Aprimoramento em Linguagem Infantil com Foco em Avaliação e Intervenção – Turma II


  • Modalidade

On- Line Ao Vivo

  • Área de Conhecimento

Linguagem

  • Datas
   23 e 24/09/24 - 08, 09 e 10/10/2024 - 05, 06 e 07/11/2024 - 03, 04 e 05/12/2024 - 14, 15 e 16/01/25 - 11, 12 e 13/02/25 - 18, 19 e 20/03/25 - 08, 09 e 10/04/25 Duração: 8 meses - Horário: 19:00h às 22:00h
  • Carga Horária
66 h - Acesso às gravações por 11 meses
  • Público-Alvo

Fonoaudiólogos

Ministrantes:

Juliana Rocha

Juliana Rocha

Fonoaudióloga pela Universidade do Estado da Bahia (2006), Especializada em Práticas Docentes pela Unijorge (2010) e em Linguagem pela Faculdade Novo Horizonte (2020).

Ver mais detalhes
Ecila Paula Mesquita

Ecila Paula Mesquita

Fonoaudióloga clínica, docente e sócia-fundadora da Clínica Aprimente.

Ver mais detalhes
Fernando Lauria

Fernando Lauria

Neurocientista com graduação em odontologia e pedagogia.

Ver mais detalhes

 

 

 

 

 

MODULO 1: A NEUROLOGIA DA LINGUAGEM – PROF. DR. FERNANDO LAURIA
23 e 24/09/24

MODULO2: MARCOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PROTOCOLOS DE RASTREIO– PROF. MS. JULIANA ROCHA
08, 09 e 10/10/2024

MODULO 3: TRANSTORNOS FONOLÓGICOS – AVALIAÇAO E INTERVENÇAO – PROF. DR. THAISA GIANECHINNI
04, 06 e 07/11/2024

Conteúdo Programático:
Parte 1: Argumentação teórica para a definição dos Transtornos dos Sons da Fala e dos modelos teóricos existentes para o trabalho clínico;

Parte 2: Apresentação dos mecanismos de avaliação de Fala, bem como os protocolos existentes na literatura científica atual;

Parte 3: Execução de Raciocínio clínico para estruturar o planejamento terapêutico para os Transtornos da Fala;

Parte 4: Apresentação do Modelo Giannecchini: Conceitos teóricos (4 pilares básicos) e estratégias clínicas que embasam a prática clínica no trabalho com a Fala: Estimulação das habilidades auditivas para a Fala; Relação gesto motor e consciência fonológica: treino da Consciência Fonoarticulatória; Controle Motor da Fala: organização e planejamento neurológico da Fala;Propriocepção para o ponto e modo articulatório.

MODULO 4: TRANSTORNOS DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM – AVALIAÇAO E INTERVENÇAO – PROF. DR. ECILA MESQUITA
10, 11 e 12/12

Programa do módulo
Diferenciação entre atraso de linguagem x transtorno de linguagem;
Transtorno do desenvolvimento da linguagem (TDL): definição, manifestações linguísticas e implicações na leitura e escrita;
Diagnóstico diferencial: Atraso simples de linguagem x TDL x TEA;
Avaliação de linguagem: protocolos utilizados, habilidades a serem avaliadas e apresentação de casos;
Avaliações complementares: quais e quando devem ser solicitadas;
Participação do fonoaudiólogo na inclusão escolar das crianças com transtorno de linguagem: orientações aos professores durante a elaboração e correção de provas;
Estratégias de intervenção em linguagem.

 

MODULO 5: APRAXIA DE FALA DA INFANCIA– AVALIAÇAO E INTERVENÇAO – PROF. ESP CLAUDIANE CAMPOS

28, 29 e 30/01/25

Programa
• Conceito referenciado pela ASHA
• Transtornos Motores de fala
• Diagnóstico diferencial
• Relação das sinergias motoras
globais e orais
• Praxia oral x Praxia de fala
• Avaliação híbrida
• Raciocínio para o diagnóstico
• PAM – Principio de
aprendizagem motora
• Intervenção
• Baseadas em evidências x
Baseada na prática
• Discussão de casos clínicas

MODULO 6: TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM – AVALIAÇAO E INTERVENÇAO – PROF. DR. ANGELICA GALINDO

18, 19 e 20/02/25

Conteúdo
1-Aspectos importantes
2- Dificuldades de aprendizagem
3- Transtornos de aprendizagem
4- Diagnóstico diferencial
5- Avaliação
6- Intervenção
7 – Dislexia
8- Discalculia
9- Disgrafia
10- Disortografia
11- TDAH
12- Estudo de Casos

MODULO 7: TRANSTORNOS MOTORES, PARALISIA CEREBRAL E SINDROMES GENETICAS – AVALIAÇAO E INTERVENÇAO – PROF. DR. DJALMA CARMO

18, 19 e 20/03/25

A avaliação, o diagnóstico, a orientação familiar
Intervenção fonoaudiológica nas alterações neurológicas;
Planejamento terapêutico nas alterações de origem neurológica, sob uma perspectiva em estimulação precoce.

Ao término do módulo o aluno deverá ser capaz de:

Desenvolver os conceitos fundamentais e aplicação da intervenção precoce
Detectar o mais cedo possível alterações, contribuindo para um diagnóstico precoce e para a prevenção de deficiências secundárias, favorecendo o pleno desenvolvimento da criança, promovendo saúde, melhorando a sua qualidade de vida.
Proporcionar uma melhor compreensão das alterações abordadas na reabilitação, em suas diversas modalidades e contribuir na evolução terapêutica.
Caracterizar as alterações sensório-motora-oral, encontradas, e elaborar uma terapia corretiva, favorecendo uma melhor qualidade de vida.

MODULO 8: TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO – AVALIAÇAO E INTERVENÇAO – PROF. MS. JULIANA ROCHA0
08, 09 e 10/04/25

Aula Bônus: Relatório Juliana Rocha

Meio de Acesso à Aula Online

As aulas online serão disponibilizadas via internet através da Plataforma Zoom.

. Caso ainda não tenha uma conta registrada acesse zoom.us/signup;

. Para acessar a aula via computador, o aplicativo Zoom deve ser baixado e instalado através do endereço  https://zoom.us/download ;

. Para acessar a aula via smartphone, o aplicativo Zoom deve obtido através da App Store da Apple (IOS) ou Play Story (Android).

Com a conta criada e o aplicativo instalado, o aluno poderá acessar a aula no dia agendado. Para isso, receberá o ID e senha de cada aula assim como o material a ser disponibilizado pelo professor.

 

Acesso às Gravações da Aula

Caso o aluno tenha tido alguma dificuldade de acesso no dia da aula ou queira revê-la,  oferecemos neste curso de Aprimoramento a revisão das  gravações das aulas na Plataforma Exclusiva da Fonotrade Academy  durante todo o período do curso e por mais 4 meses. Isto é, por 12 meses a partir da data de início.

Após esse período, o curso não estará mais disponível na plataforma e não poderá ser estendido.

Para isso, as gravações são disponibilizadas em até 24 horas da realização da aula na plataforma Fonotrade Academy cujo endereço de acesso é https://cursos.fonotrade.com.br..

 

Certificado de Participação 

O certificado, a Apostila e o Material Didático serão disponibilizados na Plataforma Fonotrade Academy, e poderão ser baixados pelo aluno.