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Aprimoramento com Foco na Avaliação e Reabilitação das Disfagias


  • Modalidade

On- Line Ao Vivo

  • Área de Conhecimento

Disfagia

  • Datas
13, 20/03/2024 e 03/04 - 10,17 e 24/04/2024 - 08, 15 e 22/05/2024 - 05, 12 e 19/06/2024 - 03, 10 e 17/07/2024 - 14, 21 e 28/08/2024 - 04, 11 e 18/09/2024 - 02, 09 e 16/10/2024 - 06, 11 e 13/11/ 2024 Duração: 9 Módulos - 9 meses - 3 encontros mensais Horários: 19:00h às 22:00h
  • Carga Horária
80 H - Valendo Pontuação para Titulo de Especialista. Acesso às gravações por 14 meses
  • Público-Alvo

Fonoaudiólogos

Ministrantes:

Luciana Passuello

Luciana Passuello

Fonoaudióloga formada pela Universidade Federal de São Paulo (1996)

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Renata Guedes

Renata Guedes

Possui graduação em Fonoaudiologia pela UNCISAL (2005

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Lica Sugueno

Lica Sugueno

Lica Arakawa-Sugueno é fonoaudióloga clínica da Foco-Fono, concluiu o mestrado em Ciências (Fisiopatologia Experimental) em 2002 e Doutorado em Ciências (Clínica Cirúrgica) em 2008, ambos pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

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Irene Netto

Irene Netto

Atualmente é fonoaudióloga colaboradora do Hospital Sirio Libanês - SP.

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Tamara Elisa Rocha Braga

Tamara Elisa Rocha Braga

Mestranda em Ciências Fonoaudiológicas

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Marina Padovani

Marina Padovani

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1997), especialista em Voz pelo CFFa, Mestrado e Doutorado em Ciências (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2005 e 2011).

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Mariana Saconato

Mariana Saconato

Fonoaudióloga especialista em UTI Adulto Atua no Instituto de Infectologia Emílio Ribas como responsável técnica da equipe de Fonoaudiologia e como membro titular do Comitê de Ética e Pesquisa, da Comissão de Controle de Infeccão Hospitalar e da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional.

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Maíra Lobo

Maíra Lobo

Fonoaudióloga graduada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

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Capacitar os fonoaudiólogos a avaliar, diagnosticar, tratar e gerenciar adequadamente pacientes com distúrbios de deglutição.
Orientar o trabalho em equipe multidisciplinar para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Atualizar o profissional em relação às novas pesquisas, técnicas e tecnologias relacionadas ao tratamento da disfagia, garantindo assim um atendimento de qualidade e eficaz.

Disfagia é um distúrbio comum e desafiador que afeta muitos pacientes. Melhorar a capacidade de diagnosticar, tratar e gerenciar a disfagia pode trazer benefícios significativos para a qualidade de vida dos pacientes, bem como para a prática profissional do fonoaudiólogo.
Existem diferentes tipos de disfagia, que podem ser classificados de acordo com a sua causa e localização. Alguns dos principais tipos de disfagia incluem:
Disfagia Orofarínge, Esofágica, Neurogica, Mecânica, Neuromusculares, Pediátricas , entre outras.

Cada tipo de disfagia requer uma abordagem específica de avaliação e tratamento, por isso é importante que os fonoaudiólogos estejam capacitados e aprimorados para lidar com as diversas formas desse distúrbio da deglutição. Além disso, estar atualizado e qualificado nessa área específica pode abrir portas para oportunidades de trabalho e aprimoramento profissional.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Curso totalmente reformulado

Mais prático

9 meses

3 encontros mensais

Prepare-se para 2024
Aprimoramento On-Line – Ao vivo-

Início: 13/03/2024

    • Módulo I – Março  13 – 20/03 e 03/04 – Dra Luciana Passuello – CRFa 2-8665 – 19:00h às 22:00h

    Fonoaudióloga do Instituto Luciana Passuello
    Especialista em Voz pela Santa casa SP
    Mestre em Ciências pela USP
    Doutora em Ciências em Oncologia pela Fundação Antonio Prudente

