Transtornos Neurológicos Adquiridos – Dra Karin Zazo – Mensalidade


  • Modalidade

On- Line Ao Vivo

  • Área de Conhecimento

Fonoaudiologia Neurofuncional, Linguagem

  • Datas
22/06/2024 - 20/07/2024 - 24/08/2024 - 28/09/2024 - 19/10/2024 - 23/11/2024 - 07/12/2024 - Janeiro - Fevereiro - Março- Abril - Maio - Junho - Julho - Agosto Duração: 15 meses 1 sábado ao mês Horário: 09:00h às 16:00h
  • Carga Horária
90 h - Acesso às gravações por 18 meses
  • Público-Alvo

Fonoaudiólogos

Ministrantes:

Karin Zazo Ortiz

Karin Zazo Ortiz

Possui graduação em Fonoaudiologia.

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O programa deste curso abordará as diferentes manifestações de  linguagem provenientes de uma lesão cerebral adquirida. Como forma de introduzir os alunos na compreensão destes distúrbios serão abordados os diferentes quadros, as formas de avaliação, o diagnóstico diferencial e as diferentes formas de atuação terapêutica. Também será abordado, o diagnóstico diferencial entre distúrbios de fala e de linguagem.

 

 

 

 

 

Programa:

22 de Junho 2024 – Módulo I – Processamento de Linguagem e as manifestações clínicas das afasias

O programa deste curso abordará os principais modelos de processamento de linguagem à luz da neuropsicologia cognitiva e abordará como esses modelos podem ser utilizados para a interpretação das manifestações clínicas nas afasias.

  • Modelos de Processamento de Linguagem Oral , transtornos emissivos e receptivos nas afasias e Neuropsicologia Cognitiva
  • Modelos de Processamento de Leitura,  Escrita e Interpretação das alterações presentes nas afasias, agrafias e dislexias adquiridas
  • Modelo de Processamento de Fala e sua relação com a linguagem
  • Relações cérebro-linguagem/cognição

 

2- 20 de Julho 2024 – Módulo II – Avaliação das Afasias

 

3- 24 de Agosto 2024 – Módulo III  – Terapia das Afasias.

 

4-  28 de Setembro 2024 –  Módulo IV – Alterações de Linguagem em Lesão de HD 

O programa deste curso abordará as diferenças entre as afasias por lesão em HE, HD e Subcorticais e haverá discussão prática de casos de pacientes com afasias clássicas com reflexões acerca do diagnóstico e da terapia

  • Afasias Subcorticais
  • Alterações de Linguagem em lesão de HD

Afasias Corticais clássicas: prática com discussão sobre avaliação e terapia

5- 19 de Outubro 2024 – Módulo V – Avaliação, Diagnóstico e Terapia das Dislexias Adquiridas 

  • Modelos de Processamento de Leitura: Rotas Lexicais e Perilexicais
  • Dislexias Adquiridas Centrais: Dislexia de Superfície, Fonológica e Profunda
  • Dislexias Adquiridas Periféricas: Dislexia Letra-por-Letra, atencional e de Negligência
  • Terapia Nas Dislexias Adquiridas: Centrais e Periféricas.
  • Discussão de Casos Clínicos

6- 23 de Novembro 2024Módulo VI – Avaliação, Diagnóstico e Terapia das Agrafias Adquiridas

 

O programa deste curso abordará o diagnóstico de todos os tipos de Agrafias Adquiridas- Periféricas e Centrais bem como os modelos de processamento da escrita que oferecem subsídios para a avaliação e a terapia desse transtorno.

  • Modelos de Processamento de escrita: rotas Lexicais e Perilexicais
  • Agrafias Adquiridas Centrais: agrafia Lexical, Fonológica, Semântica e Profunda
  • Agrafias Adquiridas Periféricas:agrafia do Buffer Grafêmico, Agrafia do Buffer Alográfico e agrafia apráxica
  • Terapia Nas Agrafias Adquiridas: Centrais e Periféricas.

