Aprimoramento em Fala Infantil – Efetividade na Prática Clínica – Aline Mara


  • Modalidade

On- Line Ao Vivo

  • Área de Conhecimento

Fala, Fonoaudiologia Neurofuncional, Linguagem, Motricidade Orofacial

  • Datas
Início: 16/06/2025
  • Carga Horária
120H - 18 MESES DE REVISÃO PARA GRAVAÇÃO
  • Público-Alvo

Estudantes de Fonoaudiologia, Fonoaudiólogos

Ministrantes:

Aline Mara de Oliveira

Aline Mara de Oliveira

Fonoaudióloga Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC

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Maria Gabriela Cavalheiro

Maria Gabriela Cavalheiro

Fonoaudióloga clínica na área de fala e linguagem infantil

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Larissa Gonçalves Turcatto

Larissa Gonçalves Turcatto

Fonoaudióloga. Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – 2017

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Taísa Giannecchini

Taísa Giannecchini

Possui graduação em Fonoaudiologia, Mestrado em Fonoaudiologia Clínica, Doutorado em Ciências.

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Luciana Pagan Neves

Luciana Pagan Neves

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo

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Maria Elisabeth Almeida Campos

Maria Elisabeth Almeida Campos

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estácio de Sá.

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Dra Ana Vogeley

Dra Ana Vogeley

Graduação em Fonoaudiologia, Especialização em Patologias da Linguagem, Mestrado em Ciências da Linguagem e Doutorado em Linguística.

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Thaís Gomes Braga da Silveira

Thaís Gomes Braga da Silveira

Fonoaudióloga Clínica e Educacional

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Ana Paula Blanco-Dutra

Ana Paula Blanco-Dutra

Fonoaudióloga, Mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana, Doutorado em Linguística e Letras, Pós-Doutoramento em Motricidade Orofacial

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Leonardo Wanderley Lopes

Leonardo Wanderley Lopes

Graduado em Fonoaudiologia, especialização em Voz (UFPE, 2004) , Mestrado (UNICAP, 2006) e Doutorado (UFPB, 2012) em Linguística, Pós-Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana pela Unifesp (2016)

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Roberta Martinelli

Roberta Martinelli

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1987).

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OBJETIVO GERAL

Capacitar o profissional fonoaudiólogo para atuar com excelência na avaliação,diagnóstico e intervenção nos Transtornos dos Sons da Fala (TSF), com base emevidências científicas, raciocínio clínico e recursos inovadores, fortalecendo a efetividadeda prática clínica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Compreender a classificação e a diferenciação dos TSF com base nos modelosteóricos e científicos mais atuais.

• Desenvolver competências para realizar uma avaliação criteriosa, alinhada aprotocolos validados e práticas baseadas em evidência.

• Planejar e aplicar intervenções eficazes e personalizadas para crianças com TSF,considerando aspectos fonológicos, motores e sindrômicos.

• Integrar recursos tecnológicos e estratégias inovadoras ao processo terapêutico.

• Construir um raciocínio clínico sólido por meio de um Mapa de Intervenção, com focona organização de condutas, tomada de decisão e progressão terapêutica.

• Reconhecer e intervir nos transtornos motores da fala, incluindo apraxia de fala dainfância, disartria e quadros associados a síndromes, distinguindo-os de outrostranstornos fonológicos.

PROGRAMA:

MÓDULO 1 – CLASSIFICAÇÃO , AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO DOS TRANSTORNOS DOS SONS DA FALA 

 

Aula 1: 16 jun- Aspectos da Anatomofisiologia da Língua Importantes para a Avaliação e Terapia da Fala

Ementa: 

Anatomia e fisiologia da língua. 

Relação entre a mobilidade e funcionalidade lingual e a produção dos sons da fala. Impactos de alterações da língua nos TSFs

Profa Ms Roberta Martinelli

 

 

Aula 2: 17 jun – Quais as Condutas Fonoaudiologicas Realizadas após a Cirurgia do Frenulo Lingual

Ementa: 

Protocolos de avaliação da função lingual pré e pós-frenectomia.

Estratégias terapêuticas para reabilitação da fala após o procedimento. 

Estudo de casos clínicos.

