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Aprofundamento

Curso Online Avançado:  “Multidimensionalidade  e atualizações dos distúrbios da fluência: teoria e prática clínica”

  • Localização: FONOTRADE |
  • Coordenação Cientifica: Fga Dra Ignês Maia

  • Vagas: Limitadas |
  • Carga Horária: 50 h/a

Descrição

 

CURSO AVANÇADO: “MULTIDIMENSIONALIDADE E ATUALIZAÇÕES DOS DISTÚRBIOS DA FLUÊNCIA: Teoria e a Prática Clínica”

Coordenação: Cristiane Canhetti de Oliveira

 

Módulos Data Tema Professor
I 14/11/20 Pressupostos teóricos da multidimensionalidade dos distúrbios da fluência e introdução a taquifemia Cristiane Moço Canhetti de Oliveira
II 05/12/20 Processo diagnóstico e terapia da taquifemia Cristiane Moço Canhetti de Oliveira
III 16/01/21 Neurociências dos distúrbios da fluência Anelise Junqueira Bohnen
IV 27/02/21 Processo diagnóstico da gagueira Mirela Silveiro Pollini Caputo
V 20/03/21 Terapia para crianças que gaguejam Mirela Silveiro Pollini Caputo
VI 17/04/21 Terapia para adolescentes e adultos que gaguejam Anelise Bohnen e Astrid Muhle Moreira Ferreira

 

Corpo Docente:

Anelise Junqueira Bohnen

  • Licenciada em Música pelo Instituto de Artes da UFRGS
  • Mestre em Fonoaudiologia pelo Ithaca College, USA, 1979)
  • Doutora em Letras: área de Estudos em Linguagem/Linguística Aplicada, UFRGS, (2009) com a tese intitulada: Estudo das palavras gaguejadas por crianças e adultos: caracterizando a gagueira como um distúrbio de linguagem

Experiência clínica na área da fluência e seus distúrbios em consultório de Fonoaudiologia, desde 1980.

  • Presidente do Instituto Brasileiro de Fluência – IBF.

 

Astrid Moreira Ferreira

  • Fonoaudióloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. (1991).
  • Mestre em Distúrbios da Comunicação pela Universidade Católica de São Paulo (2000), com a dissertação intitulada: Produção de Sentido sobre Comunicação do Executivo: uma investigação fonoaudiológica.
  • Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (2019), com a tese intitulada: Estudos para uma Proposta de Feedback de Suavização e Prolongamento da Fala da Pessoa que Gagueja.
  • 25 anos de experiência clínica na área da fluência e seus distúrbios em consultório de Fonoaudiologia.
  • Diretora Científica do Instituto Brasileiro de Fluência – IBF.

Cristiane Canhetti de Oliveira

  • Fonoaudióloga pela Universidade do Sagrado Coração (1989).
  • Mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996), com a dissertação intitulada: “Aspectos Temporais da Fala Fluente de Gagueira: avaliação aerodinâmica acústica”.
  • Doutora em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (ano), com a tese intitulada: “Gagueira Familial: Aspectos Fonoaudiológicos e Genéticos”.
  • 28 anos de experiência clínica, na docência e na pesquisa na área da fluência e seus distúrbios.
  • Colaboradora do Instituto Brasileiro de Fluência – IBF.

Mirela Pollini Caputo

  • Fonoaudióloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (ano).
  • Mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2017), com a dissertação intitulada: “Gagueira: relação entre grau de severidade com características vocais e configuração do trato vocal”.
  • 15 anos de experiência clínica na área da fluência e seus distúrbios em consultório de Fonoaudiologia.
  • Colaboradora do Instituto Brasileiro de Fluência – IBF.

 

 Módulo I: 14 de novembro

Pressupostos teóricos da multidimensionalidade dos distúrbios da fluência e introdução a taquifemia

Ministrante: Cristiane Canhetti de Oliveira

Este módulo visa discutir sobre:

  • Os processos de comunicação, fala e fluência, bem como a relevância de entender e trabalhar a gagueira e a taquifemia, como distúrbios neurobiológicos, multidimensionais, complexos e intermitentes.
  • Os principais modelos que preconizam a respeito da multidimensionalidade dos distúrbios da fluência.
  • As manifestações clínicas da taquifemia e da taquilalia.
  • O processo diagnóstico da taquifemia;
  • Relatórios fonoaudiológicos, e;
  • Discussão de casos clínicos: (1) gagueira, (2) taquifemia e (3) gagueira e taquifemia associada.

