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Motricidade Orofacial
Fonoaudiólogos
Ministrantes:
Objetivos gerais:
● Promover a formação contínua e aperfeiçoar a prática profissional dos alunos na área da motricidade orofacial
● Manter o aluno atualizado no que se refere às novidades e últimos avanços na fonoaudiologia
● Apresentar os mais recentes recursos terapêuticos em LASER de baixa frequência, Eletroestimulação e ventosa
● Como e quando utilizar este recurso para atingir a melhor performance muscular e funcional de cabeça e pescoço
Objetivos específicos:
● Potencializar a autonomia e segurança do aluno para a realização do tratamento utilizando os novos recursos terapêuticos
● Incitar a capacidade de auto-avaliação de condutas e decisões clínicas a serem tomadas pelo aluno, aguçando a sua visão clínica e capacitando-o a identificar situações que possam induzi-lo ao erro
Com o aumento da conscientização sobre a importância da saúde bucal e da qualidade da fala, cada vez mais pessoas buscam tratamento para distúrbios relacionados à Motricidade Orofacial.
Motricidade Orofacial é a área de conhecimento que se dedica ao estudo e tratamento dos distúrbios relacionados aos músculos da face, boca e pescoço. Esses distúrbios podem afetar funções essenciais como a fala, a mastigação, a deglutição e a respiração.
Além disso, a Motricidade Orofacial também está relacionada ao desenvolvimento da linguagem e da comunicação. Muitas crianças apresentam dificuldades na fala e na articulação dos sons devido a problemas na musculatura orofacial.
O curso de aprimoramento nessa área permitirá aos profissionais identificar e tratar essas dificuldades de forma adequada, contribuindo para o desenvolvimento global da criança.
Músculos estriados esqueléticos de cabeça e pescoço e sua relação com o SE
Propriedade dos músculos estriados esqueléticos
Função do músculo estriado esquelético
Músculos da sustentação do cervical
Músculos mastigatório e sua importância no equilíbrio das funções do SE
Musculatura intrínseca e extrínseca da língua
Relação da língua com a postar corporal e equilíbrio
Pq é importante trabalhar o sistema sensorial
A reapresentação sensorial e motora no cérebro
Como é formada o sistema sensorial
Olfato
O que é sabor
O que é paladar
Visão
Audição
Equilíbrio
26 e 27/11/2024 – Módulo II – Respirador Oral /Ronco
Respiração nasal x bucal
Respirador oral
Etiologia
Etiologia na infância e adolescência
Repercussões sistêmicas
Importância do diagnóstico precoce
Alterações físicas e estruturais do SE
Tipologia Facial
Maloclusões
Graduação das tônsilas segundo Brodsky
Classificação de Mallampati adaptado
Repercussões locais
Conclusão
Ronco
Epidemiologia
SAOS em crianças
Tipologia facial
Maloclusões
Etiologia
Mallampati, Brodsky e refluxo gastroesofágico
Os principais sintomas do ronco
Outros sintomas
Diagnóstico do ronco
Recursos anti-ronco
Escala de sonolência de Epworth
Questionário de Berlim
Avaliação e tratamento
Materiais necessários para o módulo
Lição de casa do módulo I
Anel de pilates ou bola, soro fisiológico e seringa 10 ml
07/12/2024 – Módulo III – Paralisia facial
Paralisia Facial periférica e central
o que é
características
tipos
fatores de risco
causas
sintomas
diagnóstico
avaliação fonoaudiológica
como atuar em cada fase da paralisia facial
manobras indutoras
Funções do SE quando e com trabalhartipo e modo de exercícios miofuncionais utilizados em cada etapa
recursos utilizados em cada etapa, fotobiomodulação, ventosa, bandagem elástica, crioterapia e massageadores
Sugestão de materiais para aula prática:
