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Aprimoramento na Prática da Motricidade Orofacial – Patrícia Faro


  • Modalidade

On- Line Ao Vivo

  • Área de Conhecimento

Motricidade Orofacial

  • Datas
29 e 30/10 - 26 e 27/11 - 07/12 - 18/01/2025 - 15/02/2025 - 22/03/2025 - Abril 2025 - Duração: 7 meses - Horários sábado de 8:00h às 13:00H - durante a semana de 19:00H às 21:00H
  • Carga Horária
35 h - Acesso às gravações por 09 meses
  • Público-Alvo

Fonoaudiólogos

Ministrantes:

Patrícia Faro

Patrícia Faro

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989). Áreas de atuação: motricidade orofacial, linguagem oral e escrita e voz.

Ver mais detalhes

Objetivos gerais:

● Promover a formação contínua e aperfeiçoar a prática profissional dos alunos na área da motricidade orofacial

● Manter o aluno atualizado no que se refere às novidades e últimos avanços na fonoaudiologia

● Apresentar os mais recentes recursos terapêuticos em LASER de baixa frequência, Eletroestimulação e ventosa

● Como e quando utilizar este recurso para atingir a melhor performance muscular e funcional de cabeça e pescoço

Objetivos específicos:

● Potencializar a autonomia e segurança do aluno para a realização do tratamento utilizando os novos recursos terapêuticos

● Incitar a capacidade de auto-avaliação de condutas e decisões clínicas a serem tomadas pelo aluno, aguçando a sua visão clínica e capacitando-o a identificar situações que possam induzi-lo ao erro

 

Com o aumento da conscientização sobre a importância da saúde bucal e da qualidade da fala, cada vez mais pessoas buscam tratamento para distúrbios relacionados à Motricidade Orofacial.

Motricidade Orofacial é a área de conhecimento que se dedica ao estudo e tratamento dos distúrbios relacionados aos músculos da face, boca e pescoço. Esses distúrbios podem afetar funções essenciais como a fala, a mastigação, a deglutição e a respiração.

Além disso, a Motricidade Orofacial também está relacionada ao desenvolvimento da linguagem e da comunicação. Muitas crianças apresentam dificuldades na fala e na articulação dos sons devido a problemas na musculatura orofacial.

O curso de aprimoramento nessa área permitirá aos profissionais identificar e tratar essas dificuldades de forma adequada, contribuindo para o desenvolvimento global da criança.

 

 

 

 

 

 

 

 

Programa: 
29 e 30/10/ 2024 – Módulo I – Músculos e Sistema Sensorial

Músculos estriados esqueléticos de cabeça e pescoço e sua relação com o SE

Propriedade dos músculos estriados esqueléticos

Função do músculo estriado esquelético

Músculos da sustentação do cervical

Músculos mastigatório e sua importância no equilíbrio das funções do SE

Musculatura intrínseca e extrínseca da língua

Relação da língua com a postar corporal e equilíbrio

Pq é importante trabalhar o sistema sensorial

A reapresentação sensorial e motora no cérebro

Como é formada o sistema sensorial

Olfato

O que é sabor

O que é paladar

Visão

Audição

Equilíbrio

 

26 e 27/11/2024 – Módulo II – Respirador Oral /Ronco

Respiração nasal x bucal

Respirador oral

Etiologia

Etiologia na infância e adolescência

Repercussões sistêmicas

Importância do diagnóstico precoce

Alterações físicas e estruturais do SE

Tipologia Facial

Maloclusões

Graduação das tônsilas segundo Brodsky

Classificação de Mallampati adaptado

Repercussões locais

Conclusão

Ronco

Epidemiologia

SAOS em crianças

Tipologia facial

Maloclusões

Etiologia

Mallampati, Brodsky e refluxo gastroesofágico

Os principais sintomas do ronco

Outros sintomas

Diagnóstico do ronco

Recursos anti-ronco

Escala de sonolência de Epworth

Questionário de Berlim

Avaliação e tratamento

Materiais necessários para o módulo

Lição de casa do módulo I

Anel de pilates ou bola, soro fisiológico e seringa 10 ml

 

07/12/2024 – Módulo III – Paralisia facial

Paralisia Facial periférica e central
o que é
características
tipos
fatores de risco
causas
sintomas
diagnóstico
avaliação fonoaudiológica
como atuar em cada fase da paralisia facial
manobras indutoras
Funções do SE quando e com trabalhartipo e modo de exercícios miofuncionais utilizados em cada etapa
recursos utilizados em cada etapa, fotobiomodulação, ventosa, bandagem elástica, crioterapia e massageadores