Discussão de Casos Clínicos

7- 07 de Dezembro 2024Módulo VII –  Avaliação Fonoaudiológica nos TCEs fechados

O programa deste curso abordará as diferenças de atuação com os transtornos linguístico-cognitivos oriundos de TCE(s) fechados em contraposição ao que encontramos clinicamente nos TCE (s) abertos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Traumatismos Cranioencefálicos (TCE): Abertos x Fechados: o que esperar e fatores de prognóstico

  • TCEs : escalas clínicas e cognitivas
  • Avaliação dos TCE(s) fechados.

Discussão de Casos Clínicos

 

8- Janeiro 2025Módulo VIII – Terapia Fonoaudiológica nos TCEs fechados

 

O programa deste curso abordará a reabilitação dos  transtornos linguístico-cognitivos pós TCE(s) fechados

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  • Reabilitação Cognitiva para pacientes que sofreram TCE fechado
  • Como integrar as estratégias linguísticas à estimulação dos demais domínios cognitivos
  • Orientação de familiares, sobrecarga de cuidadores.
  • planejamento seguro do retorno do paciente às atividades acadêmicas e ou laboriais

Discussão de Casos Clínicos

 

9- Fevereiro 2025 – Módulo IX – Linguagem e  Cognição nas Síndromes Demenciais 

O programa deste curso abordará as relações entre linguagem, fala e cognição no envelhecimento saudável (senescência) e no patológico (senilidade). Serão também abordadas as principais alterações cognitivas  presentes nas síndromes demenciais.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

• Linguagem no Envelhecimento Saudável

• Relações cérebro-linguagem/cognição

• Efeito Harold, efeito Crunch e suas relações com as alterações de linguagem

• Distúrbios de Linguagem nas Demências: Características Esperadas na Demência por Doença de Alzheimer, Demência Vascular, Degeneração Lobar Frontotemporal e Afasias Progressivas Primarias

• Linguagem nas Diversas Síndromes Demenciais

• Comprometimento Cognitivo Leve e Queixa Subjetiva de Memória

• Cognição Envelhecimento e Demências

• Distúrbios de Linguagem e de Fala nas Demências Rapidamente Progressivas: PSP

 

10- Março 2025 – Módulo X – Avaliação  fonoaudiológica nas Síndromes Demenciais

 

 

11- Abril 2025 – Módulo XI – Intervenção e reabilitação fonoaudiológica nas síndromes Demenciais

 

 

12- Maio 2025 – Módulo XII  – Disartrias: Avaliação

 

 

13- Junho 2025 – Módulo XIII  – Disartrias: Terapia

 

 

14- Julho 2025 – Módulo XIV  – Apraxia de Fala Adquirida: Avaliação e Terapia

 

 

15- Agosto 2025 – Módulo XV  – Prognóstico das alterações da comunicação neurogênicas e transtornos Associados 

 

 

Meio de Acesso à Aula Online

. As aulas serão  on-line – ao vivo e disponibilizadas através da Plataforma Zoom.

. Caso ainda não tenha uma conta registrada, nesse aplicativo,  acesse zoom.us/sign up;

. Para acessar a aula via computador, o aplicativo Zoom deve ser baixado e instalado através do endereço  https://zoom.us/download ;

. Para acessar a aula via smartphone, o aplicativo Zoom deve ser obtido através da App Store da Apple (IOS) ou Play Store (Android).

Com a conta criada e o aplicativo instalado, o aluno poderá acessar a aula no dia agendado.

Para isso, receberá o ID e senha de cada aula no grupo de whatsApp do curso.

O material da aula encaminhado pelo professor  e será disponibilizado na Plataforma Fonotrade Academy.

O aluno poderá baixar no seu computador para melhor acompanhamento da aula.

 

Acesso às Gravações da Aula

Caso o aluno tenha tido alguma dificuldade de acesso no dia da aula ou queira revê-la,  oferecemos a possibilidade da revisão da gravação das aulas por até 18 (meses), contados a partir do dia de sua realização.

Após esse período, o curso não estará mais disponível na plataforma e o prazo não poderá ser estendido.

Para isso, as gravações são disponibilizadas em até 24 horas da realização da aula na plataforma Fonotrade Academy , cujo endereço de acesso é https://cursos.fonotrade.com.br..

Certificado de Participação 

O certificado, a Apostila e o Material Didático serão disponibilizados na Plataforma Fonotrade Academy, e poderão ser baixados pelo aluno.