On- Line Ao Vivo
On- Line Ao Vivo
CAA, Educação, Fala, TEA, Fonoaudiologia Neurofuncional, Linguagem
Professores, Profissionais da Área da Educação e da Saúde, Estudantes de Fonoaudiologia, Fonoaudiólogos, Pedagogos, Psicólogos, Psicopedagogos
Ministrantes:
Propiciar habilidades técnicas em CAA, sendo uma excelente oportunidade para repensar e ampliar a atuação profissional, destacando-se no mercado de trabalho ao alcançar resultados eficientes nos casos complexos com a CAA;
Curso inovador com didática que alia prática e teoria, possibilitando uma aprendizagem dinâmica, com momentos de discussões, estudos de casos, além do acesso a muitos materiais de CAA, instrumentos de avaliação, métodos utilizados em CAA, recursos diversos, estratégias atuais e networking;
Instrumentalizar o aluno para que tenha raciocínio a partir dos dados de avaliação que irão direcionar para a escolha da melhor conduta dentro das especificidades linguísticas da pessoa que utiliza CAA, compreendendo que a direção fundamental é dada pela PNCC na eleição de um sistema de comunicação, por meio da detecção dos efeitos que um sistema alternativo em particular tem sobre uma determinada pessoa, seu contexto e sua família.
Público-alvo: profissionais formados e estudantes do último ano da área da saúde, educação e áreas afins, tais como: fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, pedagogos, médicos, psicólogos, engenheiros.
Apesar dos desafios diversos, ao longo dos anos a área da CAA vem ampliando sua inserção nos diferentes territórios e conquistando novos parceiros profissionais e familiares no grupo de atuação, bem como a equipe que age no contexto da CAA que é diversificada em suas áreas de formação. As pesquisas trazem enorme contribuição ao discutir e repensar práticas com pessoas com deficiência, pessoas com doenças degenerativas, quadros de autismo, entre outros.
A cada ano observamos o aumento da procura na área, bem como o aumento no número de artigos nacionais e internacionais sobre o tema, levando sociedades científicas e organizações diversas a se estruturarem para a discussão das várias temáticas da CAA frente aos constantes desafios sociais, científicos e tecnológicos. O aumento da procura sobre o tema, bem como o aumento da oferta de cursos sobre a área, é importante para ampliar o acesso para diferentes profissionais e equipes, em diferentes serviços e localidades. Daí a necessidade de divulgar e discutir experiências, estratégias e reflexões atuais. Trazendo a prática para indagar/questionar a teoria.
O compromisso do aprimoramento é formar profissionais que saibam atuar em diferentes contextos clínicos e educacionais, com uma abordagem centrada no sujeito e na sua família, através da articulação dos dados recolhidos pelos instrumentais teóricos para a melhor tomada de decisão sobre o processo de implementação do sistema de CAA voltado às necessidades individuais daquela pessoa, com cada passo instrumentalizando o seguinte, contribuindo para um raciocínio que possa orientar o fazer profissional;
Traremos dados históricos, conceitos fundamentais sobre a CAA, atualidades sobre o tema, pesquisas e projetos atuais, bem como a participação dos professores do curso e também convidados para temas específicos, que são atuantes e referências na área, envolvidos com diferentes associações nacionais e internacionais, além de participantes e líderes de grupos de trabalhos/estudos em CAA, o que faz diferença na formação dos alunos.
Programa:
Serão 16 módulos com carga horária diferente cada um deles a depender do tema. Módulos sobre avaliação e intervenção na clínica e escola terão maior ênfase, indo de encontro ao objetivo do aprimoramento que é preparar profissionais com critérios sólidos na escolha e personalização de um sistema de CAA, respeitando contextos individuais e especificidades linguísticas, através de uma avaliação detalhada que garanta autonomia comunicativa em diferentes contextos.
Módulo 01 – CONCEITOS FUNDAMENTAIS EM COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA: história da área nacional e internacional com profissionais que participaram desse processo, documentos e artigos oficiais nacionais e internacionais, componentes da CAA, políticas públicas.
