Aprimoramento em Funções Executivas – Turma II – Juliana Rocha


  • Modalidade

On- Line Ao Vivo

  • Área de Conhecimento

Linguagem

  • Datas
19 e 21 mar 09 e 30 de abril 28 e 29 de maio 18 e 20 de junho 16 e 18 de julho 20 e 22 de Ago 17 e 19 de set 15 e 17 de Out Duração: 8 meses - Horário: 19:00h às 22:00h
  • Carga Horária
48 h - Acesso ás gravações por 12 meses
  • Público-Alvo

Professores, Profissionais da Área da Educação e da Saúde, Estudantes de Fonoaudiologia, Fonoaudiólogos, Médicos, Neuropsicólogos, Pedagogos, Psicólogos, Psicopedagogos

Ministrantes:

Juliana Rocha

Juliana Rocha

Fonoaudióloga pela Universidade do Estado da Bahia (2006), Especializada em Práticas Docentes pela Unijorge (2010) e em Linguagem pela Faculdade Novo Horizonte (2020).

Ver mais detalhes
Fernando Lauria

Fernando Lauria

Neurocientista com graduação em odontologia e pedagogia.

Ver mais detalhes
Carla Faedda

Carla Faedda

Docente de Fonoaudiologia na Cruzeiro do Sul Educacional

Ver mais detalhes
Cassio Lima

Cassio Lima

Psicólogo, Esp. em Neuropsicologia, MsC. e Dr. em Psicologia

Ver mais detalhes
Chrissie Carvalho

Chrissie Carvalho

Professora no Departamento de Psicologia UFSC

Ver mais detalhes
Tatiane Miranda

Tatiane Miranda

Psicóloga graduada pela Faculdade Ruy Barbosa, pós-graduada em Neuropsicologia (UFBA)

Ver mais detalhes
Vanessa Vicente

Vanessa Vicente

Especialista em Distúrbios da Fala e Linguagem Licenciatura Plena em Distúrbios da Linguagem pela AVM Faculdade Integrada

Ver mais detalhes

 

O conhecimento aprofundado sobre as funções executivas permite ao profissional:

Compreender melhor as dificuldades de comunicação e linguagem de seus pacientes, especialmente aqueles com distúrbios neurológicos, como o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), autismo, acidente vascular cerebral (AVC) e demência.

Realizar uma boa avaliação e diagnóstico precisos do distúrbios de linguagem e comunicação, permitindo um tratamento personalizado e adaptado às necessidades individuais de cada paciente.

Desenvolver estratégias de intervenção mais eficazes para ajudar seus pacientes a melhorar suas habilidades de comunicação, expressão e compreensão.

 

As funções executivas desempenham um papel crucial no controle e na regulação de processos cognitivos complexos, como o planejamento, a organização, a resolução de problemas, a tomada de decisões, a flexibilidade mental, o controle inibitório e a memória de trabalho.

Essas funções são essenciais para o funcionamento adequado do cérebro e são vitais para o desempenho acadêmico, profissional e social.

A capacidade de gerenciar efetivamente as funções executivas está relacionada à autonomia, à produtividade e ao bem-estar emocional e mental de um indivíduo.

 


  • Módulo I- 19 e 21 de março
    A Neurologia da Aprendizagem – Prof. Dr. Fernando Lauria
  • Módulo II – 09  e 30 de abril
  • Introdução às Funções Executivas – Prof. Dr. Cassio Lima (Neuropsicólogo)
  • Módulo III – 28 e 29 de maio
    As Funções Executivas e a Linguagem – Profa Juliana Rocha (Fonoaudióloga)
  • Módulo IV – 18 e 20 de junho
  • As funções Executivas e comportamento- Profa Tatiane Miranda (Neuropsicóloga)
  • Módulo V – 16 e 18 de julho
  • Avaliando as Funções Executivas – Profa Dra Chrissie Carvalho

    Conteúdo:

    Introdução a avaliação Neuropsicológica

    conceito de funções executivas

    desenvolvimento das Funções Executivas

    principais instrumentos e paradigmas da avaliação das funções executivas

    estudo de caso

    intervenções em Funções executivas

  • Módulo VI – 20 e 22 de agosto
  • Intervenção em Funções executivas – Profas Tatiane Miranda e Juliana Rocha
  • Módulo VII – 17 e 19 de setembro
  • Funções Executivas nos Transtornos de Aprendizagem e TDL – Profas Carla Faedda e Vanessa VicenteTemas abordados
    Funções Executivas nos Transtornos de Aprendizagem
    Relação FE e dif. de aprendizagem
    Diagnósticos diferenciais –
    QUAIS ESTRATÉGIAS CLÍNICAS UTILIZAR?
    MATERIAIS DIVERSOS
    TESTES DE BATERIAS NEUROPSICOLÓGICAS
    Orientações aos professores:
    ESTRATÉGIAS PARA UMA COMUNICAÇÃO MELHORADA EM SALA DE AULA / CASA – COMO PAIS E PROFESSORES PODEM AJUDAR?
  • Módulo VIII –  15 e 17 de outubro
    Funções Executivas no TeaProfa Juliana Rocha

Meio de Acesso à Aula Online

As aulas online serão disponibilizadas via internet através da Plataforma Zoom.

. Caso ainda não tenha uma conta registrada acesse zoom.us/signup;

. Para acessar a aula via computador, o aplicativo Zoom deve ser baixado e instalado através do endereço  https://zoom.us/download ;

. Para acessar a aula via smartphone, o aplicativo Zoom deve obtido através da App Store da Apple (IOS) ou Play Story (Android).

Com a conta criada e o aplicativo instalado, o aluno poderá acessar a aula no dia agendado. Para isso, receberá o ID e senha de cada aula assim como o material a ser disponibilizado pelo professor.

 

Acesso às Gravações da Aula

Caso o aluno tenha tido alguma dificuldade de acesso no dia da aula ou queira revê-la,  oferecemos neste curso de Aprimoramento a revisão das  gravações das aulas na Plataforma Exclusiva da Fonotrade Academy  durante todo o período do curso e por mais 4 meses. Isto é, por 12 meses a partir da data de início.

Após esse período, o curso não estará mais disponível na plataforma e não poderá ser estendido.

Para isso, as gravações são disponibilizadas em até 24 horas da realização da aula na plataforma Fonotrade Academy cujo endereço de acesso é https://cursos.fonotrade.com.br..

 

Certificado de Participação 

O certificado, a Apostila e o Material Didático serão disponibilizados na Plataforma Fonotrade Academy, e poderão ser baixados pelo aluno.