Sugestão de materiais para aula prática:

• Algodão

• Soro fisiológico

• Bephantol spray

• Luvas de vinil

• Seringa de 20ml e10ml

• Rolinho bilateral

• Rolinho unilateral

• Esferas de vidro (crioterapia)

• Escovas de higiene oral

• Swabs

• Pipetas

• Ventosas

• Adesivos transparentes ou bandagem elástica

• Abridor de boca

• Morde e assopra

18 de Janeiro 2025 – Módulo IV – DTM – Atuação Fonoaudiológica na Disfunção Temporomandibular

DTM – Atuação fonoaudiológica na disfunção temporomandibular
• Características Anatomofuncionais
• Incidência
• Morfologia e funções do disco articular
• Musculatura envolvida
• Movimentos mandibulares
• Causas das DTMs
• Anamnese e avaliação
• Objetivo e tratamento fonoaudiológico
• Etapas do tratamento

 

Sugestão de materiais para aula prática:

• Ventosa
Laser
• Cross Taping
• Paquímetro
Anel de Pilares
Touca de Silicone
Rolinho 3D
Escovas de higiene Oral
Jogo de esferas de vidro
Pipetas normais ou congeladas
Swabs
Sugador de língua
Adesivo Transparente
Bexiga ou língua de sogra

15 de Fevereiro 2025Módulo V – Estética Facial e Novos Recursos ( Laser e Eletro, Bandagem )

Conteúdo programático

Teoria

• Introdução à FONOaudiologia ESTÉTICA da Face

Novos recursos

• Histórico

• A quem se destina

• Atuação profissional

• Objetivos do tratamento

• Etapas do tratamento

• Funções do sistema estomatognático, quais e como podem interferir no sucesso terapêutico, tratamento adequado

• Anatomia e funções da pele

• Rugas e flacidez: quais, local, causa, raciocínio, prognóstico, procedimento terapêutico

•anamnese e avaliação

Como manusear o rosto

Manobras específicas

Protocolo de Eletroestimulação

Protocolo de LASER

 

 

22 de Março 2025 – Módulo VI – Protocolo da Função Muscular

Protocolo da Função muscular

Com mais inovações

 

Os melhores exercícios miofuncionais para cada músculo:

tipo, modo, quantidade, pq?

 

Abril 2025- Módulo VII – Como realizar um relatório de qualidade para devolutiva ao paciente, pais, profissionais envolvidos

 

Este modulo tem como objetivo reunir todos os saberes dos módulos anteriores , ao fazer um fechamento do aprimoramento com dados para fazer um relatório de qualidade com profissionalismo

 

 

Meio de Acesso à Aula Online

. As aulas serão  on-line – ao vivo e disponibilizadas através da Plataforma Zoom.

. Caso ainda não tenha uma conta registrada, nesse aplicativo,  acesse zoom.us/sign up;

. Para acessar a aula via computador, o aplicativo Zoom deve ser baixado e instalado através do endereço  https://zoom.us/download ;

. Para acessar a aula via smartphone, o aplicativo Zoom deve ser obtido através da App Store da Apple (IOS) ou Play Store (Android).

Com a conta criada e o aplicativo instalado, o aluno poderá acessar a aula no dia agendado.

Para isso, receberá o ID e senha de cada aula no grupo de whatsApp do curso.

O material da aula encaminhado pelo professor  e será disponibilizado na Plataforma Fonotrade Academy.

O aluno poderá baixar no seu computador para melhor acompanhamento da aula.

 

Acesso às Gravações da Aula

Caso o aluno tenha tido alguma dificuldade de acesso no dia da aula ou queira revê-la,  oferecemos a possibilidade da revisão da gravação das aulas por até 09 (meses), contados a partir do dia de sua realização.

Após esse período, o curso não estará mais disponível na plataforma e o prazo não poderá ser estendido.

Para isso, as gravações são disponibilizadas em até 24 horas da realização da aula na plataforma Fonotrade Academy , cujo endereço de acesso é https://cursos.fonotrade.com.br..

Certificado de Participação 

O certificado, a Apostila e o Material Didático serão disponibilizados na Plataforma Fonotrade Academy, e poderão ser baixados pelo aluno.

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