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Fala, Fonoaudiologia Neurofuncional, Linguagem, Motricidade Orofacial
Estudantes de Fonoaudiologia, Fonoaudiólogos
Ministrantes:
OBJETIVO GERAL
Capacitar o profissional fonoaudiólogo para atuar com excelência na avaliação,diagnóstico e intervenção nos Transtornos dos Sons da Fala (TSF), com base emevidências científicas, raciocínio clínico e recursos inovadores, fortalecendo a efetividadeda prática clínica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Compreender a classificação e a diferenciação dos TSF com base nos modelosteóricos e científicos mais atuais.
• Desenvolver competências para realizar uma avaliação criteriosa, alinhada aprotocolos validados e práticas baseadas em evidência.
• Planejar e aplicar intervenções eficazes e personalizadas para crianças com TSF,considerando aspectos fonológicos, motores e sindrômicos.
• Integrar recursos tecnológicos e estratégias inovadoras ao processo terapêutico.
• Construir um raciocínio clínico sólido por meio de um Mapa de Intervenção, com focona organização de condutas, tomada de decisão e progressão terapêutica.
• Reconhecer e intervir nos transtornos motores da fala, incluindo apraxia de fala dainfância, disartria e quadros associados a síndromes, distinguindo-os de outrostranstornos fonológicos.
PROGRAMA:
MÓDULO 1 – CLASSIFICAÇÃO , AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO DOS TRANSTORNOS DOS SONS DA FALA
Aula 1: 16 jun- Aspectos da Anatomofisiologia da Língua Importantes para a Avaliação e Terapia da Fala
Ementa:
Anatomia e fisiologia da língua.
Relação entre a mobilidade e funcionalidade lingual e a produção dos sons da fala. Impactos de alterações da língua nos TSFs
Profa Ms Roberta Martinelli
Aula 2: 17 jun – Quais as Condutas Fonoaudiologicas Realizadas após a Cirurgia do Frenulo Lingual
Ementa:
Protocolos de avaliação da função lingual pré e pós-frenectomia.
Estratégias terapêuticas para reabilitação da fala após o procedimento.
Estudo de casos clínicos.
Profa Ms Roberta Martinelli
Aula 3: 23 jun – Classificação dos Transtornos dos Sons da Fala (TSFs)
Docente: Profa. Dra. Maria Gabriela Cavalheiro
Conteúdo Programático:
Aula 4: 24 Jun – Aquisição e desenvolvimento fonológico, motor e da prosódia: típico e atípico
Data: 24 de junho
Docente: Profa. Dra. Maria Gabriela Cavalheiro
Conteúdo Programático:
Aula 5: 01/07/14/15 Jul – Avaliação e intervenção dos Transtornos Fonológicos
Ementa:
Abordagem clínica dos transtornos fonológicos: identificação, caracterização e planejamento terapêutico.
Métodos baseados em evidência e modelos fonológicos de intervenção.
Modelo Giannecchini
Profa Dra Taísa Giannecchini
Aula 6: 18/19/25 ago – Avaliação e intervenção dos Erro residual de fala
Ementa:
Definição e caracterização dos erros residuais de fala.
Avaliação e intervenção dos erros residuais de fala.
Profa Dra Luciana Pagan-Neves
Aula 7: 08/09/15/16 Set – Avaliação e intervenção dos Apraxia de Fala Infantil e Atraso Motor de fala
Ementa:
Diferenciação entre Apraxia de Fala Infantil (AFI) e Atraso Motor de Fala.
Critérios diagnósticos, diagnóstico diferencial e instrumentos de avaliação.
Abordagens terapêuticas baseadas em princípios motores de fala.
Profa Dra Ana Vogeley
Aula 8: 13/14/20 out -Avaliação e intervenção dos Disartria Infantil
Ementa:
Tipos e causas de disartria na infância.
