On- Line Ao Vivo
On- Line Ao Vivo
Linguagem
Fonoaudiólogos
Ministrantes:
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que se caracteriza por dificuldades significativas na comunicação social e no comportamento, especialmente nas áreas de linguagem pragmática. A linguagem pragmática envolve a habilidade de usar a linguagem de maneira funcional e socialmente apropriada, adaptando a comunicação ao contexto, entendendo as normas sociais e as sutilezas da interação. No caso do TEA, esse aspecto da linguagem é frequentemente comprometido, gerando desafios no cotidiano das pessoas afetadas.
Características da Linguagem Pragmática no TEA:
Pessoas com TEA geralmente apresentam dificuldades específicas na linguagem pragmática, que variam de acordo com o nível de funcionamento do indivíduo. Entre as características mais comuns estão:
Dificuldade em compreender regras sociais da linguagem: Muitos indivíduos com TEA não conseguem entender significados implícitos, como piadas, sarcasmo ou ironia, e têm dificuldades com expressões idiomáticas.
Desafios na adaptação do discurso ao contexto: Indivíduos com TEA podem ter dificuldades em ajustar o tom de voz, o ritmo da fala, o volume e a escolha das palavras de acordo com a situação e o interlocutor.
Quebra da reciprocidade na conversação: A dificuldade em entender as regras de turnos na conversa, como esperar a vez de falar e manter o equilíbrio na troca de informações, é uma característica marcante.
Ecolalia: A repetição de palavras ou frases sem compreensão funcional é comum. A ecolalia pode ser imediata ou tardia, mas geralmente não é usada para manter uma conversação socialmente apropriada.
Monotonia na fala e nas expressões faciais: Muitos indivíduos com TEA apresentam um tom de voz monótono e expressões faciais limitadas, o que dificulta a percepção emocional por parte dos outros.
O papel do fonoaudiólogo é essencial na avaliação e intervenção das habilidades pragmáticas. Através de uma avaliação detalhada, o profissional pode identificar as áreas específicas de dificuldade e, com base nesse diagnóstico, desenvolver estratégias personalizadas para melhorar a comunicação social. Essas estratégias visam promover maior independência, autonomia e participação no contexto escolar e social.
Assim, o foco no desenvolvimento da linguagem pragmática, com intervenções específicas, é crucial para a inclusão social e o bem-estar das pessoas com TEA.
Mod 1:
As Teorias Pragmáticas
(Março) 17/18 e 19
19:30h às 21:30h
– Fernanda Dreux
Mod 2:
Avaliando com o ABFW – Pre
(Abril ) 14/15 e 16
19:30h às 21:30h
Fernanda Dreux
Mod 3:
Avaliação Clínica da Pragmatica
(Maio) 05/07
– Ana Luiza Morrone Gebara e Ligia Tunes Ribas
Mod 4:
Diagnósticos x Habilidades Pragmáticas
(Junho) 02/04
– Ana Lúcia kozanara
Mod 5:
Ecolalia e Habilidades Pragmáticas
(Julho ) 07/09
– Juliana Rocha
Mod 6:
Repensando a intervenção Terapêutica
Estratégias e planos de Intervenção
(ago ) 04/06
– Juliana Rocha
Extra (1 dia ) → Caso
Juliana Rocha e Convidados
As aulas online serão disponibilizadas via internet através da Plataforma Zoom.
. Caso ainda não tenha uma conta registrada acesse zoom.us/signup;
. Para acessar a aula via computador, o aplicativo Zoom deve ser baixado e instalado através do endereço https://zoom.us/download ;
. Para acessar a aula via smartphone, o aplicativo Zoom deve obtido através da App Store da Apple (IOS) ou Play Story (Android).
Com a conta criada e o aplicativo instalado, o aluno poderá acessar a aula no dia agendado. Para isso, receberá o ID e senha de cada aula assim como o material a ser disponibilizado pelo professor.
Caso o aluno tenha tido alguma dificuldade de acesso no dia da aula ou queira revê-la, para esse curso, oferecemos a possibilidade que a gravação das aulas sejam assistidas por até 08 (meses), contados do dia de sua realização.
Após esse período, o curso não estará mais disponível na plataforma e não poderá ser estendido.
Para isso, as gravações são disponibilizadas em até 24 horas da realização da aula na plataforma Fonotrade Academy cujo endereço de acesso é https://cursos.fonotrade.com.br..
O certificado, a Apostila e o Material Didático serão disponibilizados na Plataforma Fonotrade Academy, e poderão ser baixados pelo aluno.
Desafios na Linguagem Pragmática:
Essas dificuldades pragmáticas podem afetar gravemente a vida diária, dificultando a construção de relacionamentos sociais, a participação em atividades escolares e sociais, a compreensão de instruções verbais e a autonomia em diversas situações. A interação social, essencial para o desenvolvimento de habilidades emocionais e cognitivas, pode ser severamente limitada.
Intervenção e Desenvolvimento de Habilidades Pragmaticas:
O papel do fonoaudiólogo é essencial na avaliação e intervenção das habilidades pragmáticas de pessoas com TEA. Através de uma avaliação detalhada, o profissional pode identificar as áreas específicas de dificuldade e, com base nesse diagnóstico, desenvolver estratégias personalizadas para melhorar a comunicação social. Essas estratégias visam promover maior independência, autonomia e participação no contexto escolar e social.
Assim, o foco no desenvolvimento da linguagem pragmática, com intervenções específicas, é crucial para a inclusão social e o bem-estar das pessoas com TEA.