Back
Aprimoramento

Curso Online – ADAPTAÇÃO DE ATIVIDADES E PROVAS ESCOLARES METODOLOGIA CDRA – CLASSIFICAÇÃO DIGITAL PARA REENQUADRAMENTO DE APRENDIZAGEM- MAPEAMENTO E INTERVENÇÃO – Prof.ª  Rosana Mendes Ribeiro

  • Localização: FONOTRADE |
  • Coordenação Cientifica: Profa Dra Rosana Mendes Ribeiro

  • Ministrante: Profa Dra Rosana Mendes Ribeiro

  • Vagas: Limitadas |
  • Carga Horária: 120.00

Descrição

 

ADAPTAÇÃO DE ATIVIDADES E PROVAS ESCOLARES

METODOLOGIA CDRA – CLASSIFICAÇÃO DIGITAL PARA REENQUADRAMENTO DE APRENDIZAGEM- MAPEAMENTO E INTERVENÇÃO

Coordenação:

Prof.ª  Rosana Mendes Ribeiro – Fonoaudióloga/Neuroeducadora – Crfa-2-7427

Organização: FONOTRADE

Sobre o curso

Falar em diversidade, em salas heterogêneas e em Necessidades Educacionais Especiais é rotina do professor, porém colocar em prática um real trabalho que fuja das atividades homogêneas e concretizem o universo da diversidade tem sido um desafio na educação

Este curso foi pensado para praticar efetivamente a diversidade em sala de aula, objetivando a retomada e fortalecimento do vínculo professor/família/estudante e aprendizagem.

Toda a programação foi pensada de forma clara, com soluções que permitirão a você professor visualizar diferentes grupos em sua sala de aula e trabalhar de forma natural dentro das possibilidades da sua turma vislumbrando uma aprendizagem efetiva.

Serão 12 módulos com discussões atuais do cenário da educação, com apresentação de soluções práticas seguidas de instrumentos para a concretização das mesmas, englobando ensino Básico, ensino Fundamental I, ensino Fundamental II e ensino Médio.

Objetivo

Apresentar um novo campo de atuação no mercado. Explorar a diversidade escolar de forma prática. Compreender e aplicar estratégias práticas de adaptação curricular e de provas escolares para alunos com dificuldades escolares, transtornos funcionais e deficiência intelectual.

Público Alvo

Destina-se a todos os profissionais interessados em aprofundar-se no tema, como: fonoaudiólogos, psicólogos, pedagogos,professores, psicopedagogos, coordenadores pedagógicos e supervisores, e todos os que atuam na área da educação.

ROSANA MENDES RIBEIRO

Graduada em Fonoaudiologia, pós-graduada em Neuroeducaçâo, Doutoranda em Ciências da Saúde e Educação. Integrante do GI3TES-Laboratório de Investigação Europeia Multidisciplinar de Saúde e Educação.

 

PROGRAMA

MÓDULO 01:

  • Introdução e Apresentação da Metodologia CDRA / Reflexão sobre os Conceitos de Diversidade Escolar e Laudos Clínicos

MÓDULO 02:

  • O Vínculo Afetivo entre Professores e Alunos no Processo Ensino-Aprendizagem

MÓDULO 03:

  • Apresentação do Protocolo CDRA – Classificação Digital para Reenquadramento de Aprendizagem (Questionário Pontuado)

MÓDULO 04:

  • Dificuldades Escolares, Transtornos Funcionais e Deficiências Intelectuais, no que diferem?
  • MÓDULO 05:
    • Bases Cognitivas e Funcionamento Cerebral de Alunos com Dificuldades Escolares

    MÓDULO 06:

    • Oficina: Confecção de Prova Adaptada para Alunos do Grupo II – Verde – Tendência à Dificuldades Escolares

    MÓDULO 07:

    • Funcionamento Cerebral em Alunos com Transtornos Funcionais — Especificamente Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

    MÓDULO 08:

    • Funcionamento Cerebral em Alunos com Transtornos Funcionais — Especificamente Dislexia
    • MÓDULO 09:
      • Funcionamento Cerebral em Alunos com Transtornos Funcionais — Especificamente Transtorno do Espectro Autista (TEA)

      MÓDULO 10:

      • Oficina: Confecção de Prova Adaptada para Alunos do Grupo III – Laranja – Tendência a Transtornos Funcionais

      MÓDULO 11:

      • Funcionamento Cerebral em Alunos com Deficiência Intelectual (DI)

      MÓDULO 12:

      • Oficina: Confecção de Prova Adaptada para Alunos do Grupo IV – Vermelho – Tendência a Déficits Intelectuais
      • INCLUSOS 03 ENCONTROS PRESENCIAIS