• Algodão
• Soro fisiológico
• Bephantol spray
• Luvas de vinil
• Seringa de 20ml e10ml
• Rolinho bilateral
• Rolinho unilateral
• Esferas de vidro (crioterapia)
• Escovas de higiene oral
• Swabs
• Pipetas
• Ventosas
• Adesivos transparentes ou bandagem elástica
• Abridor de boca
• Morde e assopra
18 de Janeiro 2025 – Módulo IV – DTM – Atuação Fonoaudiológica na Disfunção Temporomandibular
DTM – Atuação fonoaudiológica na disfunção temporomandibular
• Características Anatomofuncionais
• Incidência
• Morfologia e funções do disco articular
• Musculatura envolvida
• Movimentos mandibulares
• Causas das DTMs
• Anamnese e avaliação
• Objetivo e tratamento fonoaudiológico
• Etapas do tratamento
Sugestão de materiais para aula prática:
• Ventosa
• Laser
• Cross Taping
• Paquímetro
• Anel de Pilares
• Touca de Silicone
• Rolinho 3D
• Escovas de higiene Oral
• Jogo de esferas de vidro
• Pipetas normais ou congeladas
• Swabs
• Sugador de língua
• Adesivo Transparente
• Bexiga ou língua de sogra
15 de Fevereiro 2025 – Módulo V – Estética Facial e Novos Recursos ( Laser e Eletro, Bandagem )
Conteúdo programático
Teoria
• Introdução à FONOaudiologia ESTÉTICA da Face
Novos recursos
• Histórico
• A quem se destina
• Atuação profissional
• Objetivos do tratamento
• Etapas do tratamento
• Funções do sistema estomatognático, quais e como podem interferir no sucesso terapêutico, tratamento adequado
• Anatomia e funções da pele
• Rugas e flacidez: quais, local, causa, raciocínio, prognóstico, procedimento terapêutico
•anamnese e avaliação
Como manusear o rosto
Manobras específicas
Protocolo de Eletroestimulação
Protocolo de LASER
22 de Março 2025 – Módulo VI – Protocolo da Função Muscular
Protocolo da Função muscular
Com mais inovações
Os melhores exercícios miofuncionais para cada músculo:
tipo, modo, quantidade, pq?
Abril 2025- Módulo VII – Como realizar um relatório de qualidade para devolutiva ao paciente, pais, profissionais envolvidos
Este modulo tem como objetivo reunir todos os saberes dos módulos anteriores , ao fazer um fechamento do aprimoramento com dados para fazer um relatório de qualidade com profissionalismo
. As aulas serão on-line – ao vivo e disponibilizadas através da Plataforma Zoom.
. Caso ainda não tenha uma conta registrada, nesse aplicativo, acesse zoom.us/sign up;
. Para acessar a aula via computador, o aplicativo Zoom deve ser baixado e instalado através do endereço https://zoom.us/download ;
. Para acessar a aula via smartphone, o aplicativo Zoom deve ser obtido através da App Store da Apple (IOS) ou Play Store (Android).
Com a conta criada e o aplicativo instalado, o aluno poderá acessar a aula no dia agendado.
Para isso, receberá o ID e senha de cada aula no grupo de whatsApp do curso.
O material da aula encaminhado pelo professor e será disponibilizado na Plataforma Fonotrade Academy.
O aluno poderá baixar no seu computador para melhor acompanhamento da aula.
Caso o aluno tenha tido alguma dificuldade de acesso no dia da aula ou queira revê-la, oferecemos a possibilidade da revisão da gravação das aulas por até 09 (meses), contados a partir do dia de sua realização.
Após esse período, o curso não estará mais disponível na plataforma e o prazo não poderá ser estendido.
Para isso, as gravações são disponibilizadas em até 24 horas da realização da aula na plataforma Fonotrade Academy , cujo endereço de acesso é https://cursos.fonotrade.com.br..
O certificado, a Apostila e o Material Didático serão disponibilizados na Plataforma Fonotrade Academy, e poderão ser baixados pelo aluno.