Profa Ms Roberta Martinelli

 

 

Aula 3: 23 jun  – Classificação dos Transtornos dos Sons da Fala (TSFs)

Docente: Profa. Dra. Maria Gabriela Cavalheiro

Conteúdo Programático:

  1. Definição de Transtornos dos Sons da Fala (TSFs)
  • Caracterização dos Transtornos dos Sons de Fala
  • Etiologia dos TSFs: fatores orgânicos, funcionais e mistos
  • Prevalência dos TSFs na infância
  1. Classificações tradicionais e evolução dos conceitos
  • Diferentes terminologias
  • Mudanças e atualização da classificação dos TSF
  • Classificação atual baseada em evidências científicas
  1. Características diagnósticas
  • Transtornos fonológico/Atraso de Fala
  • Disartria Infantil
  • Apraxia de fala na Infância
  • Atraso Motor de Fala
  • Erros persistentes de Fala
  • Debate guiado: como a classificação influencia a conduta terapêutica

 

Aula 4: 24 Jun – Aquisição e desenvolvimento fonológico, motor e da prosódia: típico e atípico

Data: 24 de junho
Docente: Profa. Dra. Maria Gabriela Cavalheiro

Conteúdo Programático:

  1. Aquisição fonológica típica
  • Etapas do desenvolvimento fonológico na infância
  • Processos fonológicos esperados por faixa etária
  • Marcos do desenvolvimento consonantal e vocálico
  1. Desenvolvimento motor da fala (45 min)
  • Bases neurofisiológicas do controle motor da fala
  • Desenvolvimento das praxias orais e habilidades motoras articulatórias
  • Integração sensório-motora no planejamento e execução da fala
  • Sinais de desenvolvimento motor atípico
  1. Desenvolvimento da prosódia (30 min)
  • Definição de prosódia: ritmo, entoação e acento
  • Marcos do desenvolvimento prosódico
  • Papel da prosódia na comunicação e no desenvolvimento linguístico
  1. Padrões atípicos e seus indicadores clínicos (45 min)
  • Indícios de desvio no desenvolvimento fonológico e motor
  • Discussão guiada em grupo sobre perfis típicos x atípicos

 

Aula 5: 01/07/14/15  Jul  – Avaliação e intervenção  dos Transtornos Fonológicos

Ementa: 

Abordagem clínica dos transtornos fonológicos: identificação, caracterização e planejamento terapêutico. 

Métodos baseados em evidência e modelos fonológicos de intervenção.

Modelo Giannecchini

Profa Dra Taísa Giannecchini

 

Aula 6: 18/19/25  ago  –  Avaliação e intervenção dos Erro residual de fala

Ementa: 

Definição e caracterização dos erros residuais de fala. 

Avaliação e intervenção dos erros residuais de fala. 

Profa Dra Luciana Pagan-Neves

 

Aula 7: 08/09/15/16  Set – Avaliação e intervenção dos Apraxia de Fala Infantil e Atraso Motor de fala

Ementa: 

Diferenciação entre Apraxia de Fala Infantil (AFI) e Atraso Motor de Fala. 

Critérios diagnósticos, diagnóstico diferencial e instrumentos de avaliação.

Abordagens terapêuticas baseadas em princípios motores de fala.

Profa Dra Ana Vogeley

 

Aula 8: 13/14/20 out -Avaliação e intervenção dos Disartria Infantil

Ementa: 

Tipos e causas de disartria na infância. 

Avaliação funcional da fala e planejamento terapêutico para melhorar inteligibilidade, prosódia, respiração, ressonância e controle motor de fala.

Profa Elisabete Campos

 

Aula 9: 10/11 nov  – Abordagens motoras: DTTC (Dynamic Temporal and Tactile Cueing)

Ementa: 

Fundamentos teóricos e práticos da abordagem DTTC. 

Demonstrar como aplicar a hierarquia do DTTC em sessão clínica

Princípios de Aprendizagem Motora (PML) para tomar decisões clínicas durante a aplicação do DTTC.

