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Linguagem, PAC e Fala x Conexões com Funções Executivas Linguagem, PAC e Fala x Conexões com Funções Executivas Price range: R$297,00 through R$594,00
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Laserterapia Aplicada à MO e Estética Facial - Patrícia Faro Laserterapia Aplicada à MO e Estética Facial - Patrícia Faro O preço original era: R$450,00.O preço atual é: R$382,50.

Imersão nos Transtornos dos Sons da Fala


  • Modalidade

On- Line Ao Vivo

  • Área de Conhecimento

Fala, Linguagem

  • Datas
11.02.2026 -25.02.2026 - 11.03.2026 - 18.03.2026 - 05.04.2026 - 15.04.2026 - 13.05.2026 - 20.05.2026 - 10.06.2026 - 17.06.2026 - 08.07.2026 - 15.07.2026 - 12.08.2026 - 19.08.2026 - 09.09.2026 - 16.09.2026 - 07.10.2026 - 14.10.2026 - 04.11.2026 - 18.11.2026 - 02.12.2026 - 09.12.2026 Duração: 11 meses - 22 encontros - 2 encontros por mês - Horários 19:00h às 22:00h
  • Carga Horária
66 H - Acesso às gravações por 15 meses
  • Público-Alvo

Fonoaudiólogos

Ministrantes:

Aline Mara de Oliveira

Aline Mara de Oliveira

Fonoaudióloga Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC

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Taísa Giannecchini

Taísa Giannecchini

Possui graduação em Fonoaudiologia, Mestrado em Fonoaudiologia Clínica, Doutorado em Ciências.

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Larissa Gonçalves Turcatto

Larissa Gonçalves Turcatto

Fonoaudióloga. Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – 2017

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Maria Elisabeth Almeida Campos

Maria Elisabeth Almeida Campos

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estácio de Sá.

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Maria Gabriela Cavalheiro

Maria Gabriela Cavalheiro

Fonoaudióloga clínica na área de fala e linguagem infantil

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Dra Ana Vogeley

Dra Ana Vogeley

Graduação em Fonoaudiologia, Especialização em Patologias da Linguagem, Mestrado em Ciências da Linguagem e Doutorado em Linguística.

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Luciana Pagan Neves

Luciana Pagan Neves

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo

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IMERSÃO TRANSTORNOS DOS SONS DE FALA

 

Módulo 1– Apresentação da Imersão

Classificação dos Transtornos dos sons de fala

Maria Gabriela Cavalheiro

Carga horária: 6 horas

11.02.2026
25.02.2026

 

Módulo 2-  Disartria Infantil

Elizabeth Campos

Carga horária: 6 horas

11.03.2026
18.03.2026

 

Módulo 3– Desenvolvimento típico fonológico e motor

Maria Gabriela Cavalheiro

Carga horária: 6 horas

05.04.2026
15.04.2026

 

Objetivos do Módulo:

  • Compreender as etapas do desenvolvimento fonológico e motor típicos na infância.
  • Identificar marcos de aquisição da linguagem e das habilidades motoras orais.
  • Relacionar o desenvolvimento fonológico com o motor no contexto da comunicação infantil.

Conteúdo Programático:

  • Desenvolvimento fonológico típico
  • Marcos do desenvolvimento fonológico
  • Aquisição dos fonemas e eliminação dos processos de substituição fonológica
  • Desenvolvimento motor de fala
  • Sinergia motora de fala
  • Fatores de risco para o desenvolvimento

Módulo 4-  Transtorno fonológico: diagnóstico e avaliação

Maria Gabriela Cavalheiro

Carga horária: 6 horas

13.05.2026
20.05.2026

Objetivos do Módulo:

  • Identificar sinais e sintomas dos transtornos fonológicos.
  • Compreender as principais abordagens diagnósticas e avaliações clínicas.
  • Analisar as implicações dos transtornos fonológicos no desenvolvimento da linguagem.