 

Módulo II: 05 de dezembro

Processo diagnóstico e terapia da taquifemia

Ministrante: Cristiane Canhetti de Oliveira

Neste módulo o participante aprenderá sobre:

  • O diagnóstico diferencial entre taquifemia e taquilalia;
  • O diagnóstico diferencial entre gagueira, taquifemia e gagueira e taquifemia associada (casos clínicos).
  • O processo terapêutico: objetivos gerais e específicos, estratégias terapêuticas para cada objetivo com a realização de atividades práticas a fim de propiciar a aprendizagem.
  • Os desafios da telefonoaudiologia no atendimento de pessoas com taquifemia.

 

 Módulo III: 16 de janeiro de 2021

Neurociência dos distúrbios da fluência: estudos recentes

Ministrante: Anelise Junqueira Bohnen

Este módulo abordará:

  • As investigações longitudinais mais recentes sobre o desenvolvimento do cérebro de crianças que gaguejam;
  • Atualizações da neurociência nas pessoas que gaguejam;
  • O uso e a importância dos fatores de risco na gagueira persistente;
  • Gagueira encoberta;
  • Identificação de comorbidades, e
  • Como melhorar os resultados da avaliação e do tratamento a partir destes conhecimentos.

 

 Módulo IV: 27 de fevereiro de 2021

Processo diagnóstico da gagueira

Ministrante: Mirela Pollini Caputo

            O participante aprenderá neste módulo os seguintes conteúdos:

  • As etapas do processo diagnóstico da gagueira e seus respectivos objetivos;
  • Os fatores de risco para a gagueira;
  • O instrumento que permite classificar a gravidade da gagueira;
  • Os protocolos que viabilizam o conhecimento dos impactos da gagueira, e;
  • Modelos de relatórios fonoaudiológicos.

 

Módulo V: 20 de março de 2021

Terapia para crianças que gaguejam

Ministrante: Mirela  Pollini Caputo

Os conteúdos que serão abordados neste módulo são:

  • Orientação familiar;
    • Orientação a professores;
    • Terapia fonoaudiológica para a gagueira infantil com a prática de estratégias terapêuticas para atendimento presencial e remoto;
    • Terapia fonoaudiológica para os casos de comorbidade de gagueira e transtorno do processamento auditivo central.

 

Módulo VI: 17 de abril de 2021

Terapia para adolescentes e adultos que gaguejam

Ministrante: Anelise Junqueira Bohnen e Astrid Moreira Ferreira

Neste módulo se estudará:

  • Diferenças e semelhanças entre processos e programas, a fim de identificar as melhores opções para a pessoa que gagueja e qualificar o planejamento terapêutico; esse tema foi abordado no módulo 4 do CB, não ficará repetitivo?
  • Terapia fonoaudiológica nos casos de gagueira e bilinguismo.
  • Recursos tecnológicos utilizados na terapia de adolescentes e os adultos serão discutidos e vivenciados na prática, e
  • Apresentação de caso clínico para discussão de estratégias e abordagens, praticando formatos e o uso adequado das plataformas para viabilizar terapias remotas e presenciais.

 

Meio de Acesso à Aula Online

As aulas online serão disponibilizadas via internet através da Plataforma Zoom.

. Caso ainda não tenha uma conta registrada acesse zoom.us/signup;

. Para acessar a aula via computador, o aplicativo Zoom deve ser baixado e instalado através do endereço  https://zoom.us/download ;

. Para acessar a aula via smartphone, o aplicativo Zoom deve obtido através da App Store da Apple (IOS) ou Play Story (Android).

Com a conta criada e o aplicativo instalado, o aluno poderá acessar a aula no dia agendado. Para isso, receberá o ID e senha de cada aula assim como o material a ser disponibilizado pelo professor.

 

Possibilidade de Acesso as Gravações da Aula

Caso o aluno tenha tido alguma dificuldade de acesso no dia da aula ou queira revê-la, para esse curso, oferecemos a possibilidade que a gravação das aulas sejam assistidas por até 30 (dias), contados do dia de sua realização.

Para isso, as gravações são disponibilizadas em até 24 horas da realização da aula na plataforma Fonotrade Academy cujo endereço de acesso é fonotrade.eadbox.com/login.

 

Certificado de Participação

Para os alunos inscritos nesse curso e tenham 75% de presença no momento que as aulas sejam ministradas, será emitido e encaminhado um certificado digital pela Fonotrade para o aluno comprovando a sua participação.

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