Avaliação funcional da fala e planejamento terapêutico para melhorar inteligibilidade, prosódia, respiração, ressonância e controle motor de fala.
Profa Elisabete Campos
Aula 9: 10/11 nov – Abordagens motoras: DTTC (Dynamic Temporal and Tactile Cueing)
Ementa:
Fundamentos teóricos e práticos da abordagem DTTC.
Demonstrar como aplicar a hierarquia do DTTC em sessão clínica
Princípios de Aprendizagem Motora (PML) para tomar decisões clínicas durante a aplicação do DTTC.
Casos de Apraxia de Fala na Infância
Profa Dra Ana Vogeley
Aula10: 08/09 dez -Abordagens motoras: ReST
Ementa:
Fundamentos teóricos do ReST
Aplicação dos Princípios de Aprendizagem Motora (PML)
Pacientes elegíveis para o uso do ReST
Construção e uso de pseudopalavras
Estrutura da sessão de ReST: prática em blocos e aleatória
Tipos de feedback: conhecimento de desempenho e conhecimento de resultados
Treinamento da transição silábica e da prosódia
Monitoramento de progresso e generalização
Análise de caso clínico com aplicação prática
Profa Dra Aline Mara de Oliveira
Aula 11: 20/26 jan – Avaliação e intervenção nas alterações de fala infantil de origem músculo esquelética
Compreender as alterações músculo-esqueléticas que podem impactar a fala infantil
Aprender protocolos e técnicas de avaliação específicos
Conhecer estratégias de intervenção baseadas em evidências.
Profa Dra Ana Paula Blanco
MÓDULO II- TECNOLOGIA, EVIDÊNCIA E INOVAÇÃO
Aula 1: 27 jan – 09/10 fev -Avaliação e intervenção da Prosódia
Ementa:
Avaliação clínica e instrumental da prosódia.
Estratégias práticas de intervenção para ritmo, entoação e ênfase.
Profa Dra Larissa Torcatto
Aula 2 –09/10 mar- TDL e TSF
Ementa:
Abordagem teórica e clínica sobre o Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL) e os Transtornos dos Sons da Fala (TSF). Estudo dos critérios diagnósticos, manifestações linguísticas e fonológicas, fatores etiológicos e implicações funcionais. Discussão das diferenças entre atraso e transtorno, bem como das comorbidades mais frequentes. Introdução às principais estratégias de avaliação e intervenção fonoaudiológica baseadas em evidências. Estudo de casos clínicos para aplicação prática dos conceito
Docente responsável: Profa. Ms Tais Braga
Aula 3: 16/17 março -Avaliação e intervenção em casos com comorbidades TMF e TEA
Ementa:
Relação entre TSFs, Transtornos Motores de Fala (TMF) e Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Estratégias de avaliação adaptadas e intervenções individualizadas.
Profa Dra Aline Mara de Oliveira
Aula 4:. 06/07 abril Ultrassonografia de língua: biofeedback para TSF
Ementa:
Uso da ultrassonografia de língua como ferramenta de avaliação e intervenção.
Conceitos de biofeedback na reabilitação da fala.
Demonstrações práticas e análise de eficácia.
Profa Dra Aline Mara de Oliveira
Aula 5: 13 abril -Recursos tecnológicos em avaliação e terapia (apps, softwares, IA)
Ementa:
Inovações tecnológicas aplicadas à fonoaudiologia.
Ferramentas digitais para avaliação e intervenção nos TSFs.
Aplicações de IA e tendências futuras em terapia da fala.
Prof Dr Leonardo Lopes
MÓDULO III -11/12/18 Maio – Mapa da Intervenção
Aula 1 – Transtorno motor de fala e síndromes:
Profa Dra Ana Vogely
Aula 2 – Apraxia de fala na infância e ou disartria:
Profa Elizabeth Campos
Aula 3 – Fonológico ou motor: sobreposição dos transtornos
Profa Dra Aline Mara de Oliveira
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