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Fonoaudiologia Neurofuncional, Linguagem
Fonoaudiólogos
Ministrantes:
O programa deste curso abordará as diferentes manifestações de linguagem provenientes de uma lesão cerebral adquirida. Como forma de introduzir os alunos na compreensão destes distúrbios serão abordados os diferentes quadros, as formas de avaliação, o diagnóstico diferencial e as diferentes formas de atuação terapêutica. Também será abordado, o diagnóstico diferencial entre distúrbios de fala e de linguagem.
22 de Junho 2024 – Módulo I – Processamento de Linguagem e as manifestações clínicas das afasias
O programa deste curso abordará os principais modelos de processamento de linguagem à luz da neuropsicologia cognitiva e abordará como esses modelos podem ser utilizados para a interpretação das manifestações clínicas nas afasias.
2- 20 de Julho 2024 – Módulo II – Avaliação das Afasias
O programa deste curso abordará as formas de avaliação da afasia bem como a análise dos resultados obtidos na avaliação e o diagnóstico.
3- 24 de Agosto 2024 – Módulo III – Terapia das Afasias.
O programa deste curso a afasia abordará as formas e estratégias para o tratamento dos déficits de processamento linguístico nas afasias. Também abordará as técnicas de reabilitação com maiores níveis de evidência e fatores de prognóstico clínico.
4- 28 de Setembro 2024 – Módulo IV – Distúrbios de Linguagem nas Lesões de HD, nas Lesões Subcorticais: as alterações de linguagem para além das lesões de HE.
O programa deste curso abordará as diferenças entre as alterações de linguagem em lesões de hemisfério esquerdo e direito e as alterações de fala e linguagem previstas nas alterações subcorticais.
5- 19 de Outubro 2024 – Módulo V – Avaliação, Diagnóstico e Terapia das Dislexias Adquiridas
O programa deste curso abordará o diagnóstico de todos os tipos de Dislexias Adquiridas- Periféricas e Centrais, bem como os modelos de processamento da leitura que oferecem subsídios para a avaliação e a terapia desse transtorno.
• Modelos de Processamento de Leitura: Rotas Lexicais e Perilexicais
• Dislexias Adquiridas Centrais: Dislexia de Superfície, Fonológica e Profunda
• Dislexias Adquiridas Periféricas: Dislexia Letra-por-Letra, atencional e de Negligência
• Terapia Nas Dislexias Adquiridas: Centrais e Periféricas.
• Discussão de Casos Clínicos
6- 23 de Novembro 2024 – Módulo VI – Avaliação, Diagnóstico e Terapia das Agrafias Adquiridas
O programa deste curso abordará o diagnóstico de todos os tipos de Agrafias Adquiridas- Periféricas e Centrais bem como os modelos de processamento da escrita que oferecem subsídios para a avaliação e a terapia desse transtorno.
Discussão de Casos Clínicos
7- 07 de Dezembro 2024 – Módulo VII – Avaliação Fonoaudiológica nos TCEs fechados
O programa deste curso abordará as diferenças de atuação com os transtornos linguístico-cognitivos oriundos de TCE (s) fechados em contraposição ao que encontramos clinicamente nos TCE (s) abertos, tipicamente causadores de afasias clássicas. Para isso, serão abordadas as características dos TCE(s) fechados e como avaliar os transtornos em cada nível cognitivo.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Discussão de Casos Clínicos
8- 25 de Janeiro 2025 – Módulo VIII – Terapia Fonoaudiológica nos TCEs fechados
O programa deste curso abordará a reabilitação dos transtornos linguístico-cognitivos pós TCE(s) fechados
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Discussão de Casos Clínicos
9- 22 de Fevereiro 2025 – Módulo IX – Linguagem e Cognição nas Síndromes Demenciais
O programa deste curso abordará as relações entre linguagem, fala e cognição no envelhecimento saudável (senescência) e no patológico (senilidade). Serão também abordadas as principais alterações cognitivas presentes nas síndromes demenciais.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
• Linguagem no Envelhecimento Saudável
• Relações cérebro-linguagem/cognição
• Efeito Harold, efeito Crunch e suas relações com as alterações de linguagem
• Distúrbios de Linguagem nas Demências: Características Esperadas na Demência por Doença de Alzheimer, Demência Vascular, Degeneração Lobar Frontotemporal e Afasias Progressivas Primarias
• Linguagem nas Diversas Síndromes Demenciais
• Comprometimento Cognitivo Leve e Queixa Subjetiva de Memória
• Cognição Envelhecimento e Demências
• Distúrbios de Linguagem e de Fala nas Demências Rapidamente Progressivas: PSP
10- 22 de Março 2025 – Módulo X – Avaliação fonoaudiológica nas Síndromes Demenciais
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Testes e baterias completas para a avaliação de linguagem nas Síndromes Demenciais: importância do diagnóstico completo para reabilitação e para o acompanhamento clínico.
