Presencial
Presencial
Fala, Fonoaudiologia Neurofuncional
Fonoaudiólogos
Ministrantes:
➢O curso tem como objetivo apresentar a base teórica do método DHACA, seus princípios
norteadores e benefícios para o desenvolvimento de habilidades comunicativas nas
com TEA, bem como as estratégias e recursos para aplicação na prática clínica.
crianças
➢Trata-se de um método de intervenção pioneiro no Brasil, resultado de pesquisas
científicas e projetos de extensão desenvolvidos na Universidade Federal de
Pernambuco (UFPE), desde 2018, com resultados apresentados em artigos publicados em
periódicos científicos.
➢Os protocolos de avaliação e de registro de evolução que integram o método também foram
desenvolvidos ao longo da pesquisa.
➢O curso será mediado pelas autoras do método.
Produtos disponibilizados:
MÉTODO DHACA
Mais de 20 instituições já estão utilizando o método DHACA em PE, PB, RN, SP, MG
Ao final do curso o participante será capaz de:
• Transtorno do Espectro do Autismo: o que é preciso saber
• Comunicação no Transtorno do Espectro do Autismo
• Comunicação Aumentativa e Alternativa: princípios e aplicações terapêuticas
• Base cognitivo-linguística do Método DHACA
• Princípios norteadores do método DHACA
• Livro de Comunicação DHACA – princípio core words
• Protocolo de avaliação da comunicação– Acotea ( Montenegro et al, 2020)
• Raciocínio clínico para aplicação do método DHACA
• Implementação do método DHACA
•Atividades práticas das habilidades do método para implementação das habilidades comunicacionais
• Como tornar a família e a escola parceira no processo de implementação do uso de CAA
• Atividades práticas das habilidades do método para os parceiros de comunicações
• Sugestões de atividades para generalização do uso do livro de comunicação MÉTODO DHACA
A Apostila e o Material Didático serão entregue no dia do curso, e o certificado será enviado por e-mail após o curso.