Casos de Apraxia de Fala na Infância

Profa Dra Ana Vogeley

 

Aula10: 08/09 dez  -Abordagens motoras: ReST

Ementa: 

Fundamentos teóricos do ReST

Aplicação dos Princípios de Aprendizagem Motora (PML)
Pacientes elegíveis para o uso do ReST

Construção e uso de pseudopalavras

Estrutura da sessão de ReST: prática em blocos e aleatória
Tipos de feedback: conhecimento de desempenho e conhecimento de resultados
Treinamento da transição silábica e da prosódia
Monitoramento de progresso e generalização
Análise de caso clínico com aplicação prática

Profa Dra Aline Mara de Oliveira

 

Aula 11: 20/26 jan – Avaliação e intervenção nas alterações de fala infantil de origem músculo esquelética

Compreender as alterações músculo-esqueléticas que podem impactar a fala infantil

Aprender protocolos e técnicas de avaliação específicos

Conhecer estratégias de intervenção baseadas em evidências.
Profa Dra Ana Paula Blanco

 

 

MÓDULO II-  TECNOLOGIA, EVIDÊNCIA E INOVAÇÃO

 

Aula 1:  27 jan –  09/10 fev  -Avaliação e intervenção da Prosódia 

Ementa: 

Avaliação clínica e instrumental da prosódia. 

Estratégias práticas de intervenção para ritmo, entoação e ênfase. 

Profa Dra Larissa Torcatto

 

Aula 2 –09/10 mar- TDL e TSF

Ementa:

Abordagem teórica e clínica sobre o Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL) e os Transtornos dos Sons da Fala (TSF). Estudo dos critérios diagnósticos, manifestações linguísticas e fonológicas, fatores etiológicos e implicações funcionais. Discussão das diferenças entre atraso e transtorno, bem como das comorbidades mais frequentes. Introdução às principais estratégias de avaliação e intervenção fonoaudiológica baseadas em evidências. Estudo de casos clínicos para aplicação prática dos conceito

Docente responsável: Profa. Ms Tais Braga

 

Aula 3: 16/17 março  -Avaliação e intervenção em casos com comorbidades TMF e TEA

Ementa: 

Relação entre TSFs, Transtornos Motores de Fala (TMF) e Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

Estratégias de avaliação adaptadas e intervenções individualizadas.

Profa Dra Aline Mara de Oliveira

 

 

Aula 4:. 06/07 abril   Ultrassonografia de língua: biofeedback para TSF

Ementa: 

Uso da ultrassonografia de língua como ferramenta de avaliação e intervenção.

Conceitos de biofeedback na reabilitação da fala.

Demonstrações práticas e análise de eficácia.

Profa Dra Aline Mara de Oliveira

 

 

Aula 5:  13 abril  -Recursos tecnológicos em avaliação e terapia (apps, softwares, IA)

Ementa: 

Inovações tecnológicas aplicadas à fonoaudiologia. 

Ferramentas digitais para avaliação e intervenção nos TSFs. 

Aplicações de IA e tendências futuras em terapia da fala.

Prof Dr Leonardo Lopes

 

 

MÓDULO III  -11/12/18 Maio –  Mapa da Intervenção 

 

Aula 1 – Transtorno motor de fala e síndromes: 

Profa Dra Ana Vogely

 

 

Aula 2 – Apraxia de fala na infância e ou disartria: 

Profa Elizabeth Campos

 

 

Aula 3 – Fonológico ou motor: sobreposição dos transtornos

Profa Dra Aline Mara de Oliveira

 

Meio de Acesso à Aula Online

. As aulas serão  on-line – ao vivo e disponibilizadas através da Plataforma Zoom.

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Com a conta criada e o aplicativo instalado, o aluno poderá acessar a aula no dia agendado.

Para isso, receberá o ID e senha de cada aula no grupo de whatsApp do curso.

O material da aula encaminhado pelo professor  e será disponibilizado na Plataforma Fonotrade Academy.

O aluno poderá baixar no seu computador para melhor acompanhamento da aula.

 

Acesso às Gravações da Aula

Caso o aluno tenha tido alguma dificuldade de acesso no dia da aula ou queira revê-la,  oferecemos a possibilidade da revisão da gravação das aulas por até 18 (meses), contados a partir do dia de sua realização.

Após esse período, o curso não estará mais disponível na plataforma e o prazo não poderá ser estendido.

Para isso, as gravações são disponibilizadas em até 24 horas da realização da aula na plataforma Fonotrade Academy , cujo endereço de acesso é https://cursos.fonotrade.com.br..

Certificado de Participação 

O certificado, a Apostila e o Material Didático serão disponibilizados na Plataforma Fonotrade Academy, e poderão ser baixados pelo aluno.