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Aprimoramento em Linguagem Infantil com Foco em Avaliação e Intervenção – Turma III


  • Modalidade

On- Line Ao Vivo

  • Área de Conhecimento

Linguagem

  • Datas
21 e 23/10/25 - 11, 12 e 13/11/2025 - 02, 03 e 04/12/2025 - 27, 28 e 29/01/2026 - 03, 04 e 05/02/2026 - 03, 04 e 05/03/2026 - 07, 08 e 09/04/2026 - 05, 06 e 07/05/2026 - 09, 10 e 11/06/2026 - 07, 08 e 09/07/2026 Duração: 10 meses - Horário: 19:00h às 22:00h
  • Carga Horária
120 h - Acesso às gravações por 12 meses
  • Público-Alvo

Fonoaudiólogos

Ministrantes:

Juliana Rocha

Juliana Rocha

Fonoaudióloga pela Universidade do Estado da Bahia (2006), Especializada em Práticas Docentes pela Unijorge (2010) e em Linguagem pela Faculdade Novo Horizonte (2020).

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Ecila Paula Mesquita

Ecila Paula Mesquita

Fonoaudióloga clínica, docente e sócia-fundadora da Clínica Aprimente.

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Fernando Lauria

Fernando Lauria

Neurocientista com graduação em odontologia e pedagogia.

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Taísa Giannecchini

Taísa Giannecchini

Possui graduação em Fonoaudiologia, Mestrado em Fonoaudiologia Clínica, Doutorado em Ciências.

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Claudiane Campos

Claudiane Campos

Fonoaudióloga pelo Conceito Neuroevolutivo Bobath

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Dra Ana Vogeley

Dra Ana Vogeley

Graduação em Fonoaudiologia, Especialização em Patologias da Linguagem, Mestrado em Ciências da Linguagem e Doutorado em Linguística.

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Maria Elisabeth Almeida Campos

Maria Elisabeth Almeida Campos

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estácio de Sá.

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MODULO 1: A NEUROLOGIA DA LINGUAGEM – PROF. DR. FERNANDO LAURIA
21 e 23/10/25

 

MODULO 2: MARCOS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PROTOCOLOS DE RASTREIO– PROF. MS. JULIANA ROCHA
11, 12 e 13/11/2025

 

MODULO 3: TRANSTORNOS FONOLÓGICOS – AVALIAÇAO E INTERVENÇAO – PROF. DR. THAISA GIANECHINNI
02, 03 e 04/12/2025

 

Conteúdo Programático:

Parte 1: Argumentação teórica para a definição dos Transtornos dos Sons da Fala e dos modelos teóricos existentes para o trabalho clínico;

Parte 2: Apresentação dos mecanismos de avaliação de Fala, bem como os protocolos existentes na literatura científica atual;

Parte 3: Execução de Raciocínio clínico para estruturar o planejamento terapêutico para os Transtornos da Fala;

Parte 4: Apresentação do Modelo Giannecchini: Conceitos teóricos (4 pilares básicos) e estratégias clínicas que embasam a prática clínica no trabalho com a Fala:

Estimulação das habilidades auditivas para a Fala;

Relação gesto motor e consciência fonológica: treino da Consciência Fonoarticulatória;

Controle Motor da Fala: organização e planejamento neurológico da Fala;

Propriocepção para o ponto e modo articulatório.

 

MODULO 4: TRANSTORNOS DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM – AVALIAÇAO E INTERVENÇAO – PROF. DR. ECILA MESQUITA
27, 28 e 29/01/2026

Programa do módulo
Diferenciação entre atraso de linguagem x transtorno de linguagem;
Transtorno do desenvolvimento da linguagem (TDL): definição, manifestações linguísticas e implicações na leitura e escrita;
Diagnóstico diferencial: Atraso simples de linguagem x TDL x TEA;
Avaliação de linguagem: protocolos utilizados, habilidades a serem avaliadas e apresentação de casos;
Avaliações complementares: quais e quando devem ser solicitadas;
Participação do fonoaudiólogo na inclusão escolar das crianças com transtorno de linguagem: orientações aos professores durante a elaboração e correção de provas;
Estratégias de intervenção em linguagem.

 

MODULO 5: APRAXIA DE FALA DA INFANCIA – AVALIAÇAO E INTERVENÇAO – PROF. ESP CLAUDIANE CAMPOS

03, 04 e 05/02/2026

Programa
• Conceito referenciado pela ASHA
• Transtornos Motores de fala
• Diagnóstico diferencial
• Relação das sinergias motoras
globais e orais
• Praxia oral x Praxia de fala
• Avaliação híbrida
• Raciocínio para o diagnóstico
• PAM – Principio de
aprendizagem motora
• Intervenção
• Baseadas em evidências x
Baseada na prática
• Discussão de casos clínicas

MODULO 6: TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM – PROF. ADRIANA KIDA

03, 04 e 05/03/2026

 

MODULO 7: TRANSTORNOS MOTORES, PC E  SINDROMES – PROF. ELIZABETH CAMPOS

07, 08 e 09/04/2026

 

MODULO 8: TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO – AVALIAÇAO E INTERVENÇAO – PROF. MS. JULIANA ROCHA

05, 06 e 07/05/2026

 

MODULO 9: ORIENTAÇÃO PARENTAL E INTERVENÇÃO – PROF. DRA. ANA VOGELEY
09, 10 e 11/06/2026

MODULO 10: CASOS CLÍNICOS E RELATÓRIOS FONOAUDIOLOGICOS – PROF. MS. JULIANA ROCHA E PROF. ESP CLAUDIANE CAMPOS

07, 08 e 09/07/2026

Meio de Acesso à Aula Online

. As aulas serão  on-line – ao vivo e disponibilizadas através da Plataforma Zoom.

. Caso ainda não tenha uma conta registrada, nesse aplicativo,  acesse zoom.us/sign up;

. Para acessar a aula via computador, o aplicativo Zoom deve ser baixado e instalado através do endereço  https://zoom.us/download ;

. Para acessar a aula via smartphone, o aplicativo Zoom deve ser obtido através da App Store da Apple (IOS) ou Play Store (Android).

Com a conta criada e o aplicativo instalado, o aluno poderá acessar a aula no dia agendado.

Para isso, receberá o ID e senha de cada aula no grupo de whatsApp do curso.

O material da aula encaminhado pelo professor  e será disponibilizado na Plataforma Fonotrade Academy.

O aluno poderá baixar no seu computador para melhor acompanhamento da aula.

 

Acesso às Gravações da Aula

Caso o aluno tenha tido alguma dificuldade de acesso no dia da aula ou queira revê-la,  oferecemos a possibilidade da revisão da gravação das aulas por até 12 (meses), contados a partir do dia de sua realização.

Após esse período, o curso não estará mais disponível na plataforma e o prazo não poderá ser estendido.

Para isso, as gravações são disponibilizadas em até 24 horas da realização da aula na plataforma Fonotrade Academy , cujo endereço de acesso é https://cursos.fonotrade.com.br..

Certificado de Participação 

O certificado, a Apostila e o Material Didático serão disponibilizados na Plataforma Fonotrade Academy, e poderão ser baixados pelo aluno.