Aprimoramento

Curso Online: Aprimoramento em Processamento Auditivo e Clínica Fonoaudiológica – Nova Turma 2020 – Inscrição

  • Localização: CEFAC |
  • Coordenação Cientifica: Maura Ligia Sanchez


Descrição

Descrição do Curso

Aprimoramento em Processamento Auditivo e Clínica Fonoaudiológica: Implicações para Avaliação e Planejamento Terapêutico 

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA:

Maura Ligia Sanchez
Fonoaudióloga, formada pela UNIFESP, Mestre em Ciências Otorrinolaringológicas pela UNIFESP. Coordenadora e Professora do CEFAC – Centro de Pós-Graduação em Saude e Educação. Pesquisadora na área das funções auditivas centrais. Fonoaudióloga clínica, responsável pela avaliação de processamento auditivo do Centro Diagnóstico Fleury Medicina e Saúde.

INTRODUÇÃO:
Ouvir tem início com a detecção de um estímulo acústico, envolvendo uma série de eventos neurofisiológicos e químicos ao longo do sistema auditivo. Para uma acurada interpretação da informação auditiva, são necessários mecanismos e processos cognitivos e neurofisiológicos mediados pela ação do Sistema Nervoso Auditivo Central.

A Avaliação do Processamento Auditivo oferece informações sobre maturidade, organização e funcionamento das vias auditivas centrais responsáveis pela análise dos estímulos auditivos – linguísticos e não verbais.

Indivíduos com Transtorno do Processamento Auditivo apresentam dificuldade em usufruir da informação auditiva para se comunicar e aprender. A dificuldade pode ocorrer por déficit em diversas habilidades auditivas, de maneira que cada indivíduo pode apresentar um padrão único de comprometimento que será evidenciado pelos resultados da Avaliação do Processamento Auditivo.

A identificação de possíveis comprometimentos no processamento da informação auditiva, possibilita a compreensão das causas subjacentes às queixas de comunicação e aprendizagem de indivíduos que buscam tratamento. A compreensão das causas subjacentes às queixas possibilita a elaboração de programas de habilitação/reabilitação adequados às necessidades do indivíduo.

JUSTIFICATIVA:
As informações da avaliação das funções auditivas centrais elucidam como ocorre o processamento da informação auditiva que é a base da comunicação e da aprendizagem. Esse curso se propõe a tornar acessível ao fonoaudiólogo clínico o entendimento e as aplicações do processamento auditivo na diversidade da atuação de sua clínica.

OBJETIVO:
· Entender a indicação e as aplicações da avaliação do processamento auditivo;
· Relacionar o processamento auditivo e suas alterações aos diversos transtornos da comunicação oral e escrita;
· Interpretar os achados da avaliação do processamento auditivo e aprender a usar essas informações no diagnóstico e na elaboração do planejamento terapêutico dos transtornos da comunicação oral e escrita;
· Conhecer a aplicação do treino auditivo formal e de recursos tecnológicos envolvendo o PA na clínica fonoaudiológica.

PÚBLICO ALVO: 
Fonoaudiólogos.

 

Programa:

1. Processamento auditivo central e suas bases neurofisiológicas. Profa Fga Me Maura Sanchez CRFa 1411  04/07/2020

Anatomofisiologia do sistema auditivo periférico e central. Neurofisiologia do sistema nervoso auditivo central. Imageamento funcional e estrutural do sistema nervoso auditivo central. Relação entre funções neuropsicológicas gerais e o processamento da informação auditiva: organização perceptual, velocidade de processamento, atenção e memória. Definição dos mecanismos fisiológicos e das habilidades auditivas pesquisadas na avaliação do PAC.

2. Avaliação comportamental do processamento auditivo central. Profa Fga Me Maura Sanchez CRFa 1411  01/08/2020

Apresentação do protocolo de testes comportamentais verbais e não verbais, monóticos e dicóticos empregados para avaliação do PAC. Instruções sobre a forma de apresentação do teste, registro e parâmetros de normalidade e cálculo dos resultados.

3. Diagnóstico dos transtornos do processamento auditivo central: como  interpretar os resultados do PAC. Profa Fga Me Maura Lígia Sanchez  CRFa 1411 05/09/2020

Interpretação dos resultados, considerando-se os valores de referência para cada teste, o desempenho em teste específico frente aos testes do protocolo, usando a análise intra e inter testes; e o desempenho na avaliação do PAC em relação quadro clínico geral do paciente, relacionando achados, sintomas e queixas. Discussão: A Bateria mínima oferece todas as informações necessárias para entendermos o que está acontecendo com os nossos Pacientes? Classificação dos transtornos do processamento auditivo central. Estudo de casos clínicos.

