Início: 28 de agosto – GAGUEIRA: ETIOLOGIA, AVALIAÇÃO E TRATAMENTO PARA CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS

Ministrante

ANELISE JUNQUEIRA BOHNEN
CRIISTIANE MOÇO CANHETTI DE OLIVEIRA
MIRELA POLLINI CAPUTO


Coordenação Científica

IGNÊS MAIS RIBEIRO


Descrição do Curso

GAGUEIRA: ETIOLOGIA, AVALIAÇÃO E TRATAMENTO PARA CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS

Objetivos:

Fornecer, ao fonoaudiólogo, conhecimentos atualizados sobre DISTÚBIOS DE FLUÊNCIA com base nos conhecimentos mais recentes das neurociências.  Esses conhecimentos permitirão que se aprimore o raciocínio clínico, os critérios de avaliação e os processos de tratamento sobre estes distúrbios que afetam 5% de crianças e 1% de adultos no país.

Público-Alvo: Profissionais fonoaudiólogos com diploma de graduação.

 

Coordenação: IGNÊS MAIS RIBEIRO

Graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com mais de 40 de experiência clínica e didática;

Mestre em Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo;

Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia;

Foi professora e supervisora de estágio da Universidade de São Paulo – USP;

Foi docente do Curso de Maestria em Linguagem e Trastornos del Habla no Centro Peruano de Audición y Lenguaje, Lima, Peru

Foi coordenadora e docente do Curso de Especialización in Tartamudez y Otros Trastornos del Habla no Centro Peruano de Audición y Lenguaje, Lima, Peru.

Membro Fundador do Comitê Nacional de Fluência da Fala – da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e ex-Membro da sua diretoria,

Membro Fundador, ex-presidente e atual Diretora Clínica do Instituto Brasileiro de Fluência – IBF;

Participação em congressos, simpósios e cursos na área da Fluência da Fala;

Diversas participações na mídia discutindo temas da Fonoaudiologia, especialmente Gagueira;

 

Objetivos:

Fornecer, ao fonoaudiólogo, conhecimentos atualizados sobre DISTÚBIOS DE FLUÊNCIA com base nos conhecimentos mais recentes das neurociências.  Esses conhecimentos permitirão que se aprimore o raciocínio clínico, os critérios de avaliação e os processos de tratamento sobre estes distúrbios que afetam 5% de crianças e 1% de adultos no país.

Público-Alvo: Profissionais fonoaudiólogos com diploma de graduação.

 

Programa:

Módulo 1: 29 de agosto

ETIOLOGIA DA GAGUEIRA E PRÁTICA EM AVALIAÇÃO DA FLUÊNCIA

Docente: ANELISE JUNQUEIRA BOHNEN

Conteúdos:

Conteúdos:

  1. Etiologia dos Distúrbios de Fluência e suas relações com neurociências e os processos de desenvolvimento da linguagem oral.
  1. Diagnóstico diferencial entre Disfluências, Pseudo-gagueira, Gagueira por lesão neurológica, Gagueira do neurodesenvolvimento e Taquifemia.
  1. Princípios e práticas de avaliação dos distúrbios da fluência

Dados curriculares

ANELISE JUNQUEIRA BOHNEN

Licenciada em Música pelo Instituto de Artes da UFRGS, ênfase em Musicoterapia.

Mestre em Fonoaudiologia pelo Ithaca College, USA.

Fonoaudióloga clínica desde 1980 – CRFa 7-5587

Especialista em gagueira pela Fundação Americana de Gagueira e Northwestern University.

Doutora em Letras pelo Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com tese sobre as características das palavras gaguejadas.

Especialista em Fluência pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia

Autora do livro Sobre a Gagueira, artigos e vários capítulos de livros.

Ex-coordenadora do Comitê de Fluência da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia-SBFa.

Membro da International Fluency Association.

Pesquisadora e membro do Conselho Consultivo Científico do Parlo Institute, Alemanha.

Coordenadora Internacional e Professora do Curso de Especialización em Disfluencias da Universidade de Concepción, Chile.

