Neurofuncional pela Faculdade Social da Bahia, Mestre e Doutor em Processos Interativos dos Órgãos e Sistemas pela Universidade Federal da Bahia. Preceptor da Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa e Fisioterapeuta da Educação Permanente das Obras Sociais Irmã Dulce. Coordenador e Docente do curso de Pós-graduação em Gerontologia e da Pós-graduação em Cuidados Paliativos da Faculdade IDE – Salvador. Membro Associado e Titulado em Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – SBGG. Membro Associado da Associação Brasileira de Fisioterapia em Gerontologia ? ABRAFIGE. Associado e Secretário Adjunto da Associação Brasileira de Alzheimer – regional Bahia (gestão 2018-2021). Secretário Adjunto da Associação Brasileira de Alzheimer – Nacional (gestão 2017-2020). Professor da Faculdade UNICEUSA, da Faculdade FACSAL e da UNIME – Lauro de Freitas. Possui experiência assistencial na área de Geriatria e Gerontologia, Neurologia, Fisioterapia Aquática e Fisioterapia Hospitalar.

Luciana Passuello do Vale Prodomo – (  CRFa 2-8665  )

Fonoaudióloga formada pela Universidade Federal de São Paulo (1996); Especialista em Voz (enfoque em Reabilitação Fonoaudiológica em Cabeça e Pescoço) pela Irmandade da Santa Casa de São Paulo (1999); Mestre em Ciências (Fisiopatologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (2003); Doutora em Ciências (Oncologia) pela Fundação Antonio Prudente (2010); Pós-Graduanda em Administração Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo. Titular do Departamento de Fonoaudiologia do Hospital AC Camargo por 8 anos; Fonoaudióloga responsável pelo Serviço de Fonoaudiologia (Setor Adulto) do Hospital Geral de Itapevi/Cruzada Bandeirante São Camilo por 5 anos; Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Geral de Itapevi (2 anos). Atua principalmente nas seguintes áreas da Fonoaudiologia: Avaliação e Tratamento dos Distúrbios da Voz (Disfonias) e da Deglutição (Disfagias); Videofluoroscopia da Deglutição; Análise Acústica da Voz e da Fala.

Maura Lígia Sanchez – ( CRFa 2-2376  )

Possui mestrado em Ciências Otorrinolaringológicas pela Universidade Federal de São Paulo (2002). É graduada em Fonoaudiologia e atua, principalmente, na Avaliação do Processamento Auditivo e na Habilitação/Reabilitação de Comprometimentos de Funções Auditivas Centrais. Principais áreas de interesse: processamento auditivo, linguagem, dislexia, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtorno de aprendizagem verbal e não-verbal, adaptação de prótese auditiva em crianças, adultos e idosos com comprometimento de funções auditivas centrais.

Thiago Ferreira de Sousa -– (  CRFa 4 – 9773  )

Concluiu o Doutorado em Educação Física, em 2014 e o Mestrado em Educação Física em 2011, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina, na área de Atividade Física relacionada à Saúde. Atualmente é docente do magistério superior da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Editor de seção da Revista Brasileira de Ciência e Movimento e Membro do Conselho Editorial dos Arquivos de Ciências do Esporte. É revisor de periódicos indexados, como a Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde e Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano. Tem experiência no ensino de componentes com foco em atividades físicas e esportes, gestão e administração esportiva. Desenvolve pesquisas com foco no estilo de vida de universitários e ações intervencionistas voltadas para a cultura do esporte.

 

Meio de Acesso à Aula Online

As aulas online serão disponibilizadas via internet através da Plataforma Zoom.

. Caso ainda não tenha uma conta registrada acesse zoom.us/signup;

. Para acessar a aula via computador, o aplicativo Zoom deve ser baixado e instalado através do endereço  https://zoom.us/download ;

. Para acessar a aula via smartphone, o aplicativo Zoom deve obtido através da App Store da Apple (IOS) ou Play Story (Android).

Com a conta criada e o aplicativo instalado, o aluno poderá acessar a aula no dia agendado. Para isso, receberá o ID e senha de cada aula assim como o material a ser disponibilizado pelo professor.

 

Possibilidade de Acesso as Gravações da Aula

Caso o aluno tenha tido alguma dificuldade de acesso no dia da aula ou queira revê-la, excepcionalmente  para esse curso, oferecemos a possibilidade da gravação das aulas estarem disponíveis e sejam assistidas durante todo o período do curso. Isto é, as aulas estarão na plataforma disponíveis para revisão até o junho de 2022.

Como o prazo é bem extenso, após esse período, não será mais possível acessar as gravações!

Para isso, as gravações são disponibilizadas em até 48 horas da realização da aula na plataforma Fonotrade Academy cujo endereço de acesso é fonotrade.eadbox.com/login.

 

Certificado de Participação

O certificado de participação será emitido para os alunos que assistirem no mínimo 75% das aulas on-line – Ao vivo no zoom ou através das gravações em nossa plataforma Fonotrade Academy.

O certificado, a Apostila e o Material Didático serão disponibilizados na Plataforma Fonotrade Academy, e poderão ser baixados pelo aluno.