Módulo 02 – LINGUAGEM E CAA: teorias de aquisição de linguagem para embasar a prática em CAA, aspectos linguísticos fundamentais em CAA (sintaxe, morfologia, semântica, fonologia), questões sobre Língua, fala, linguagem e comunicação, especificidades da clínica, diferenças conceituais entre planejamento, triagem, avaliação e intervenção nos aspectos linguísticos em CAA nos âmbitos de serviços, saúde, educação, nos diferentes ciclos de vida.
Módulo 03 – AVALIAÇÃO E CAA: compreensão abrangente do processo de avaliação envolvendo estratégias avaliativas formais e não formais em linguagem para o plano de intervenção em CAA, além de avalições visuais, motoras e pedagógicas. O objetivo é refletir sobre a condução do caso e sobre a relação da PNCC com a linguagem, além de seu movimento nela, apresentando as estratégias necessárias para coletar os dados com objetividade, conhecendo os principais protocolos de avaliação em CAA utilizados no Brasil, identificando barreiras e desafios para superá-los durante todo o processo.
Módulo 04 – BIBLIOTECAS DE SÍMBOLOS: conhecer, experimentar e entender como selecionar a biblioteca de símbolos em CAA mais adequada ao caso a partir das características dos símbolos (tangíveis ou pictográficos), características do usuário, de sua família e contexto em que está inserido. Nesse módulo haverá reflexão sobre os sistemas de símbolos e iconicidade, fundamentais no trabalho em CAA.
Módulo 05 – RECURSOS DE TECNOLOGIA E CAA: Os alunos irão conhecer e experimentar recursos de baixa, média e alta tecnologia com foco em interações dialógicas reais para a melhoria na qualidade de vida das pessoas com NCC. Além disso, teremos reflexões sobre técnicas de acesso e indicações mais assertivas para cada caso.
Módulo 06 – ESTRATÉGIAS EM CAA: habilitar os alunos sobre as melhores estratégias em CAA a partir da interação/diálogo/interlocutores, em um processo dinâmico para além do recurso ou ferramenta, ampliando as possibilidades do usuário de ser protagonista de seu próprio discurso. O foco será na prática sobre o critério de eleição da melhor estratégia e sistema, não ditado pela presença da patologia orgânica, mas sim pelas particularidades linguísticas, perceptuais e motoras de cada caso que influem de forma decisiva na escolha.
Módulo 07 – INTERVENÇÃO CLÍNICA EM CAA: Nesse módulo traremos reflexões sobre o processo centrado no sujeito e na realidade em que vive. Há insistência na atualidade sobre a necessidade de “diagnóstico” que justifique o “não falar oralmente”, mas não se diz em que medida ele favorece uma direção clínica ou educativa. Se diferentes são as maneiras de “não falar”, diferentes serão, portanto, as intervenções e processos terapêuticos. Se há heterogeneidade nos casos e na relação com a linguagem, não se pode admitir homogeneização no tratamento. Os alunos irão conhecer, experimentar e discutir diferentes abordagens terapêuticas, o início do trabalho em CAA, a eleição de um sistema, métodos robustos ou não (PODD, Core words, DHACA, entre outros), para a tomada de decisão sobre a melhor intervenção para o caso.
Módulo 08 – EQUIPE DE ATUAÇÃO COLABORATIVA EM CAA E A ESPECIFICIDADE DE CADA ÁREA: Os alunos conhecerão o trabalho em equipe e/ou interdisciplinar em CAA promovendo uma intervenção integrativa, global e colaborativa entre as áreas da fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia, fisioterapia, engenharia.
Módulo 09 – PARCERIA FAMÍLIA-PROFISSIONAL EM CAA: os alunos discutirão as melhores práticas para o engajamento da família, rede de apoio e círculo social que apoiem as PNCC para além da casa, promovendo autonomia e independência comunicativa. Além disso, refletirão sobre a expectativa da oralização pela família, efeitos de linguagem e no trabalho com a CAA, identificando barreiras e promovendo alternativas viáveis e embasadas teoricamente para a condução de cada caso.