    Entendendo o normal e suas variações para tratar o alterado

    Paradigmas e o conceito de deglutição normal
    • Estruturas anatômicas envolvidas na deglutição: quais são, como identificá-las, qual sua função na deglutição
    • Entendendo a fisiologia muscular e sua importância na deglutição
    • Neurofisiologia da deglutição:
    a. Como a fase antecipatória pode influenciar na dinâmica da deglutição?
    b. Fisiologia da mastigação e impactos na eficiência e segurança
    c. Os Esfíncteres da deglutição
    d. A influência da consistência alimentar na biomecânica da deglutição
    e. Fase faríngea: controvérsias sobre o Disparo da fase faríngea; Mecanismos de proteção das vias aéreas; Ter Estase, Penetração laríngea e/ou aspiração laringotraqueal é normal?
    f. Como a fase esofágica pode interferir na dinâmica da deglutição?
    g. Controle central da deglutição: papel das estruturas no controle neurológico

    h. Nervos cranianos envolvidos na deglutição


    • Módulo II – Abril – 10 – 17 – 24  – Dra Renata Guedes –  (CRFa 2-9104-4) – 19:00h às 22:00h
      –Fonoaudióloga Clínica e Hospitalar;
      Especialista em Disfagia e em Motricidade Orofacial em Oncologia pelo AC Camargo Cancer Center;
      Mestre e Doutora em Ciências – Oncologia pelo AC Camargo Cancer Center;
      Pós-doutora pela Universidade da Flórida – Swallowing Systems Core Laboratory.Avaliação clínica e instrumental da Deglutição
    • Aula 1: ATUALIDADES E NOVOS DIRECIONAMENTOS NA AVALIAÇÃO CLÍNICA DA DEGLUTIÇÃO

      – A importância da anamnese e do histórico clínico
      – Rastreamento x Avaliação: o que é o que?
      – Avaliação clínica: principais pontos e protocolos utilizados
      – Como escolher a melhor estratégia para avaliação funcional da deglutição?
      – Marcadores indiretos na avaliação clínica
      – Parâmetros objetivos para uma avaliação subjetiva
    • Aula 2: EXAMES INSTRUMENTAIS COMPLEMETARES NA AVALIAÇÃO DA DEGLUTIÇÃOQuais as opções de avaliação instrumental disponíveis e por que utilizá-las?
      – Videoendoscopia da Deglutição (VED/FEES)
      – Videofluoroscopia da Deglutição
      – Outros exames possíveis e como utilizá-los na prática clínica.
    • Aula 3: CASOS CLÍNICOS E TREINAMENTO PARA ANÁLISE E LAUDO DE EXAMES INSTRUMENTAIS
      • Módulo III – Maio 08 – 15 – 22 – Dra Lica Arakawa-Sugueno (CRFa 2-8307) – 19:00h às 22:00h
    • Fonoaudióloga da Clínica FOCO-FONO
      Docente voluntária da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP
      Especialista em Voz pelo CFFa, curso no CEV
      Mestre em Ciências pela FMUSP
      Doutora em Ciências pela FMUSP
    • • Aula I – Aspectos específicos da investigação funcional da deglutição em pacientes com câncer de cabeça e pescoço
    • Aula II – Propostas de reabilitação da disfagia nessa população, envolvendo estratégias para sequelas da radioterapia.

      Aula III –
      Discussão de casos
    • Módulo IV – Junho 05 – 12 – 19 – Irene de Pedro Netto – CRFa 2-2514-6 –  19:00h às 22:00h –

       

      Doutora em Ciências da Saúde UNIFESP EPM
      Mestre em Neurociências UNIFESP EPM
      Especialista em Motricidade orofacial pelo CFFa

