Sign in

Fechar
Create an Account

Carrinho

Fechar
Back

PRESENCIAL – Método DHACA – Desenvolvimento das Habilidades de Comunicação no Autismo


  • Modalidade

Presencial

  • Área de Conhecimento

Fala, Fonoaudiologia Neurofuncional

  • Datas
31/08 e 01/09 Duração: 2 dias ( Sábado e Domingo ) Horário: 08:00H às 17:00H
  • Carga Horária
20 H/A
  • Público-Alvo

Fonoaudiólogos

Ministrantes:

Ana Cristina de Albuquerque Montenegro

Ana Cristina de Albuquerque Montenegro

Fonoaudióloga, Autora do Método DHACA

Ver mais detalhes
Rafaella Asfora Siqueira Campos Lima

Rafaella Asfora Siqueira Campos Lima

Fonoaudiologa , Autora do Método DHACA

Ver mais detalhes

• O curso tem como objetivo apresentar o método DHACA, no que diz respeito ao conhecimento do método, seus princípios teóricos e benefícios para o desenvolvimento de habilidades comunicativas nas crianças com TEA, bem como as estratégias e recursos para aplicação na prática clínica.

• Trata-se de um método de intervenção pioneiro no Brasil, resultado de pesquisas científicas e projetos de extensão desenvolvidos na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), desde 2017, com resultados apresentados em artigos publicados em periódicos científicos.

• Os protocolos de avaliação e de registro de evolução que integram o método também foram desenvolvidos ao longo da pesquisa.

• O curso será mediado pelas autoras do método

 

Produtos disponibilizados:

  • Livro DHACA em pdf
  • Protocolo de avaliação
  • Artigos atualizados
  • Protocolo de registro de evolução
  • Apostila em pdf
  • Certificado

 

MÉTODO DHACA

Mais de 20 instituições já estão utilizando o método DHACA em PE, PB, RN, SP, MG

  • Baseado na perspectiva sóciopragmática.
  • Uso da comunicação alternativa com sistema de comunicação robusto construído de acordo com os princípios do “corewords”
  • Base no desenvolvimento linguístico: pragmático, morfossintático, semântico Uso da modelagem pelo parceiro de comunicação
  • Generalização do uso da CAA em outros contextos

 

 

Ao final do curso o participante será capaz de:  

  • Compreender os princípios norteadores do método DHACA e do sistema robusto de comunicação
  • Avaliar a comunicação e traçar o perfil comunicativo da criança com TEA.
  • Tomar decisão para inserção do livro de Comunicação DHACA
  • Construir o livro de comunicação personalizado
  • Ser um parceiro de comunicação efetivo
  • Implementar o Método DHACA
  • Tornar a família e escola parceiras no processo de implementação da CAA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

• Transtorno do Espectro do Autismo: o que é preciso saber
• Comunicação no Transtorno do Espectro do Autismo
• Comunicação Aumentativa e Alternativa: princípios e aplicações terapêuticas
• Base cognitivo-linguística do Método DHACA
• Princípios norteadores do método DHACA
• Livro de Comunicação DHACA – princípio core words
• Protocolo de avaliação da comunicação– Acotea ( Montenegro et al, 2020)
• Raciocínio clínico para aplicação do método DHACA
• Implementação do método DHACA
•Atividades práticas das habilidades do método para implementação das habilidades comunicacionais
• Como tornar a família e a escola parceira no processo de implementação do uso de CAA
• Atividades práticas das habilidades do método para os parceiros de comunicações
• Sugestões de atividades para generalização do uso do livro de comunicação MÉTODO DHACA

 

 

 

 

 

 

 

 

Certificado de Participação 

A Apostila e o Material Didático serão entregue no dia do curso, e o certificado será enviado por e-mail após o curso.

Scroll To Top
× Como posso te ajudar?