Módulo 10 – O USO DA CAA NO CONTEXTO EDUCACIONAL: discussões sobre o uso de diferentes recursos de CAA no contexto educacional, questões sobre o letramento, avaliação pedagógica e acompanhamento dos alunos que utilizam CAA, os parceiros de comunicação dentro da escola e a CAA como recurso pedagógico e inclusivo. Serão apresentadas fundamentações teóricas sobre o plano educacional individualizado, elaboração e reflexão do PEI e PIT (plano individualizado de transição), além de políticas públicas, estudos de casos e projetos viáveis na educação.
Módulo 11 – CAA NO AMBIENTE HOSPITALAR: QUESTÕES SOBRE VULNERABILIDADE COMUNICATIVA: Avaliação de linguagem no leito hospitalar com população infantil e adulta, cuidados paliativos e particularidades dessa especialidade, além do trabalho com a equipe do hospital com projetos e intervenções de CAA.
Módulo 12 – INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA E CAA: a especificidade do trabalho nas ILP para pessoas com deficiência e idosos, com sugestões de projetos e intervenções em CAA.
Módulo 13 – COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA E O SUS (Sistema Único de Saúde): questões sobre o direito e o acesso à comunicação, o trabalho alcançando o Brasil. Os alunos conhecerão e discutirão aspectos de CAA em relação aos princípios do SUS, diretrizes e linhas de cuidado para as pessoas com deficiência, PTS – Projeto Terapêutico Singular e o trabalho em rede, avaliação biopsicossocial, CID e CIF.
Módulo 14- CAA NOS ESPAÇOS COLETIVOS: questões sobre como viabilizar a CAA nos espaços de lazer e cultura, direitos fundamentais de qualquer cidadão.
Módulo 15- VIDA LABORAL E CAA: questões sobre a relação CAA/ formação profissional e a inserção no mercado de trabalho das pessoas com necessidades complexas de comunicação.
Módulo 16- AS ESPECIFICIDADES DA ATUAÇÃO EM CAA NAS DIFERENTES PATOLOGIAS: afasias, doenças degenerativas, ECNE (paralisia cerebral), síndromes, TEA, baixa visão e transtorno visual cortical, deficiências múltiplas, apraxia de fala na infância.
Palestrantes:
Carolina Schirmer – CRFa 1 7200-7
Eliana Moreira – CRFa 2 3462
Grace Ferreira-Donati – CRFa 2-10311
Tatiana Dudas -CRFa 2 12.597
Sandra Pires CRFa 2 10.116.
Simone Krüger – CRFa 5698
. As aulas serão on-line – ao vivo e disponibilizadas através da Plataforma Zoom.
. Caso ainda não tenha uma conta registrada, nesse aplicativo, acesse zoom.us/sign up;
. Para acessar a aula via computador, o aplicativo Zoom deve ser baixado e instalado através do endereço https://zoom.us/download ;
. Para acessar a aula via smartphone, o aplicativo Zoom deve ser obtido através da App Store da Apple (IOS) ou Play Store (Android).
Com a conta criada e o aplicativo instalado, o aluno poderá acessar a aula no dia agendado.
Para isso, receberá o ID e senha de cada aula no grupo de whatsApp do curso.
O material da aula encaminhado pelo professor e será disponibilizado na Plataforma Fonotrade Academy.
O aluno poderá baixar no seu computador para melhor acompanhamento da aula.
Caso o aluno tenha tido alguma dificuldade de acesso no dia da aula ou queira revê-la, oferecemos a possibilidade da revisão da gravação das aulas por até 15 (meses), contados a partir do dia de sua realização.
Após esse período, o curso não estará mais disponível na plataforma e o prazo não poderá ser estendido.
Para isso, as gravações são disponibilizadas em até 24 horas da realização da aula na plataforma Fonotrade Academy , cujo endereço de acesso é https://cursos.fonotrade.com.br..
O certificado, a Apostila e o Material Didático serão disponibilizados na Plataforma Fonotrade Academy, e poderão ser baixados pelo aluno.