Conteúdo Programático:

  • Definição dos transtornos dos sons de fala: Transtorno fonológico ou atraso de fala
  • Critérios diagnósticos
  • Avaliação de fala nos transtornos fonológicos
  • Principais instrumentos utilizados no processo de avaliação
  • Diagnóstico diferencial

 

Módulo 5- Prosódia: aspectos de avaliação e intervenção

Larissa Gonçalves Turcatto

Carga horária: 6 horas

10.06.2026
17.06.2026

 

Módulo 6- Erros residuais de fala  

Luciana Pagan Neves

Carga horária: 6 horas

08.07.2026
15.07.2026

 

Módulo 7- Transtornos motores de fala: diagnóstico e avaliação

Ana Vogely

Carga horária: 6 horas

12.08.2026
19.08.2026

 

– Transtornos Motores de Fala
– Modelo integrativo de avaliação e diagnóstico de transtornos motores de fala
– Avaliação dos aspectos motores orofaciais
– Estabelecimento do inventário fonético e fonológico
– Identificação de processos fonológicos e padrões de distorção
– Avaliação dos substistemas da fala e o diagnóstico diferencial
– Avaliação DINÂMICA das habilidades motoras de fala e o instrumento DEMSS
– Interpretação dos achados fonoaudiológicos e diagnóstico diferencial

Módulo 8 –  Transtorno fonológico: modelos fonológicos

Taísa Giannecchini

Carga horária: 6 horas

09.09.2026
16.09.2026

 

Módulo 9 – Modelos de intervenção  dos Transtornos motores de fala: intervenção

Aline Mara de Oliveira

Carga horária: 6 horas

07.10.2026
14.10.2026

 

Módulo 10-  Modelos de intervenção  dos Transtornos motores de fala: ReST

Aline Mara de Oliveira

Carga horária: 6 horas

04.11.2026
18.11.2026

 

Ementa:

Fundamentos teóricos do ReST

Aplicação dos Princípios de Aprendizagem Motora (PML)
Pacientes elegíveis para o uso do ReST

Construção e uso de pseudopalavras

Estrutura da sessão de ReST: prática em blocos e aleatória
Tipos de feedback: conhecimento de desempenho e conhecimento de resultados
Treinamento da transição silábica e da prosódia
Monitoramento de progresso e generalização
Análise de caso clínico com aplicação prática

 

Módulo 11-  Modelos de intervenção  dos Transtornos motores de fala: DTTC

Aline Mara de Oliveira

Carga horária: 6 horas

02.12.2026
09.12.2026

Características clínicas da Apraxia de Fala na Infância

Perfil dos pacientes indicados para o DTTC

Evidências científicas e comprovação da eficácia clínica

Fundamentos da Aprendizagem Motora

Etapas de suporte: hierarquia de imitação e uso de pistas

Seleção de palavras-alvo e planejamento terapêutico

Progressão dos alvos e definição de metas terapêuticas

Estrutura e organização de uma sessão de DTTC

Intensidade e frequência recomendadas para a intervenção

Adaptações do método para diferentes perfis de pacientes

Monitoramento do progresso e avaliação clínica

Meio de Acesso à Aula Online

. As aulas serão  on-line – ao vivo e disponibilizadas através da Plataforma Zoom.

. Caso ainda não tenha uma conta registrada, nesse aplicativo,  acesse zoom.us/sign up;

. Para acessar a aula via computador, o aplicativo Zoom deve ser baixado e instalado através do endereço  https://zoom.us/download ;

. Para acessar a aula via smartphone, o aplicativo Zoom deve ser obtido através da App Store da Apple (IOS) ou Play Store (Android).

Com a conta criada e o aplicativo instalado, o aluno poderá acessar a aula no dia agendado.

Para isso, receberá o ID e senha de cada aula no grupo de whatsApp do curso.

O material da aula encaminhado pelo professor  e será disponibilizado na Plataforma Fonotrade Academy.

O aluno poderá baixar no seu computador para melhor acompanhamento da aula.

 

Acesso às Gravações da Aula

Caso o aluno tenha tido alguma dificuldade de acesso no dia da aula ou queira revê-la,  oferecemos a possibilidade da revisão da gravação das aulas por até 15 (meses), contados a partir do dia de sua realização.

Após esse período, o curso não estará mais disponível na plataforma e o prazo não poderá ser estendido.

Para isso, as gravações são disponibilizadas em até 24 horas da realização da aula na plataforma Fonotrade Academy , cujo endereço de acesso é https://cursos.fonotrade.com.br..

Certificado de Participação 

O certificado, a Apostila e o Material Didático serão disponibilizados na Plataforma Fonotrade Academy, e poderão ser baixados pelo aluno.