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Transtornos Motores de Fala no TEA: Aspectos Fonoaudiológicos, Sensoriais e Comportamentais


  • Modalidade

On- Line Ao Vivo

  • Área de Conhecimento

Linguagem

  • Datas
19/08 - 20/08 - 26/08 - 02/09 - 09/09 -16/09 - 23/09 - 30/09 - 07/10 - 14/10 - 22/10 Duração: 11 encontros - Horário: 19:00h às 22:00h
  • Carga Horária
35 H - Acesso às gravações por 06 meses
  • Público-Alvo

Fonoaudiólogos

Ministrantes:

Aline Mara

Aline Mara

Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC)

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Brena Talita Cuel

Brena Talita Cuel

Terapeuta Ocupacional formada pela UFSCAr

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Mayla Monteiro

Mayla Monteiro

Pós Doutora pela Unicamp

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Desenvolver raciocínio crítico para embasar a elaboração de: avaliações, encaminhamentos, contatos interdisciplinares, processos terapêuticos e alta terapêutica em casos de comorbidade de transtorno motor de fala no transtorno do espectro autista.

 

 

 

Aula 1 – 19/08
Objetivos de curso e apresentação de caso clínico
Profas Aline, Mayla e Brena

Aula 2 – 20/08
Análise funcional
Reforço, extinção e Tipos de reforçamento
Profa Mayla

Aula 3 – 26/08
DTT – Treino de tentativas discretas
Teste de preferências de estímulos
Profa Mayla

Aula 4 – 02/09
Registros
O uso do reforço nas terapias motoras de fala
Profa Mayla

Aula 5 – 09/09
Caracterização dos Transtornos Motores
Apraxia de fala na infância e atraso motor de fala: características clínicas
Apraxia de fala na infância e atraso motor de fala comorbidades com transtorno do espectro
autista: características clínicas
Profa Aline Mara

Aula 6 – 16/09
Avaliação clínica
Tratamento para intervenção fonoaudiológica: princípios de aprendizagem motora
Profa Aline Mara

Aula 7 – 23/09
Dttc
Profa Aline Mara

DYNAMIC TEMPORAL AND TACTILE CUEING (DTTC)

Tratamento dos transtornos motores de fala

Princípios do aprendizado motora de fala

Motivação e a justificativa para o DTTC

Público alvo do DTTC

Descrever a hierarquia DTTC

Escolha dos Alvos

Implementação do DTTC

Decisões específicas do DTTC

 

Aula 8 – 30/09
O desenvolvimento e os sistemas sensoriais
Função de cada sistema sensorial no desenvolvimento de fala e linguagem
O que é Integração Sensorial
Profa Brena

Aula 9 – 07/10
Transtorno de processamento sensorial: o que é?
Modulação sensorial, nivel de alerta e regulação sensorial
Transtornos motores de base sensorial
Profa Brena

Aula 10 – 14/10
Problemas de práxis e de percepção sensorial
Problemas de práxis oral
Estratégias sensoriais
Profa Brena

Aula 11 – 22/10
Apresentação e discussão de casos clínicos.
Profas Aline, Brena e Mayla

Bônus:

Aula gravada DTTC

Meio de Acesso à Aula Online

As aulas online serão disponibilizadas via internet através da Plataforma Zoom.

. Caso ainda não tenha uma conta registrada acesse zoom.us/signup;

. Para acessar a aula via computador, o aplicativo Zoom deve ser baixado e instalado através do endereço  https://zoom.us/download ;

. Para acessar a aula via smartphone, o aplicativo Zoom deve obtido através da App Store da Apple (IOS) ou Play Story (Android).

Com a conta criada e o aplicativo instalado, o aluno poderá acessar a aula no dia agendado. Para isso, receberá o ID e senha de cada aula assim como o material a ser disponibilizado pelo professor.

 

Acesso às Gravações da Aula

Caso o aluno tenha tido alguma dificuldade de acesso no dia da aula ou queira revê-la,  oferecemos neste curso a revisão das  gravações de todas as aulas na Plataforma Exclusiva da Fonotrade Academy  durante todo o período do curso e por 45 dias após o termino do curso.

Após esse período, o curso não estará mais disponível na plataforma e não poderá ser estendido.

Para isso, as gravações são disponibilizadas em até 24 horas da realização da aula na plataforma Fonotrade Academy cujo endereço de acesso é https://cursos.fonotrade.com.br..

 

Certificado de Participação 

O certificado, a Apostila e o Material Didático serão disponibilizados na Plataforma Fonotrade Academy, e poderão ser baixados pelo aluno.