    • AVALIAÇÃO E TERAPIA NOS PACIENTES TRAQUEOSTOMIZADOS
    • – Fisiologia da deglutição do paciente traqueostomizado e seu impacto
    • -Como avaliar o paciente traqueostomizado-Indicação e tipos de cânulas-Quando e como iniciar alimentação por via oral- Blue Dye Test (quando usar?): protocolo, indicação e contra-indicação-
    • Papel do fonoaudiólogo  na decanulação e no desmame da ventilação mecânica
    • – Protocolos de decanulação- Qual o raciocínio clínico a ser utilizado na escolha da abordagem  terapêutica- Oferecer ou não via oral com o “cuff” insuflado? Condutas discutidas quanto a alimentação;
    • – Manuseio da válvula de fala nos pacientes com e sem ventilação mecânica, benefícios/indicações e contra indicações.
    • Workshop Raciocínio Clínico na prescrição dos exercícios em Disfagia e o Uso do Biofeedback como Recurso Terapêutico na Disfagia
    • –Princípios do treinamento muscular
    • – Quando utulizar exercícios isotônicos e isomètricos
    • – Raciocínio da fisiologia do exercício para a escolha do exercício/tecnica/manobra adequanda
    • – Uso dos Tubos de Ressonância
    • – Incentivadores Respiratórios
    • Módulo V  – Julho 03 – 10 – 17 – Me Tamara Elisa Braga – CRFa 6-7100 –  19:00h às 22:00h

       

      – Atualidades no paciente neuromuscular: diferenças relacionadas à topografia primária– Principais Doenças Neuromusculares.
      – Avaliação Fonoaudiólogica no disfágico neuromuscular.
      – Exercícios fonoterápicos e respiratórios em respiração ambiente, mecânica não invasiva e invasiva.
      – Válvula de fala e deglutição no Neuromuscular.
      – Discussão de caso.

      1.  – Como Tratar a Disfagia Neuromuscular em Ventilação Mecânica Invasiva e não Invasiva –

      Fisiologia Respiratória em Doença Neuromuscular
      Insuficiência Respiratória
      Sintomas de hipoventilação
      Hipoxemia & Hipercapnia
      Volumes e Capacidades pulmonares
      Ventilação & Perfusão
      Indicação de Intubação orotraqueal
      Tipos de ventilação mecânica:
      Ventilação não invasiva
      Ventilação invasiva
      Uso de interfaces: nasal, facial e peça bucal
      Interação respiração Deglutição
      Modos Ventilatórios
      Parâmetros Ventilatórios & impacto na Deglutição
      Jogo pressórico & Pressão subglótica
      Manejo e desinsuflar do cuff
      Adaptação de válvula de fala e Deglutição em doença Neuromuscula

    • Módulo VI – Agosto 14 – 21 – 28 – Dra Marina Padovani (CRFa 2-8902) – 19:00h às 22:00h
    • Fonoaudióloga clínica e hospitalar
      Especialista em voz pelo CFFa com curso pelo CEV e Irmandade santa casa de misericórdia de São Paulo
      Mestrado e Doutorado em CiÊncias no programa de distúrbios da comunicação humana pela UNIFESP
      Professora do curso de graduação e do mestrado acadêmico em saúde da comunicação humana da FCMSCSP

      1. Atualidades e principais estratégias da reabilitação das disfagias neurogenicas em adultos/idosos – 19:00h às 22:00h –

         

      • Reflexões sobre a reabilitação em lesões/degenerações neurológicas –
      • Particularidades da disfagia no AVE, TCE, doença de Parkinson e demências –
        • Considerações sobre a reabilitação e gerenciamento das disfagias neurogênicas
          O Uso Associado da Eletroestimulação nas Disfagias Neurogênicas- Possibilidades e Limites-

    • Princípios da aplicação da eletroestimulação neuromuscular nas disfagias,Manipulação dos parâmetros de acordo com os objetivos terapêuticos,Programas de reabilitação das disfagias com uso da EENM
    • Módulo VII – Setembro 04 – 11 – 18 – Mariana Saconato – CRfa 2 – 15923 – 19:00h às 22:00h

       

      Avaliação das disfagias no paciente crítico internado na Unidade de Terapia Intensiva.

      -A influência dos aspectos clínicos, hemodinâmicos e da fisiopatologia das doenças para a definição da conduta.

      -Reabilitação das disfagias no paciente crítico.