11- 05 de Abril 2025 – Módulo XI – Intervenção e reabilitação fonoaudiológica nas síndromes Demenciais
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
12- 31 de Maio 2025 – Módulo XII – Apraxia de Fala Adquirida: Avaliação e Terapia
1. EMENTA
O programa deste curso abordará os modelos de processamento motor da fala, as falhas de planejamento motor compatíveis com o quadro clínico da apraxia de fala e sua reabilitação.
2. OBJETIVO
Levar o aluno a diagnosticar e a reabilitar a Apraxia de Fala adquirida
3. ESTRATÉGIAS DE ENSINO
( X ) Aula Expositiva ( X) Discussão de casos clínicos
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Processamento sensório-motor da fala: alterações de planejamento motor
Critérios clínicos e variáveis que interferem na avaliação da apraxia de fala
Metodologias de reabilitação da apraxia de fala: terapia cinemática, do ritmo e outras técnicas.
13- 28 de Junho 2025 – Módulo XIII – Disartrias: Avaliação
1. EMENTA
O programa deste curso abordará as bases motoras da fala, os tipos de disartrias, suas relações com as lesões do SNC e do SNP e as síndromes neurológicas mais comuns associadas aos quadros clínicos. Da mesma forma, o curso apresentará a metodologia de avaliação para as diferentes bases motoras envolvidas nas disartrias.
2. OBJETIVO
Levar o aluno a diagnosticar precisamente as Disartrias.
14- 19 de Julho 2025 – Módulo XIV – Disartrias: Terapia
1. EMENTA
O programa deste curso abordará as bases para a reabilitação motora dos transtornos da fala. Serão abordadas técnicas de terapia relacionadas ao aprendizado motor, para cada uma das bases motoras e também as técnicas cinemáticas intra e interarticulatórias.
2. OBJETIVO
Levar o aluno a realizar um planejamento terapêutico adequado para as Disartrias.
15- 23 de Agosto 2025 – Módulo XV – Prognóstico das alterações da comunicação neurogênicas e transtornos Associados
1. EMENTA
O programa deste curso abordará os fatores de prognóstico clínico paa os transtornos da comunicação de origem neurológica bem como abordará transtornos associados ( discalculia, apraxia de membros, entre outros).
2. OBJETIVO
Levar o aluno a identificar os fatores de prognóstico para a reabilitação das afasias e dos transtornos associados
3. ESTRATÉGIAS DE ENSINO
( X ) Aula Expositiva ( X) Discussão de casos clínicos
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Fatores de prognóstico clínico para as distúrbios de linguagem
Transtornos Associados à fala e linguagem: discalculias, SDE, apraxia de membros, gagueira neurogênica entre outros.
. As aulas serão on-line – ao vivo e disponibilizadas através da Plataforma Zoom.
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Com a conta criada e o aplicativo instalado, o aluno poderá acessar a aula no dia agendado.
Para isso, receberá o ID e senha de cada aula no grupo de whatsApp do curso.
O material da aula encaminhado pelo professor e será disponibilizado na Plataforma Fonotrade Academy.
O aluno poderá baixar no seu computador para melhor acompanhamento da aula.
Caso o aluno tenha tido alguma dificuldade de acesso no dia da aula ou queira revê-la, oferecemos a possibilidade da revisão da gravação das aulas por até 18 (meses), contados a partir do dia de sua realização.
Após esse período, o curso não estará mais disponível na plataforma e o prazo não poderá ser estendido.
Para isso, as gravações são disponibilizadas em até 24 horas da realização da aula na plataforma Fonotrade Academy , cujo endereço de acesso é https://cursos.fonotrade.com.br..
O certificado, a Apostila e o Material Didático serão disponibilizados na Plataforma Fonotrade Academy, e poderão ser baixados pelo aluno.