Aprimoramento em Linguagem Infantil com Foco em Avaliação e Intervenção


  • Modalidade

On- Line Ao Vivo

  • Área de Conhecimento

Linguagem

  • Datas
   28 E 30/11/23 - 19/12 e 09/01 - 15, 16 E 17/01/24 - 26, 27 E 28/02/24 - 25, 26 E 27/03/24 - 22, 23 E 24/04/24 - 20, 21 E 22/05/24 - 17, 18 E 19/06/24 Duração: 8 meses - Horário: 19:00h às 22:00h
  • Carga Horária
66 h - Acesso às gravações por 11 meses
  • Público-Alvo

Fonoaudiólogos

Ministrantes:

Juliana Rocha

Juliana Rocha

Fonoaudióloga pela Universidade do Estado da Bahia (2006), Especializada em Práticas Docentes pela Unijorge (2010) e em Linguagem pela Faculdade Novo Horizonte (2020).

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Ecila Paula Mesquita

Ecila Paula Mesquita

Fonoaudióloga clínica, docente e sócia-fundadora da Clínica Aprimente.

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Fernando Lauria

Fernando Lauria

Especialista em Gestão de Pessoas e Neurociência Clínica e Educacional.

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    • MODULO 1: A NEUROLOGIA DA LINGUAGEM – PROF. DR. FERNANDO LAURIA
      28 E 30 DE NOVEMBRO/23MODULO 2: MARCOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PROTOCOLOS DE RASTREIO– PROF. MS. JULIANA ROCHA
      19 DE DEZEMBRO/23 e 09 de JANEIRO/24MODULO 3: TRANSTORNOS FONOLÓGICOS – AVALIAÇAO E INTERVENÇAO – PROF. DR. THAISA GIANECHINNI
      15, 16 E 17 DE JANEIRO/24

     

    Conteúdo Programático:

    Parte 1: Argumentação teórica para a definição dos Transtornos dos Sons da Fala e dos modelos teóricos existentes para o trabalho clínico;

    Parte 2: Apresentação dos mecanismos de avaliação de Fala, bem como os protocolos existentes na literatura científica atual;

    Parte 3: Execução de Raciocínio clínico para estruturar o planejamento terapêutico para os Transtornos da Fala;

    Parte 4: Apresentação do Modelo Giannecchini: Conceitos teóricos (4 pilares básicos) e estratégias clínicas que embasam a prática clínica no trabalho com a Fala:

    Estimulação das habilidades auditivas para a Fala;

    Relação gesto motor e consciência fonológica: treino da Consciência Fonoarticulatória;

    Controle Motor da Fala: organização e planejamento neurológico da Fala;

    Propriocepção para o ponto e modo articulatório.

    MODULO 4: TRANSTORNOS DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM  – AVALIAÇAO E INTERVENÇAO – PROF. DR. ECILA MESQUITA

    26, 27 E 28 DE FEVEREIRO/24

    1. Programa do módulo
    • Diferenciação entre atraso de linguagem x transtorno de linguagem;
    • Transtorno do desenvolvimento da linguagem (TDL): definição, manifestações linguísticas e implicações na leitura e escrita;
    • Diagnóstico diferencial: Atraso simples de linguagem x TDL x TEA;
    • Avaliação de linguagem: protocolos utilizados, habilidades a serem avaliadas e apresentação de casos;
    • Avaliações complementares: quais e quando devem ser solicitadas;
    • Participação do fonoaudiólogo na inclusão escolar das crianças com transtorno de linguagem: orientações aos professores durante a elaboração e correção de provas;
    • Estratégias de intervenção em linguagem.

     

    MODULO 5: APRAXIA DE FALA DA INFANCIA– AVALIAÇAO E INTERVENÇAO – PROF. ESP CLAUDIANE CAMPOS

    25, 26 E 27 DE MARÇO/24

    Programa
    • Conceito referenciado pela ASHA
    • Transtornos Motores de fala
    • Diagnóstico diferencial
    • Relação das sinergias motoras
    globais e orais
    • Praxia oral x Praxia de fala
    • Avaliação híbrida
    • Raciocínio para o diagnóstico
    • PAM – Principio de
    aprendizagem motora
    • Intervenção
    • Baseadas em evidências x
    Baseada na prática
    • Discussão de casos clínicas

    MODULO 6: TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM – AVALIAÇAO E INTERVENÇAO – PROF. DR. ANGELICA GALINDO

    22, 23 E 24 DE ABRIL/24

     

    MODULO 7: TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO – AVALIAÇAO E INTERVENÇAO – PROF. MS. JULIANA ROCHA

    20, 21 E 22 DE MAIO/24

     

    MODULO 8: TRANSTORNOS MOTORES, PARALISIA CEREBRAL E SINDROMES GENETICAS – AVALIAÇAO E INTERVENÇAO – PROF. DR. DJALMA CARMO

    17, 18 E 19 DE JUNHO/24

Aula Bônus: Relatório Juliana Rocha

Meio de Acesso à Aula Online

As aulas online serão disponibilizadas via internet através da Plataforma Zoom.

. Caso ainda não tenha uma conta registrada acesse zoom.us/signup;

. Para acessar a aula via computador, o aplicativo Zoom deve ser baixado e instalado através do endereço  https://zoom.us/download ;

. Para acessar a aula via smartphone, o aplicativo Zoom deve obtido através da App Store da Apple (IOS) ou Play Story (Android).

Com a conta criada e o aplicativo instalado, o aluno poderá acessar a aula no dia agendado. Para isso, receberá o ID e senha de cada aula assim como o material a ser disponibilizado pelo professor.

 

Acesso às Gravações da Aula

Caso o aluno tenha tido alguma dificuldade de acesso no dia da aula ou queira revê-la,  oferecemos neste curso de Aprimoramento a revisão das  gravações das aulas na Plataforma Exclusiva da Fonotrade Academy  durante todo o período do curso e por mais 4 meses. Isto é, por 12 meses a partir da data de início.

Após esse período, o curso não estará mais disponível na plataforma e não poderá ser estendido.

Para isso, as gravações são disponibilizadas em até 24 horas da realização da aula na plataforma Fonotrade Academy cujo endereço de acesso é https://cursos.fonotrade.com.br..

 

Certificado de Participação 

O certificado, a Apostila e o Material Didático serão disponibilizados na Plataforma Fonotrade Academy, e poderão ser baixados pelo aluno.