Abordagem fonoaudiológica no TEA – Transtorno do espectro do autismo – Fga Katia Badin – Esp. Linguagem com Ênfase nos Distúrbios de Aprendizagem e na Atuação em Âmbito Educacional – Turma 2019

Coordenação Científica

Dr. Jaime Luiz Zorzi


Descrição do Curso

COORDENAÇÃO CIENTÍFICA:
Prof. Dr. Jaime Luiz Zorzi: Especialização na área da Linguagem, formado em
fonoaudiologia pela PUCSP, em 1976. Mestre em Distúrbios da Comunicação pela
PUCSP, em 1988. Doutor em Educação pela UNICAMP, área da Metodologia do
Ensino, em 1997. Ex-docente dos cursos de Fonoaudiologia da PUCSP e da
Faculdade de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Coordenador e professor dos Cursos de Especialização em Linguagem e Educação
do CEFAC – Centro de Pós-Graduação em Saúde e Educação, São Paulo.
Pesquisador nas áreas de desenvolvimento da linguagem oral infantil e de
aprendizagem da leitura e da escrita.

OBJETIVOS: O objetivo deste curso é o de preparar o fonoaudiólogo, em termos
teórico-práticos, para poder realizar avaliação, diagnóstico e terapia nos
casos de alterações da linguagem oral e escrita, dos distúrbios de
aprendizagem, assim como torna-lo apto a integrar equipes educacionais ou
multiprofissionais para atuação conjunta ou para prestar trabalho de
assessoria/orientação.

Grande demanda na fonoaudiologia concentra-se nas alterações encontradas na
oralidade, principalmente na infância ou idade pré-escolar, como no caso dos
distúrbios específicos da linguagem e nos transtornos globais do
desenvolvimento. As alterações de linguagem também estão presentes nas
dislexias e outros distúrbios de aprendizagem, os quais requerem grande
atenção uma vez que nestes casos a alfabetização e o domínio da linguagem
escrita em geral também estarão comprometidos. Complementarmente,
encontramos as alterações de linguagem decorrentes de quadros neurológicos,
principalmente na idade adulta, como é o caso das afasias/ apraxias
adquiridas e outros transtornos neurológicos evolutivos.

Os distúrbios da linguagem oral, da linguagem escrita e da aprendizagem, em
todas as suas manifestações, representam um grande campo de trabalho, nem
sempre bem explorado. De modo especial tais distúrbios aproximam o
fonoaudiólogo das áreas do desenvolvimento infantil e da aprendizagem
escolar. Dessa forma, faz-se necessário que ele se prepare para um trabalho
que também vá além da abordagem clínica e tenha uma conotação educacional e
desenvolvimentista.

PÚBLICO ALVO: O fonoaudiólogo que busca aprimorar suas habilidades como clínico e
consultor e quer desenvolver habilidades para realizar pesquisas
científicas.

CORPO DOCENTE PREVISTO:
Prof. Dr. Vicente Assencio
Profa. Dra. Adriana Gurgueira Profa. Mestre Ignês Maia
Profª Maura Sanchez

Profa. Dra. Sandra Pires
Profa. Dra. Flávia Benevidez
Profa. Dra. Simone Capellini
Profa. Especialista Rosana Mendes
Prof. Dr. Jaime Zorzi
Profa. Especialista Adriana Vanisia

Informações

Duração

500H/aula
25 módulos de 20 horas/aula

Início

17 e 18 de maio

Duração

500H/aula
25 módulos de 20 horas/aula

Módulos

17 e 18 de maio Alterações de Linguagem na infância: fatores de risco, diagnóstico diferencial, repercussões sobre as dificuldades e transtornos de aprendizagem Simone Hage
28 e 29 de junho Abordagem fonoaudiológica da gagueira Cristiane Oliveira
19 e 20 de julho Procedimentos de avaliação de linguagem na infância: aspectos comunicativos, linguísticos e psicolinguísticos Simone Hage
23 e 24 de agosto Neurociência e educação: uma abordagem diferenciada para melhorar a escola e a aprendizagem Vicente Assêncio
27 e 28 de setembro Avaliação e terapia de linguagem na deficiência auditiva Valderez Prass Lemes
25 e 26 de outubro Intervenção fonoaudiológica nas Alterações de Linguagem na Infância Luciana Maximino
29 e 30 de novembro Avaliação diagnóstico e terapia das alterações de fala de origem fonológica Adriana Gurgueira
13 e 14 de dezembro Metodologia Científica I Fabricia Lois
2020
janeiro Comunicação suplementar e alternativa Sandra Pires
fevereiro Abordagem fonoaudiológica no TEA – Transtorno do espectro do autismo Katia Badin
março Leitura-escrita e os transtornos de aprendizagem: dislexia, distúrbios de aprendizagem, discalculia e TDAH Flavia Foz
abril Metodologia Científica II Fabricia Lois
maio Políticas públicas de educação, acessibilidade e a atuação fonoaudiológica nos programas e propostas educacionais de inclusão e educação especial Debora Lodi
junho Atividades Práticas: Procedimentos de avaliação nas alterações da linguagem escrita Simone Capellini
inicio julho Abordagem fonoaudiológica na deficiência intelectual Katia Badin
agosto Atividades Práticas: Apresentação e discussão de resultados de aplicações de provas nas alterações de leitura e escrita Simone Capellini
setembro Atuação fonoaudiológica na educação e aprendizagem I: desenvolvimento do letramento Adriana Vanisia
outubro Atuação fonoaudiológica na educação e aprendizagem II: infantil e etapas iniciais do fundamental, com foco na alfabetização Jaime Zorzi
novembro Atuação da fonoaudiologia na educação e aprendizagem III: atividades para consolidação de competências em leitura e escrita Flavia Foz
dezembro Estratégias para a estimulação da linguagem e as funções executivas Simone Capellini
2021
janeiro Processamento Auditivo no contexto clínico e educacional: impactos sobre a linguagem e a aprendizagem; estudos de caso Maura Sanchez
fevereiro Atuação do fonoaudiólogo na educação e aprendizagem IV: Adaptações curriculares para alunos com diferentes tipos de transtornos de aprendizagem A confirmar
março Metodologia Científica III Fabricia Lois
abril Ética e bioética Karla Anacleto
maio Supervisão, discussão e apresentação de atividades extra-classe Jaime Zorzi
OBS: O PROGRAMA PODERÁ SER ALTERADO SEM AVISO PRÉVIO

Dias

Uma Sexta e um Sábado ao Mês

Horários

6ª feira: de 8:30H às 19:00 H
Sábado: De 8:00H às 16:00H

Mensalidade

O valor da inscrição é 60,00 (valor com 50% de desconto)
R$ 657,00 - vencimento até 07 de cada mês
R$ 720,00 - vencimento até o dia 20 de cada mês
Oferecemos 10% desconto nas mensalidades para grupos de no mínimo 03
alunos.

Inscrições

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