Aprimoramento em Neuroaprendizagem -Letramento e métodos de alfabetização – Jaime Zorzi

Coordenação Científica

Profº. Drº. Jaime Luiz Zorzi
Especialização na área da Linguagem, formado em fonoaudiologia pela PUCSP, em 1976. Mestre em Distúrbios da Comunicação pela PUCSP, em 1988. Doutor em Educação pela UNICAMP, área da Metodologia do Ensino, em 1997. Ex-docente dos cursos de Fonoaudiologia da PUCSP e da Faculdade de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Coordenador e professor dos Cursos de Especialização em Linguagem e Educação do CEFAC – Centro de Pós-Graduação em Saúde e Educação, São Paulo. Pesquisador nas áreas de desenvolvimento da linguagem oral infantil e de aprendizagem da leitura e da escrita.

Profª Drª Telma Pantano
Fonoaudióloga, Psicopedagoga, Especialista em Linguagem, Mestre e Doutora em Ciências pela FMUSP, Pesquisadora pelo Serviço de Psiquiatria da Infância e adolescência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.


Descrição do Curso

JUSTIFICATIVA:
A Neuroeducação abrange um campo interdisciplinar de conhecimentos envolvendo, entre outras, a neurociência, a pedagogia, a fonoaudiologia e a psicologia, tendo em vista desenvolver métodos de ensino eficazes e com sólida base científica.

Embora seja uma ciência relativamente nova, a Neuroeducação tem experimentado grande crescimento mundial na medida em que, tendo como objetivo criar melhores condições de ensino e aprendizagem, procura levar, para a prática diária dos educadores, descobertas importantes sobre os processos de aprendizagem, memória, atenção, processamento de informações, aquisição da linguagem oral e escrita e outros conhecimentos acerca do desenvolvimento humano. A escola deve ser, por excelência, o espaço ideal para a aprendizagem. Porém, quem ensina deve ser capaz de dominar, além do conteúdo que professa, conhecimentos a respeito de como as informações que estão sendo passadas são processadas pelo cérebro do aprendiz, a ponto de garantir a assimilação, a manutenção na memória, a recuperação e o uso de tais informações. Dificilmente uma aprendizagem sólida, duradoura e de qualidade pode ser alcançada sem tal base de conhecimentos. Deve-se considerar, ainda, as diferenças pessoais, os diversos estilos de aprendizagem e os possíveis transtornos que afetam a aprendizagem, o desempenho escolar e a própria adaptação social, como é o caso da deficiência mental, do autismo, dos distúrbios de aprendizagem e da dislexia.

A Neuroeducação tem, como um de seus propósitos, compreender tais diferenças e analisar o impacto de tais transtornos sobre o aprendizado dos alunos, tendo em vista formar os educadores, não só para que possam detectar tais problemas mas, principalmente, para que se tornem capazes de desenvolver melhores estratégias de ensino e de aprendizagem.

OBJETIVO:
Conduzir, de forma prática e aplicada, profissionais ligados à área da educação, ao conjunto de conhecimentos que compõem a Neuroeducação. no sentido de formá-los para que possam identificar, compreender e criar estratégias que possa desenvolver e estimular processos neurocognitivos fundamentais envolvidos no ato de aprender, criando métodos eficazes de ensino-aprendizagem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Compreender as bases neurocientíficas dos processos envolvidos na aprendizagem;
• Identificar perfis neuropsicológicos na normalidade e nos principais transtornos do desenvolvimento que podem prejudicar a aprendizagem;
• Desenvolver e aplicar, nas práticas diárias de ensino, conhecimentos e estratégias neurocientíficas que garantam um melhor processo de ensino-aprendizagem;
• Desenvolver estratégias de ensino que possam ser aplicadas na educação especial visando a inclusão escolar e social.

PÚBLICO ALVO: 
Fonoaudiólogos, Psicopedagogos, Psicólogos,Pedagogos e demais profissionais envolvidos com a educação e aprendizagem.

PROGRAMA:
1) Função executiva, memória e atenção: aplicação em programas educacionais e clínicos
2) A avaliação dos processos de leitura e escrita e a caracterização dos problemas de aprendizagem: dislexia, transtornos de aprendizagem e dificuldades escolares
3) Como classificar os problemas em sala de aula e como preparar avaliações adaptadas para cada perfil de dificuldade
4) Processamento cognitivo linguístico na aprendizagem da escrita: como ensinar ortografia
5) Transtorno do espectro do autismo (TEA) e deficiência intelectual: desafios para a aprendizagem e educação
6) Distúrbios neuropsiquiátricos e seus impactos na aprendizagem
7) Como trabalhar a compreensão e a produção de textos
8) Compreendendo o bilinguismo na perspectiva da neuroaprendizagem
9) Compreendendo o processamento auditivo no contexto do ensino e da aprendizagem
10) Letramento e métodos de alfabetização
11) Alfabetização matemática

Informações

Duração

11 módulos de 110h/a

Início

27 de Outubro 2018

Duração

11 módulos de 110h/a

Módulos

27 de outubro Distúrbios neuropsiquiátricos e seus impactos na aprendizagem Rafael Cintra
15 de Dezembro Processamento cognitivo linguístico na aprendizagem da escrita: como ensinar ortografia Jaime Zorzi
2019
19 de Janeiro Compreendendo o processamento auditivo no contexto do ensino e da aprendizagem Maura Sanchez
02 de Fevereiro Função executiva, memória e atenção: aplicação em programas educacionais e clínicos Flavia Foz
16 de Março Como trabalhar a compreensão e a produção de textos Flavia Foz
27 de Abril Como classificar os problemas em sala de aula e como preparar avaliações adaptadas para cada perfil de dificuldade Cristiane Nunes
25 de Maio Compreendendo o bilinguismo na perspectiva da neuroaprendizagem Roberta Barrabás
15 de Junho Letramento e métodos de alfabetização Jaime Zorzi
27 de Julho A avaliação dos processos de leitura e escrita e a caracterização dos problemas de aprendizagem: dislexia, transtornos de aprendizagem e dificuldades escolares Simone Capellini
24 de Agosto Alfabetização matemática Adriana Gabanini
28 de Setembro Transtorno do espectro do autismo (TEA) e deficiência intelectual: desafios para a aprendizagem e educação Katia Badin

Dias

Um sábado ao mês

Horários

Sábado das 8h30 às 17h

Mensalidade

Matrícula: R$ 120,00 – 50% de desconto na taxa de matricula.
Mensalidade: R$ 657,00 para pagamento antecipado até o dia 07 de cada mês ou R$ 720,00 para pagamento até o dia 20.

Informações: Cefac Rio de Janeiro: 21-2287-0696 / 2247-6018 - WhatsApp (21) 98920-5769 [email protected] - Home page do Cefac do Rio de Janeiro - www.fonotrade.com.br

OBS: consulte desconto para grupos acima de 3 pessoas.

ATENÇÃO: É reservado ao CEFAC, o direito de cancelamento do curso, caso não seja atingido o número mínimo de alunos necessários para abertura do mesmo.

Inscrições

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Detalhes do Curso
  • Data final
    10/04/2019 17:00
  • Status