4. Discussão de casos. Profa Fga Me Maura Lígia Sanchez  CRFa 1411  03/10/2020

Aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas anteriores considerando os achados da Avaliação Auditiva Periférica e Central. Mais casos clínicos

5. Avaliação eletrofisiológica do processamento auditivo central. Profa Fga Dr Letícia Reis Borges  CRFa 1350  14/11/2020

Apresentação do protocolo de avaliação eletrofisiológica do PAC, potenciais evocados de curta, média e longa latência, potenciais de estado estável, supressão de emissões otoacústicas.  A importância da avaliação eletrofisiológica do PAC, aplicação dos testes mostradas no próprio aparelho, discussão de casos clínicos e revisão da literatura atualizada no assunto.

6. Tratamento dos transtornos do processamento auditivo central. Profa Fga Maura Lígia Sanchez CRFa 1411 12/12/2020

Apresentação de programas gerais de tratamento direcionados às disfunções diagnosticadas com demonstração de vários materiais.

Apresentação do editor de som Audacity como instrumentos facilitador de criação de material de estimulação para as vias de comunicação e aprendizagem.

7. PAC  e as alterações da linguagem oral e da fala. Profa Fga Me Maura Lígia Sanchez CRFa 1411  01/2021

Estabelecimento de relações entre o processamento auditivo central e o processamento e a organização das representações fonológicas e semânticas. Implicações dessas relações no  diagnóstico dos transtornos da fala e linguagem oral e no planejamento terapêutico, tanto na seleção de estratégias efetivas para intervenção como no acompanhamento da evolução do tratamento. Estudo de casos clínicos.

8. PAC  e as alterações da leitura/escrita e da aprendizagem. Profa Fga Me Maura Lígia Sanchez  CRFa 1411  02/2021

Estabelecimento de relações entre o processamento auditivo central e o processo de aquisição de leitura e escrita, o diagnóstico dos transtornos de leitura e escrita e a intervenção. Discussão da relação entre o desenvolvimento auditivo e as habilidades metalinguísticas envolvidas na leitura e escrita.   O déficit no processamento fonológico e a dislexia do desenvolvimento. Estratégias envolvendo habilidades auditivas para terapia em leitura e escrita. Estudo de casos clínicos.

9. Processamento da informação não verbal e as alterações de fluência e voz. Profa Fga Dra Letícia Reis Borges CRFa 1350   03/2021

Estabelecimento das relações entre o processamento da informação não verbal no diagnóstico e tratamento de transtornos de fluência, voz e do hemisfério não especializado em linguagem.

10. PAC e as alterações de função executiva. Profa Fga Me Maura Lígia Sanchez  CRFa 1411 04/2021

Estabelecimento da relação entre o processamento auditivo central e os transtornos de função executiva como o TDAH e  os déficits de memória de curto prazo, memória operacional e evocação de informações armazenadas. Discussão sobre a comunicação considerando o processamento bottom-up e top-down. Discussão sobre o tratamento e avaliação de indivíduos que fazem uso de medicação. Estudo de casos clínicos.

11. PAC em adulto e idoso. Profa Fga Me Maura Lígia Sanchez  CRFa 1411   05/2021

Comprometimento periférico, lesões neurológicas e envelhecimento. Processamento auditivo central, atenção e memória na vida adulta e no envelhecimento. Estratégias de intervenção terapêutica. Estudo de casos clínicos.

12. Aula prática de Avaliação Comportamental do Processamento Auditivo Central – Diagnóstico. Profa Fga Me Maura Lígia Sanchez      CRFa 1411  06/2021

Realização de Avaliação do Processamento Auditivo Central e Avaliação de Linguagem de um paciente trazido pelos alunos. Os alunos irão anotar os resultados, fazer a análise dos resultados e  fazer o relatório dos exames. As Avaliações serão realizadas pela professora.

13. O treinamento auditivo acusticamente controlado. Profa Fga Me Maura Lígia Sanchez  CRFa 1411 07/2021

Indicações e aplicações do treinamento auditivo na clínica fonoaudiológica. Como potencializar o treinamento auditivo com a abordagem neurocognitiva. Estratégias para o treinamento de habilidades auditivas centrais. Apresentação dos protocolos para treino auditivo baseados nos achados da Avaliação do Processamento Auditivo Central. Estudo de casos clínicos. Elaboração dos Programas de Habilitação do Paciente da aula anterior.