Aprimoramento em Pragmática – Juliana Rocha


  • Modalidade

On- Line Ao Vivo

  • Área de Conhecimento

Linguagem

  • Datas
17/18 e 19/03/2025 - 14/15 e 16/04/2025 - 05 e 07/05/2025 - 02 e 04/06/2025 - 07 e 09/07/2025 - 04 e 06/08/2025 Duração 6 módulos - 12 encontros - Horários 19:00h às 22:00h
  • Carga Horária
39 H - Acesso ás gravações por 8 meses
  • Público-Alvo

Fonoaudiólogos

Ministrantes:

Juliana Rocha

Juliana Rocha

Fonoaudióloga pela Universidade do Estado da Bahia (2006), Especializada em Práticas Docentes pela Unijorge (2010) e em Linguagem pela Faculdade Novo Horizonte (2020).

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Ana Luiza Morrone Gebara

Ana Luiza Morrone Gebara

Fonoaudióloga.

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Ana Lucia Artoni Kozonara

Ana Lucia Artoni Kozonara

Fonoaudióloga.

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Fernanda Dreux Miranda Fernandes

Fernanda Dreux Miranda Fernandes

Fonoaudióloga.

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Ligia Tunes Ribas

Ligia Tunes Ribas

Fonoaudióloga.

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O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento que se caracteriza por dificuldades significativas na comunicação social e no comportamento, especialmente nas áreas de linguagem pragmática. A linguagem pragmática envolve a habilidade de usar a linguagem de maneira funcional e socialmente apropriada, adaptando a comunicação ao contexto, entendendo as normas sociais e as sutilezas da interação. No caso do TEA, esse aspecto da linguagem é frequentemente comprometido, gerando desafios no cotidiano das pessoas afetadas.

Características da Linguagem Pragmática no TEA:

Pessoas com TEA geralmente apresentam dificuldades específicas na linguagem pragmática, que variam de acordo com o nível de funcionamento do indivíduo. Entre as características mais comuns estão:

  • Dificuldade em compreender regras sociais da linguagem: Muitos indivíduos com TEA não conseguem entender significados implícitos, como piadas, sarcasmo ou ironia, e têm dificuldades com expressões idiomáticas.

  • Desafios na adaptação do discurso ao contexto: Indivíduos com TEA podem ter dificuldades em ajustar o tom de voz, o ritmo da fala, o volume e a escolha das palavras de acordo com a situação e o interlocutor.

  • Quebra da reciprocidade na conversação: A dificuldade em entender as regras de turnos na conversa, como esperar a vez de falar e manter o equilíbrio na troca de informações, é uma característica marcante.

  • Ecolalia: A repetição de palavras ou frases sem compreensão funcional é comum. A ecolalia pode ser imediata ou tardia, mas geralmente não é usada para manter uma conversação socialmente apropriada.

  • Monotonia na fala e nas expressões faciais: Muitos indivíduos com TEA apresentam um tom de voz monótono e expressões faciais limitadas, o que dificulta a percepção emocional por parte dos outros.

 

 

O papel do fonoaudiólogo é essencial na avaliação e intervenção das habilidades pragmáticas. Através de uma avaliação detalhada, o profissional pode identificar as áreas específicas de dificuldade e, com base nesse diagnóstico, desenvolver estratégias personalizadas para melhorar a comunicação social. Essas estratégias visam promover maior independência, autonomia e participação no contexto escolar e social.
Assim, o foco no desenvolvimento da linguagem pragmática, com intervenções específicas, é crucial para a inclusão social e o bem-estar das pessoas com TEA.

Mod 1:

As Teorias Pragmáticas

(Março) 17/18 e 19

19:30h às 21:30h

– Fernanda  Dreux

 

Mod 2:

 

Avaliando  com o ABFW – Pre

(Abril ) 14/15 e 16

19:30h às 21:30h

Fernanda Dreux

 

Mod 3:

Avaliação  Clínica  da  Pragmatica

(Maio) 05/07

– Ana Luiza Morrone Gebara e  Ligia Tunes Ribas

Mod 4:

Diagnósticos x Habilidades Pragmáticas

(Junho) 02/04

– Ana Lúcia  kozanara

 

Mod 5:

Ecolalia e Habilidades Pragmáticas

(Julho ) 07/09

– Juliana Rocha

 

Mod 6:

Repensando a intervenção Terapêutica 

Estratégias  e planos de Intervenção

(ago ) 04/06

– Juliana Rocha

 

Extra (1 dia ) → Caso

Juliana Rocha e Convidados

Meio de Acesso à Aula Online

As aulas online serão disponibilizadas via internet através da Plataforma Zoom.

. Caso ainda não tenha uma conta registrada acesse zoom.us/signup;

. Para acessar a aula via computador, o aplicativo Zoom deve ser baixado e instalado através do endereço  https://zoom.us/download ;

. Para acessar a aula via smartphone, o aplicativo Zoom deve obtido através da App Store da Apple (IOS) ou Play Story (Android).

Com a conta criada e o aplicativo instalado, o aluno poderá acessar a aula no dia agendado. Para isso, receberá o ID e senha de cada aula assim como o material a ser disponibilizado pelo professor.

 

Acesso às Gravações da Aula

Caso o aluno tenha tido alguma dificuldade de acesso no dia da aula ou queira revê-la, para esse curso, oferecemos a possibilidade que a gravação das aulas sejam assistidas por até 08 (meses), contados do dia de sua realização.

Após esse período, o curso não estará mais disponível na plataforma e não poderá ser estendido.

Para isso, as gravações são disponibilizadas em até 24 horas da realização da aula na plataforma Fonotrade Academy cujo endereço de acesso é https://cursos.fonotrade.com.br..

Certificado de Participação 

O certificado, a Apostila e o Material Didático serão disponibilizados na Plataforma Fonotrade Academy, e poderão ser baixados pelo aluno.

Desafios na Linguagem Pragmática:

Essas dificuldades pragmáticas podem afetar gravemente a vida diária, dificultando a construção de relacionamentos sociais, a participação em atividades escolares e sociais, a compreensão de instruções verbais e a autonomia em diversas situações. A interação social, essencial para o desenvolvimento de habilidades emocionais e cognitivas, pode ser severamente limitada.

Intervenção e Desenvolvimento de Habilidades Pragmaticas:

O papel do fonoaudiólogo é essencial na avaliação e intervenção das habilidades pragmáticas de pessoas com TEA. Através de uma avaliação detalhada, o profissional pode identificar as áreas específicas de dificuldade e, com base nesse diagnóstico, desenvolver estratégias personalizadas para melhorar a comunicação social. Essas estratégias visam promover maior independência, autonomia e participação no contexto escolar e social.

Assim, o foco no desenvolvimento da linguagem pragmática, com intervenções específicas, é crucial para a inclusão social e o bem-estar das pessoas com TEA.