      – Indicações, contra-indicações, limitações e possibilidades terapêuticas

      -Casos clínicos de disfagia no paciente internado na unidade de terapia intensiva

    • Módulo VIII – Avaliação nas Disfagias Pediátricas Neurogênicas – Outubro 02 – 09 – 16 – Maíra Barbosa Lobo- CRFa 2-19100

      Aula I

       

-Avaliação das Disfagias orofaringeas neurogênicas em pediatria e correlação entre patologias neurológicas e suas alterações motoras orais

-Raciocínio clínico entre os achados da avaliação funcional X padrões normais/anormais da deglutição em crianças;

Aula II e III

 

-Intervenção e estratégias de reabilitação nas Disfagias Orofaríngeas Neurogênicas pediátricas

-Alta e limite terapêutico em pediatria.

-Uso dos novos recursos na intervenção das Disfagias Pediátricas e casos clínicos

Módulo IX – Novembro 06 – 11 – 13 – Irene de Pedro Netto – CRFa 2-2514-6 –  19:00h às 22:00h

“Curso Prático de Terapia nas Disfagias Orofaringeas em Adultos”

 

Objetivos: Atualização da reabilitação e raciocínio da prática em disfagias baseada em evidências para o fonoaudiólogo que trabalha em hospitais, consultório e homecare.

 

Conteúdo Programático:
Princípios do treinamento muscular (Será que meu paciente realmente precisa de treino de
força ou resistência? ou apenas estímulo sensorial ?)

Frequência de fonoterapia: número de repetições, quantas vezes por dia, quantas vezes por
semana. Como organizar este treino fonoterápico?;

Efeitos destreinamento; exercícios para o resto da vida?

Alta fonoaudiológica: qual é o momento? com ou sem exercício? Como proceder?

Como escolher a abordagem terapêutica; qual exercício prescrever?

Raciocínio da fisiologia dos exercícios: escolha do exercício /técnica e/ou manobra mais
adequada;

Escolha da abordagem direta e indireta. Quando usar?;

Quando e como utilizar exercícios isotônicos e isométricos?;

Fonoterapia em pacientes traqueostomizados: existe algum diferencial dos exercícios a serem
utilizados?

Dispositivos respiratórios aplicados à fonoaudiologia (qual o critério de escolha do tipo de
aparelho?)

Discussão sobre exercícios de elevação laríngea com e sem utilização de instrumentos. O que temos de evidência científica?

Pressão de língua: instrumentos utilizados mundialmente para este treino;

Biofeedback na reabilitação: faz diferença?

Compensar ou reabilitar?

Dra Luciana Passuello – CRFa 2-8665

Dra Renata Guedes – (CRFa 4-9104-2.

Dra Lica Arakawa-Sugueno (CRFa 2-8307)

Dra Irene de Pedro Netto – CRFa 2-2514-6

Me Tamara Elisa BragaCRFa 6-7100

Dra Marina Padovani – (CRFa 2-8902)Dra

Dra Mariana Saconato – CRfa 2 – 15923

Fga Maíra Barbosa Lobo- CRFa 2-19100

Meio de Acesso à Aula Online

As aulas online serão disponibilizadas via internet através da Plataforma Zoom.

. Caso ainda não tenha uma conta registrada acesse zoom.us/signup;

. Para acessar a aula via computador, o aplicativo Zoom deve ser baixado e instalado através do endereço  https://zoom.us/download ;

. Para acessar a aula via smartphone, o aplicativo Zoom deve obtido através da App Store da Apple (IOS) ou Play Story (Android).

Com a conta criada e o aplicativo instalado, o aluno poderá acessar a aula no dia agendado. Para isso, receberá o ID e senha de cada aula assim como o material a ser disponibilizado pelo professor.

 

Acesso às Gravações da Aula

Caso o aluno tenha tido alguma dificuldade de acesso no dia da aula ou queira revê-la,  oferecemos neste curso de Aprimoramento a revisão das  gravações de todas as aulas na Plataforma Exclusiva da Fonotrade Academy  durante todo o período do curso e mais dois meses. As aulas estarão disponíveis por 10 meses a partir da data de início.

Após esse período, o curso não estará mais disponível na plataforma e não poderá ser estendido.

Para isso, as gravações são disponibilizadas em até 24 horas da realização da aula na plataforma Fonotrade Academy cujo endereço de acesso é https://cursos.fonotrade.com.br..

 

Certificado de Participação 

O certificado, a Apostila e o Material Didático serão disponibilizados na Plataforma Fonotrade Academy, e poderão ser baixados pelo aluno.

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