Foi docente do Curso de Especialización in Tartamudez y Otros Trastornos del Habla no Centro Peruano de Audición y Lenguaje, Lima, Peru.

Foi professora do curso de graduação em fonoaudiologia;

Presidente do Instituto Brasileiro de Fluência-IBF.

 

 

Módulo II: 12 de setembro

TERAPIA PARA CRIANÇAS QUE GAGUEJAM

Docente: CRIISTIANE MOÇO CANHETTI DE OLIVEIRA

Conteúdos:

  1. Habilidades e competências do fonoaudiólogo para atendimento da gagueira infantil.
  2. Aprendendo o raciocínio clínico da terapia da gagueira infantil e a definição e sequência dos objetivos terapêuticos, por meio de apresentação e discussão de casos clínicos.
  3. Como fazer da família um parceiro eficaz na promoção da fluência.
  4. Intervenção precoce: como viabilizar e seus possíveis resultados.
  5. Terapia integrada para os escolares que gaguejam.
  6. Técnicas e estratégias específicas para a intervenção na gagueira infantil: discussão de materiais tradicionais e tecnológicos utilizados na terapia.

 Dados curriculares

CRIISTIANE MOÇO CANHETTI DE OLIVEIRA

Experiência de 27 anos como na docência e na clínica direcionada para os distúrbios da fluência.

Autora de diversos artigos científicos, capítulos de livros e organizadora e autora do livro “Terapia Fonoaudiológica para Pré-escolares com Gagueira” publicado em 2020.

Aprimoramento pela Stuttering Foundation of America .

Colaboradora do Instituto Brasileiro de Fluência – IBF.

Coordenadora do Laboratório de Estudos da Fluência – LAEF – UNESP.

Doutora em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004).

Mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996).

Fonoaudióloga  e professora assistente doutora do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. P

Professora e orientadora do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia (Conceito 4 – CAPES) .

Foi vice-coordenadora do Comitê de Fluência do Departamento de Linguagem da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.

Foi docente do Curso de Especialización in Tartamudez y Otros Trastornos del Habla no Centro Peruano de Audición y Lenguaje, Lima, Peru

 

Módulo III – 17 de outubro

TERAPIA PARA ADOLESCENTES E ADULTOS QUE GAGUEJAM

Docente:

 Conteúdos:MIRELA POLLINI CAPUTO

  1. Gagueira no adolescente e adulto: além dos bloqueios, repetições e movimentos associados.
  2. Abordagem compreensiva dos aspectos subjetivos da gagueira.
  3. Abordagens terapêuticas para adultos e adolescentes que gaguejam.
  4. Vivência prática de estratégias de dessensibilização da gagueira.
  5. Vivência prática de estratégias de Modificação da gagueira.
  6. Vivência prática de estratégias de Suavização da fala.

 Dados curriculares

MIRELA POLLINI CAPUTO

Experiência de 27 anos como na docência e na clínica direcionada para os distúrbios da fluência.

Autora de diversos artigos científicos, capítulos de livros e organizadora e autora do livro “Terapia Fonoaudiológica para Pré-escolares com Gagueira” publicado em 2020.

Aprimoramento pela Stuttering Foundation of America .

Colaboradora do Instituto Brasileiro de Fluência – IBF.

Coordenadora do Laboratório de Estudos da Fluência – LAEF – UNESP.

Doutora em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004).

Mestre em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996).

Fonoaudióloga  e professora assistente doutora do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. P

Professora e orientadora do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia (Conceito 4 – CAPES) .

Foi vice-coordenadora do Comitê de Fluência do Departamento de Linguagem da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.

Foi docente do Curso de Especialización in Tartamudez y Otros Trastornos del Habla no Centro Peruano de Audición y Lenguaje, Lima, Peru

 

Bibliografia

ANJOS, H.O.; MARCONATO, E..; OLIVEIRA, C.M.C. Terapia Fonoaudiológica para pré-escolares com gagueira. Ribeirão Preto. Booktoy, 2020.

BOHNEN, AJ. Fazendo Terapia para Crianças que Gaguejam e Orientando suas Famílias. In: Ribeiro, IM (ed.). Conhecimentos Essenciais para Atender Bem a Pessoa com Gagueira. 2ª Ed. Cap. IV. São José dos Campos. Pulso Editorial, 2005:53 -69.

