A Clínica Fonoaudiológica no TEA – Diagnóstico e Intervenção – Fernanda Dreux


  • Modalidade

On- Line Ao Vivo

  • Área de Conhecimento

Fala, TEA, Linguagem

  • Datas
13 e 14/08 - 19 e 21/08 - 24 e 25/09 - 01 e 02/10. Duração 8 encontros - Horários 19:30h às 21:30h
  • Carga Horária
16H - Acesso às gravações por 90 dias
  • Público-Alvo

Fonoaudiólogos

Ministrantes:

Fernanda Dreux Miranda Fernandes

Fernanda Dreux Miranda Fernandes

Fonoaudióloga.

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Parte 1 – Diagnóstico – A compreensão ampla

– Aspectos Funcionais: A Comunicação Social é o aspecto da linguagem que está alterado em todos os indivíduos com TEA. Segundo o DSM 5, as dificuldades nessa área são um dos principais critérios para o diagnóstico de TEA. A avaliação consistente das dificuldades em Comunicação Social é atribuição primordial do fonoaudiólogo. Essa aula propões a discussão dos principais elementos para essa avaliação.

– Aspectos Formais: A caracterização específica de dificuldades de linguagem em áreas como fonologia, léxico, gramática ou sintaxe em indivíduos com TEA não pode ser generalizada. Mas é fundamental considerar que as habilidades de comunicação social fundamentalmente manifestadas pelos elementos formais linguagem. Assim, uma avaliação individualizada e detalhada é parte fundamental do diagnóstico fonoaudiológico.

– Aspectos Correlatos: Pesquisas internacionais apoiam a experiência clínica que indica a importância das habilidades de meta-representação e das funções executivas para a Comunicação Social. A identificação das correlações entre assas áreas deve ser parte do diagnóstico fonoaudiológico. Nesta aula vamos discutir como considerar assas diferentes habilidades e sua participação no perfil comunicativo de cada indivíduo

– Avaliar e concluir: A conclusão do diagnóstico fonoaudiológico deve ser detalhada e abrangente, fornecendo elementos para o delineamento de propostas de intervenção individualizadas, claras e abrangentes. Por outro lado, a comunicação desses resultados deve indicar a expertise do profissional e a especificidade dessa área, com informações suficientes para o diagnóstico e para a fundamentação de indicações clínicas e educacionais.

 

Parte 2 – Intervenção – para essa parte do curso, sugere-se que os alunos interessados apresentem casos ou dúvidas, encaminhando-os previamente para que possam ser discutidos de forma objetiva nas aulas.

– Individualização e identificação de objetivos: a partir do diagnóstico detalhado e abrangente é possível construir propostas de intervenção individualizadas em que o nível de desenvolvimento em diversas áreas seja considerado e objetivos a curto e médio prazo sejam propostos.

– Áreas a serem abordadas: a definição das diferentes áreas para a intervenção deve ser flexível e nortear as atividades cotidianas. Princípios como desenvolvimento de habilidades básicas de engajamento e interação; apoio contextualizado e aplicação de habilidades podem fundamentar proposições iniciais.
– Alternativas e estratégias: Diferentes níveis de desenvolvimento implicam em diferentes necessidades e possibilidades para a intervenção. A prevalência dos TEA exige que se considere alternativas para a intervenção individual intensiva. Grupos terapêuticos não excluem a individualização da abordagem e podem ser propostas relevantes tanto em termos clínico quanto sociais.
– A inclusão da família: É um elemento essencial, com diferentes implicações: possibilita a ampliação da abrangência da intervenção, na medida em que a intensidade do contato com o paciente é maior. Além disso, favorece a aproximação com outras experiências do paciente.

Meio de Acesso à Aula Online

As aulas online serão disponibilizadas via internet através da Plataforma Zoom.

. Caso ainda não tenha uma conta registrada acesse zoom.us/signup;

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Com a conta criada e o aplicativo instalado, o aluno poderá acessar a aula no dia agendado. Para isso, receberá o ID e senha de cada aula assim como o material a ser disponibilizado pelo professor.

 

Acesso às Gravações da Aula

Caso o aluno tenha tido alguma dificuldade de acesso no dia da aula ou queira revê-la, para esse curso, oferecemos a possibilidade que a gravação das aulas sejam assistidas por até 90 dias, contados do dia de sua realização.

Após esse período, o curso não estará mais disponível na plataforma e não poderá ser estendido.

Para isso, as gravações são disponibilizadas em até 24 horas da realização da aula na plataforma Fonotrade Academy cujo endereço de acesso é https://cursos.fonotrade.com.br..

Certificado de Participação 

O certificado, a Apostila e o Material Didático serão disponibilizados na Plataforma Fonotrade Academy, e poderão ser baixados pelo aluno.