BOHNEN, AJ; RIBEIRO, IM; FERREIRA, AM. Processos de intervenção nos distúrbios de fluência. Cap 23, 242-252. In: Lamonica, DAC; Oliveira e Britto, DB (ed.). Tratado de Linguagem: perspectivas contemporâneas. Editora Booktoy, São Paulo, 2017.

CHMELA, K.A.; REARDON, N. The school-age child who stutters: working effectively with attitudes and emotions. Memphis: Stuttering Foundation of America, 2005. Publication n. 5.

GUITAR, B. Stuttering: an integrated approach to its nature and treatment. 4th. ed. Baltimore: Lippincott Williams & Wilkins, 2014.

NEUMANN, K. et al. Cortical plasticity associated with stuttering therapy. Journal of Fluency Disorders, v. 30, n. 1, p. 23-39, 2005.

OLIVEIRA, C.M.C. Terapia fonoaudiológica na gagueira infantil. In: GIACHETI, C.M.; GIMENIZ-PASCHOAL, S.R. (ed). Perspectivas multidisciplinares em fonoaudiologia: da avaliação à intervenção. Marília: Cultura Acadêmica, 2013.  p. 333-356.

OLIVEIRA, C.M.C. Terapia para gagueira. In: BERRETIN-FÉLIX, G.; ALVARENGA, K.F.; CALDANA, M.L.; SANT’ANA, N.C.; SANTOS, M.J.D.; SANTOS, P.R.J. (org.). (Re)Habilitação fonoaudiológica: avaliação da eficácia. São José dos Campos: Pulso; 2009. p. 113-24.

OLIVEIRA, C.M.C. et al. Familiar counseling and its effects on childhood stuttering. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 15, n. 1, p. 115-125, 2010.

ONSLOW, M.; O´BRIAN, S. Management of childhood stuttering. Journal of Paediatrics and Child Health, v. 49, n. 2, p. 112-115, 2013.

RIBEIRO, I.M.org. Conhecimentos Essenciais para Atender Bem a Pessoa com Gagueira – e-book http://books.google.com.br/books/about/Gagueira.html?id=HcVQT0kVa64C&redir_esc=y

ROCHA, EMN. Gagueira: Conversa com os professores. In: http://www.gagueira.org.br/arquivos/livreto_para_professores.pdf

WALTON, P. Fun with fluency for the school-age child. Austin, Texas: PRO-ED, 2013.

WALTON, P.; WALLACE, M. Fun with fluency: direct therapy with the young child. Bisbee, AZ: Imaginar, 1998

YAIRI, E.; SEERY, C.H. Stuttering: foundations and clinical applications. 2nd. ed. Boston: Pearson, 2015.

YARUSS, J.S. Evaluating and treating school-aged children who stutter. Seminars in Speech and Language, v. 31, n. 4, p. 262-271, 2010.

YARUSS, J.S. Key concepts in stuttering treatment: school-age children who stutter. 2009. Disponível em: http://www.ohioslha.org/ContinuingEducation/08SpeakerHandouts/SC20-Fluency-JScottYaruss.pdf

YARUSS, J.S.; COLEMAN, C.E.; QUESAL, R.W. Stuttering in school-age children: a comprehensive approach to treatment. Language, Speech and Hearing Services in School, v. 43, n. 4, p. 536-548, 2012.

 

 

 

 

 

 

 

 

Informações

Datas

29/08 – Módulo I
12/09 – Módulo II
17/10 - Módulo III

Horários

Sábado - 8:30 as 17:00H

Vagas

30

Investimento

Profissionais: 03 mensalidades de R$ 450,00
Aluno ou ex alunos CEFAC/FONOTRADE : R$ 430,00
a 1a mensalidade pode ser efetuada através de depósito bancário para garantia da sua vaga. as outras duas mensalidades deverão ser pagas através de boleto para o dia 10 de setembro e 10 de outubro.
Dados bancários:
Itau
AG: 3850
C/C: 46189-2
Favorecido: Alegra Hadid

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